CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Ex-prefeito de NY se inscreve em prévias democratas

Ao oficializar seu nome, Bloomberg dá um passo incomum. É raro que um pré-candidato à presidência comece a campanha se inscrevendo nas primárias do Alabama. A...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

O ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg deu ontem o primeiro passo para entrar na corrida presidencial e disputar as primárias do Partido Democrata. Ontem, uma equipe do bilionário americano preencheu formulários, pagou taxas e cumpriu os trâmites para que o nome dele esteja nas prévias do Estado do Alabama, marcadas para março de 2020.

Ao oficializar seu nome, Bloomberg dá um passo incomum. É raro que um pré-candidato à presidência comece a campanha se inscrevendo nas primárias do Alabama. A explicação, porém, está no calendário. O Estado era o primeiro a encerrar o prazo de registro de candidatos, que terminou ontem.

Bloomberg, de 77 anos, enriqueceu no mercado financeiro. A revista Forbes calcula sua fortuna em US$ 57 bilhões, o 11.º homem mais rico do mundo. O presidente Donald Trump, por exemplo, que se considera um magnata de sucesso, teria US$ 3,1 bilhões, segundo a revista.

Como prefeito de Nova York, entre 2002 e 2013, Bloomberg se tornou um dos maiores defensores de causas progressistas, como o direito de aborto, as causas LGBT e a luta contra as mudanças climáticas. O bilionário nova-iorquino também defende um controle rígido do comércio de armas.

Apesar de cumprir todas as exigências sociais para ser um típico democrata, ele se posiciona junto à ala direita do partido, o que leva muitos analistas a apostar que o ex-vice-presidente Joe Biden – também um moderado – seria o maior prejudicado com sua entrada na disputa.

Para aliados, o ex-prefeito de Nova York disse que está decidido a entrar na disputa porque não vê ninguém nas primárias do partido capaz de derrotar o presidente Donald Trump. Tom Vilsack, ex-governador de Iowa e ex-secretário da Agricultura de Barack Obama, disse ontem que recebeu um telefonema de Bloomberg, que teria confirmado que disputaria a vaga de candidato do partido.

Ontem, Trump ironizou a candidatura de Bloomberg, a quem chamou de “pequeno bilionário”. “Ele não tem a magia para se sair bem. O pequeno Michael vai fracassar”, afirmou o presidente. “Mas não tem ninguém com quem eu mais quisesse competir do que com o pequeno Michael.”

Biden, que lidera a disputa, de acordo com várias pesquisas, teve uma reação mais amistosa. “Eu lhe dou boas-vindas. Michael é um sujeito sólido. Não tenho problema nenhum com sua decisão de disputar as primárias”, disse Biden.

Cumprida a primeira etapa, agora vem a parte mais difícil. Bloomberg tem de correr para recuperar o tempo perdido e mergulhar na campanha presidencial nos Estados de Iowa e New Hampshire, que inauguram a temporada de primárias, no início de fevereiro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN