CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Jovem descobre que “coriza” era, na verdade, fluido cerebral
FOTO: Kenana Tawashi et al

Jovem descobre que “coriza” era, na verdade, fluido cerebral

O paciente, cuja identidade não foi divulgada, sofria de encefalocele, uma condição rara em que o tecido cerebral e as meninges, que protegem o cérebro, se...

Publicado em

Por Diego Cavalcante

Publicidade
Imagem referente a Jovem descobre que “coriza” era, na verdade, fluido cerebral
FOTO: Kenana Tawashi et al

Um jovem de 20 anos, que há anos acreditava sofrer de um nariz constantemente escorrendo, foi surpreendido por um diagnóstico inusitado após exames médicos revelarem que o líquido não era simples catarro, mas fluido cerebral. O caso foi registrado na Síria e relatado no Journal of Medical Case Reports.

O paciente, cuja identidade não foi divulgada, sofria de encefalocele, uma condição rara em que o tecido cerebral e as meninges, que protegem o cérebro, se projetam por uma falha no crânio. Entre os sintomas dessa condição estão coriza persistente, dores de cabeça e convulsões, problemas que o jovem enfrentou por seis anos.

De acordo com os médicos, o problema começou após o rapaz sofrer um grave trauma craniano em um acidente de carro. Na ocasião, ele recusou a cirurgia recomendada pelos profissionais, optando por conviver com uma fratura no crânio. Com o tempo, a lesão permitiu que o fluido cerebrospinal vazasse para suas fossas nasais, o que ele inicialmente confundiu com uma gripe ou rinite. Além das cefaleias crônicas, o jovem também lidava com convulsões esporádicas e recorrentes.

A situação se agravou quando ele desenvolveu meningoencefalite, uma infecção grave que o levou a ser internado na UTI. Durante o mês em que ficou hospitalizado, exames de imagem como tomografias revelaram que o cérebro estava invadindo partes da face devido à fratura nos seios da face, resultando no vazamento do fluido.

Finalmente aceitando a necessidade de intervenção cirúrgica, o jovem passou por uma operação delicada para reposicionar o tecido cerebral e corrigir a fratura. Segundo os médicos, o procedimento foi bem-sucedido, e a recuperação ocorreu sem complicações. O paciente está agora em boas condições.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais