Biblioteca Pública celebra 60 anos e anuncia primeiro Festival Literário de Cascavel
Em clima de festa, com direito a bolo, homenagens e anúncios de novidades culturais, a Secretaria de Cultura de Cascavel reuniu convidados, imprensa e parceiros da...
Publicado em
Por Diego Cavalcante
A Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos foi palco de uma celebração especial nesta sexta-feira (8), que antecipou o aniversário de 60 anos da instituição.
Em clima de festa, com direito a bolo, homenagens e anúncios de novidades culturais, a Secretaria de Cultura de Cascavel reuniu convidados, imprensa e parceiros da Unioeste, além de usuários que fazem parte da história da Biblioteca. O evento, além de festejar a trajetória de seis décadas de um dos mais importantes patrimônios culturais da cidade, também foi marcado pelo lançamento do FLIC – Festival Literário de Cascavel, com uma programação especial já neste sábado (9).
A comemoração contou com a presença de figuras importantes da Secretaria de Cultura, incluindo o Secretário Ricardo Bulgarelli, a diretora de Cultura Miriane Scussiatto e a coordenadora da Biblioteca, Katiane Farias, que juntos descerraram a placa comemorativa dos 60 anos da Biblioteca. Em um momento de reverência à memória e dedicação dos funcionários, servidoras aposentadas que fizeram história na Biblioteca receberam homenagens. Entre elas, Teresinha Nunes da Silva Braga, Hebe Negrão de Jimenez, Rosmarli Salete Roncaglio, Norma Emilia Vidal, Marilda Eugenio Penga, Maria Aparecida Ferreira Navarro e Elena Maria de Moraes receberam a homenagem pela trajetória e contribuição inestimável para o espaço.
Outro destaque foi o reconhecimento ao usuário mais assíduo da Biblioteca, Henrique José Momblanch da Motta, que já soma mais de 700 obras emprestadas, demonstrando a importância do incentivo à leitura e ao acesso ao conhecimento. Para representar os leitores dedicados que frequentam a Biblioteca, Maicon Jose Fosqueira também foi homenageado, simbolizando todos os cidadãos que enxergam no espaço um lugar de cultura e crescimento pessoal.
O secretário de Cultura, Ricardo Bulgarelli, emocionado, destacou o compromisso da pasta com o fortalecimento da Biblioteca e seu papel fundamental para a cidade: “Quero agradecer a todos os servidores da Secretaria de Cultura, que, mesmo em uma equipe pequena, trabalham com dedicação e fazem da Biblioteca um lugar vivo e cheio de histórias. Viva a Secretaria de Cultura e viva a nossa Bibis!”
Em um gesto de apoio, o vereador reeleito Serginho Ribeiro se comprometeu a defender e colaborar com o desenvolvimento cultural da cidade, destacando a importância da Biblioteca como centro de formação e cidadania.
FLIC com direito a esquenta
Além das homenagens e discursos, o evento marcou o anúncio do Flic – Festival Literário de Cascavel, o primeiro grande festival literário da cidade, que já começa com o “esquenta” marcado para este sábado (9). A programação inicial inclui o Sarau Matinal de Letras – Liberdade para Existir, em que alunos do curso de Letras da Unioeste irão declamar poesias de autores renomados e também criações próprias, trazendo reflexões e encantamento ao público. A apresentação, que será realizada a partir das 10h, no Palco Arena, no Calçadão em frente à ICatedral Nossa Senhora Aparecida, inclui ainda uma exposição de poesia de cordel, sob a curadoria da artista e pesquisadora Antônia Vilaca.
Com uma proposta diversificada e a colaboração de parceiros culturais locais, o Flic busca consolidar Cascavel como um centro de expressão literária no Paraná, com o objetivo de fomentar o hábito da leitura e valorizar a literatura em suas múltiplas formas. Além dos recitais e exposições, o festival terá uma agenda variada entre os dias 21 e 23 de novembro, incluindo palestras, oficinas literárias e bate-papos com escritores, tudo para envolver a comunidade e criar um ambiente de troca e aprendizado.
O aniversário da Biblioteca, celebrado de forma especial, e o lançamento do Flic destacam o compromisso da cidade em manter viva a chama do conhecimento e o acesso à cultura. A Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos se reafirma como um patrimônio cultural, um lugar de encontro, aprendizado e transformação.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou