Lemos cobra do governo estadual a valorização dos educadores e afirma que educação pública de qualidade é uma decisão política
Professor Lemos enfatizou a necessidade de ações concretas para garantir a valorização dos profissionais da educação e criticou a falta de cumprimento das leis que asseguram os direitos dos professores no Paraná...
Publicado em
Por Redação CGN
Em discurso na sessão plenária de terça-feira(15), Dia dos Professores, o deputado Professor Lemos destacou a importância de ações concretas para garantir a valorização dos profissionais da educação. Líder do bloco PT-PDT, Lemos ressaltou a negligência do governo estadual em cumprir o piso salarial do magistério e a hora-atividade, direitos garantidos por lei, mas que não são respeitados no Paraná.
“Neste Dia dos Professores, mais do que palavras, é preciso que nós solicitemos ações efetivas para que o estado garanta o que é de direito da categoria. O governo do Paraná não cumpre a legislação com relação ao Piso Nacional do Magistério, à hora-atividade, à reposição da inflação. Por isso, além de parabenizar esses profissionais tão valorosos, peço o apoio desta Casa e faço um apelo para que o governador encaminhe os projetos que tratam dessas pautas”, disse.
O parlamentar reforçou que as perdas salariais dos professores já ultrapassam 40%, o que agrava as condições de trabalho e impacta diretamente a qualidade da educação oferecida aos estudantes. “Não é possível avançar sem que o governo respeite as leis e honre os direitos dos professores e professoras ”, afirmou.
Educação de Qualidade é uma decisão política
Durante o pronunciamento Lemos defendeu que, para garantir uma educação pública de qualidade, é necessário investir nos profissionais que estão à frente da formação dos jovens paranaenses. Ele enfatizou a importância da convocação para o PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), que promove a capacitação contínua dos docentes e possibilita o avanço na carreira.
“O governo precisa chamar os professores e professoras para o PDE. Sem entrar para o Programa de Desenvolvimento Educacional, o educador não atinge o topo da carreira e, ao se aposentar, leva consigo apenas metade do salário. Isso está errado e o governo precisa corrigir essa injustiça. Melhorar a qualidade do ensino dos nossos jovens é uma decisão política”, argumentou.
Citando Nelson Mandela, Paulo Freire e Bertold Brecht, o deputado lembrou que a educação é a ferramenta mais poderosa para transformar a sociedade. Segundo ele, sem a valorização dos professores e demais trabalhadores da educação, o desenvolvimento econômico e social do Paraná estará comprometido. “Valorizar os professores é garantir o futuro do nosso estado e do nosso país”, concluiu.
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou