Alunos de escola estadual criam sistema que moderniza controle de frequência e reduz faltas
“O registro de entrada da escola feito manualmente dificulta o controle e é mais moroso e trabalhoso”, explica Kevin Alonso Martin de Lima, de 18, um......
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Por CGN
O desenvolvimento de soluções na rede estadual de ensino do Paraná não apenas evidencia o aprendizado em sala, mas também impacta diretamente o ambiente escolar. Entre diversos projetos, o trabalho de um grupo de sete alunos do 3° ano do Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas do Colégio Estadual José Bonifácio, de Paranaguá, chamou a atenção. A equipe se destacou com a criação de um sistema de controle de frequência dos estudantes, que permite à escola ter mais informações e monitorar com mais exatidão a entrada na unidade, o que ajuda a reduzir faltas e atrasos.
“O registro de entrada da escola feito manualmente dificulta o controle e é mais moroso e trabalhoso”, explica Kevin Alonso Martin de Lima, de 18, um dos estudantes envolvidos no projeto.
Foi Alex José Correia Weiss, diretor da escola, quem lançou o desafio aos estudantes. “Nos foi sugerida a criação de uma solução para o registro da frequência a partir de um sistema de controle automatizado”. Desta forma, foi desenvolvido o Programa Xaraggan, um aplicativo que integra escaneadores digitais. Ao entrarem na escola, os estudantes fazem o escaneamento de suas carteirinhas num leitor de código de barras. As informações são automaticamente enviadas a um computador que registra a frequência do aluno e o horário de entrada.
Segundo o diretor Alex Weiss, desde a implantação do sistema, foi registrada uma redução significativa no número de faltas e atrasos injustificados. “Quando o aluno atrasa, o sistema solicita a justificativa, garantindo maior controle e responsabilidade sobre a frequência escolar. Essa inovação vem ao encontro da melhora na qualidade do ensino, garantindo um acompanhamento mais próximo da rotina dos alunos”, afirma.
CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS – Munidos dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, os estudantes responsáveis pelo projeto encaram com otimismo a futura inserção no mercado de trabalho. “Para o nosso projeto tivemos que estudar todos os elementos que englobam o desenvolvimento de sistemas, como programação, lógica computacional, pensamento computacional e linguagem de programação. Com essa bagagem podemos nos direcionar melhor no ingresso em um futuro emprego”, diz o aluno Kevin Alonso.
De acordo com o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, a ideia é implementar o sistema nas demais escolas estaduais de Paranaguá. Se a eficácia do protótipo for mantida nas instituições do município, o planejamento é que o sistema seja implantado em todas as escolas da rede do Estado.
ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL – A oferta de cursos profissionalizantes pela Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) vem passando por importante ampliação nos últimos anos. Em 2021, o número de vagas da modalidade girava em torno de 10 a 14 mil. No ano seguinte saltou para 29 mil, e em 2023 chegou ao patamar de 38 mil vagas disponíveis. Neste ano, a modalidade oferece 45 cursos e conta com 112 mil alunos matriculados em 708 escolas distribuídas por 258 municípios de todo o Paraná.
Fonte: AEN
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