CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Com Petrobras e Vale, Ibovespa sobe 0,17%, aos 132 mil pontos

Nesta segunda, 7, flutuou em margem mais ampla do que a da sexta-feira, entre mínima de 131.676,47, à tarde, e máxima de 132.942,57, com abertura aos...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Em meio às tensões no Oriente Médio, as ações de Petrobras (ON +1,69%, na máxima de R$ 42,06 do dia no fechamento; PN +1,40%) – assim como Vale (ON +0,88) – deram suporte ao Ibovespa neste começo de semana. Porém, o índice chegou a perder força em direção ao fim do dia, ainda em alta de 0,17%, aos 132.017,84 pontos, tendo mostrado dificuldade para sustentar a linha dos 132 mil na sessão.

Nesta segunda, 7, flutuou em margem mais ampla do que a da sexta-feira, entre mínima de 131.676,47, à tarde, e máxima de 132.942,57, com abertura aos 131.792,29 pontos. O giro permaneceu enfraquecido como na sessão anterior, a R$ 17,9 bilhões nesta segunda-feira. No mês, o Ibovespa sobe agora 0,15%, com perda no ano a 1,62%.

Os grandes bancos mostraram desempenho moderadamente positivo, tendo Bradesco PN (+0,93%) à frente. Na ponta do Ibovespa, Natura (+2,63%), Brava (+2,39%) e Hypera (+2,05%). No lado oposto, Carrefour (-5,27%), Assaí (-2,87%) e Petz (-2,63%).

Em contraponto ao desempenho do índice de materiais básicos – em alta de 0,41% no fechamento -, o índice de consumo, que reúne ações expostas ao ciclo doméstico, cedeu hoje 0,78%. E o aprofundamento das perdas em Nova York, do meio para o fim da tarde, também contribuiu para o desempenho tímido do Ibovespa neste começo de semana, com Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq em baixa, respectivamente, de 0,94%, 0,96% e 1,18% no encerramento da sessão.

“Os índices lá fora já abriram em queda, ainda reagindo aos dados mais fortes, da sexta-feira, sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos em setembro, com reflexo para os rendimentos dos Treasuries, em alta hoje. Aqui, o Ibovespa abriu em alta e lutou para retê-la à tarde, com a Vale reagindo bem, ainda, aos estímulos na China. E o petróleo, por sua vez, avança 13% desde o agravamento das tensões entre Israel e Irã”, o que contribui para o avanço de Petrobras, diz Mariele Ludtke, operadora de renda variável da Manchester Investimentos. Na sessão, o petróleo subiu mais de 3,5%, em Londres (Brent) e em Nova York (WTI).

Para Alexandre Siqueira, analista do Grupo Fractal, a “agenda cheia” prevista para a semana foi decisiva para a cautela do mercado, hoje, apesar do sinal favorável em setores-chave como o financeiro e o de commodities. “Na quarta-feira, serão divulgados, no Brasil, novos dados de inflação, além dos de vendas do varejo na quinta e sobre a atividade de serviços na sexta, indicadores importantes para direcionar a política monetária nos próximos meses”, acrescenta.

Na agenda externa, destaque na quinta-feira, 10, para o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos EUA referente a setembro. Tal leitura do CPI, diz Hemelin Mendonça, sócia da AVG Capital, tende a ajudar a dar o tom para a próxima reunião de política monetária do Federal Reserve, em novembro, após o forte desempenho do mercado de trabalho em setembro, com geração de vagas bem acima do esperado para o mês.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN