DER publica edital da duplicação e restauração PRC-466 entre Pitanga e Turvo
Serão 45,5 quilômetros de nova pista em pavimento rígido de concreto e de restauração da pista existente utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico......
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Por CGN
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou na terça-feira (15) o edital da duplicação em concreto e restauração em concreto da PRC-466 entre Pitanga e Turvo, na Região Central do Estado. O orçamento da obra é sigiloso.
Serão 45,5 quilômetros de nova pista em pavimento rígido de concreto e de restauração da pista existente utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico é aproveitado como base para o pavimento de concreto.
“É uma das maiores duplicações dessa gestão, provando mais uma vez nosso compromisso em desenvolver a região do Centro do Estado, que será um verdadeiro eixo central logístico, com mais obras até Guarapuava, e em breve iniciativas nas ligações de Pitanga a Campo Mourão e a Mauá da Serra”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
A sessão de disputas da obra está marcada para o dia 6 de dezembro no portal de compras do governo federal, o Compras.gov. Este é o primeiro edital do DER/PR utilizando a modalidade Concorrência com Regime de Contratação Semi-integrada. “Nessa modalidade a empresa ou consórcio irá elaborar o projeto executivo a partir dos projetos básicos disponíveis, garantindo mais agilidade e um controle maior sobre o objeto da obra, em relação a contratações integradas”, explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.
Trata-se de mais uma inovação disponibilizada na nova lei de licitações, sendo utilizada pelo DER/PR em busca das melhores soluções para suas obras, quanto a técnicas e metodologias.
OBRAS – Tanto a pista nova duplicada quanto a pista restaurada terão placas de concreto de cimento Portland com 22 centímetros de espessura, que vai garantir uma vida útil projetada de 30 anos. As pistas serão separadas por um canteiro central em quase toda a extensão, exceto no perímetro urbano de Pitanga, onde será implantada uma barreira central de concreto New Jersey, além de barreiras laterais, devido à proximidade das vias marginais no município.
Estão previstos três viadutos do tipo Diamante, em que os usuários podem entrar e sair da rodovia pela faixa da direita nos dois sentidos de tráfego, e duas novas pontes no trecho. Os dois primeiros viadutos ficam no perímetro urbano de Pitanga, no entroncamento com a PR-239 e no entroncamento com a Avenida Universitária. O terceiro viaduto fica no entroncamento com a PR-456, acesso para Santa Maria do Oeste.
As duas pontes serão paralelas às já existentes. Uma delas vai ficar sobre o Rio Carazinho, entre o entroncamento com a PR-456 e a PR-820, que é acesso para Boa Ventura de São Roque. E a segunda ponte vai ficar sobre o Rio Bonito, entre o entroncamento com a PR-820 e o município de Turvo. Está prevista ainda uma passarela para pedestres no trecho entre os dois viadutos de Pitanga.
Também estão previstos nove retornos em nível, um novo sistema de drenagem de águas, sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária, calçadas, abrigos para parada de ônibus, iluminação nos viadutos e retornos, entre outras melhorias.
O prazo para execução contratual é de 750 dias corridos, após assinatura de contrato e emissão da Ordem de Serviço. Nos primeiros 30 dias a contratada deverá revisar os projetos necessários para iniciar já no segundo mês os serviços de terraplenagem e implantação do sistema de drenagem.
GUARAPUAVA – O DER/PR já está executando a obra de duplicação da PRC-466 entre Guarapuava e seu distrito de Palmeirinha, e está na fase de análise de propostas e documentos de habilitação da segunda obra, entre Turvo e Palmeirinha.
Com as três iniciativas, o trecho entre Pitanga e Guarapuava ficará inteiramente duplicado e restaurado em concreto, sendo a maior extensão nestas condições de toda a malha rodoviária estadual do Paraná.
Fonte: AEN
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