CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Alunos de escola estadual criam revista e turbinam aprendizado do curso técnico em marketing
Semana da Educação Profissional: estudantes combinam aprendizado e prática ao lançar revistaFoto: CCM

Alunos de escola estadual criam revista e turbinam aprendizado do curso técnico em marketing

A ideia foi dos estudantes e o conteúdo construído com o apoio dos professores das disciplinas de Fundamentos do Marketing e de Informática Aplicada ao Marketing.......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Alunos de escola estadual criam revista e turbinam aprendizado do curso técnico em marketing
Semana da Educação Profissional: estudantes combinam aprendizado e prática ao lançar revistaFoto: CCM

Uma combinação de teoria com experiência foi o que experimentaram os alunos do 2º ano do curso técnico em marketing do Colégio Cívico-Militar Vercindes Gerotto dos Reis, de Paiçandu, Noroeste do Paraná. Eles produziram uma revista com conteúdo sobre a própria escola e se utilizaram de técnicas aprendidas em sala de aula para promover e lançar a publicação.

A ideia foi dos estudantes e o conteúdo construído com o apoio dos professores das disciplinas de Fundamentos do Marketing e de Informática Aplicada ao Marketing. Wiliam Diego de Castro Marques, que ensina Fundamentos do Marketing, dividiu a sala em “departamentos de comunicação” para identificar a aptidão de cada aluno e trabalhou com eles técnicas de como “vender a ideia” da publicação.

“Para isso, foi necessário que eles pesquisassem como funciona o dia a dia de uma agência de comunicação. Passaram por todo o processo que envolve o marketing: planejamento, redação, criação, design, pesquisa, divulgação e comercialização”, conta o docente.

Após definido o perfil da revista, que ficou com 40 páginas, tiragem de 90 exemplares e recebeu o nome de “Reis”, uma referência ao sobrenome da criadora da escola, o grupo organizou o conteúdo, narrando o surgimento da instituição e a jornada de pessoas que ajudaram a construir sua história. “O projeto tornou os alunos protagonistas do processo, o que os motivou a produzir mais materiais”, continua William.

Após o lançamento, os estudantes criaram e publicaram conteúdos em áudio e vídeo no ambiente digital para alcançar diferentes públicos, novamente aplicando as técnicas comuns ao marketing, como storytelling (conectar-se com o público por meio das histórias); inbound marketing (estratégia de vendas) e branding (reforço de marca).

PODCAST E NOVA EDIÇÃO – O grupo já se planeja para entrar em estúdio para a gravação de podcasts com os personagens que participaram da primeira edição da revista. Um segundo número da publicação está no forno, desta vez envolvendo outras disciplinas, entre elas, Planejamento em Marketing, e novos temas, como o vestibular que se aproxima.

“O projeto ganhou proporções que ultrapassaram os limites da sala de aula. Chegou a toda a comunidade escolar e, com isso, foram surgindo novas ideias guardadas para a segunda edição, com previsão de lançamento para o mês de novembro”, sinaliza o professor Wiliam.

A aluna Gabrielle Ribeiro Bernal, hoje na segunda série do curso de Marketing, se empolgou tanto com o trabalho que está participando ativamente do novo momento do projeto. “Será uma publicação totalmente digital e estou utilizando os conhecimentos que adquiri e a experiência do primeiro número, como as entrevistas, para a produção dos novos conteúdos”, argumenta.

INCENTIVO PARA NOVOS ALUNOS – Para incentivar a comunidade local a ingressar nos cursos técnicos ofertados no colégio, entre os dias 12 e 13 de setembro, a direção realizou a 1ª Mostra dos Cursos Técnicos Profissionalizantes da instituição. No evento, foram expostos projetos desenvolvidos pelos alunos dos cursos de Desenvolvimento de Sistemas, Agronegócio e Marketing.

Entre eles, a própria revista e atrações como a mini fazendinha do agro, construída pelos alunos, sob a coordenação do professor Ueliton Falcão Malacrida; uma feira de tecnologia e jogos, com estudantes do curso de Desenvolvimento de Sistemas, sob a tutoria de Guilherme Valladares, e uma exposição em homenagem a Silvio Santos, celebrando a trajetória do apresentador de TV, organizada pelo curso de Marketing, sob a coordenação do professor William Diego de Castro Marques.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Feira mostra a alunos do ensino fundamental os benefícios da educação profissional
Feira mostra a alunos do ensino fundamental os benefícios da educação profissional
Inscrições para cursos nos CEEPs e colégios agrícolas encerram na sexta-feira
Inscrições para cursos nos CEEPs e colégios agrícolas encerram na sexta-feira
Audiência pública apresenta credenciamento de empresas do programa Parceiro da Escola
Audiência pública apresenta credenciamento de empresas do programa Parceiro da Escola
20 mil contratados em 2023: alunos valorizam educação profissional na rede estadual
20 mil contratados em 2023: alunos valorizam educação profissional na rede estadual
III Congresso de Formadores da Educação Básica reúne 850 participantes em Foz do Iguaçu
III Congresso de Formadores da Educação Básica reúne 850 participantes em Foz do Iguaçu
Educação lança assistente virtual para facilitar o acesso a informações e serviços
Educação lança assistente virtual para facilitar o acesso a informações e serviços
Em Irati, Educação lança projeto para o plantio de 40 mil mudas de árvores nativas
Em Irati, Educação lança projeto para o plantio de 40 mil mudas de árvores nativas
Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire 
Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire 
AGU defende constitucionalidade do projeto Parceiro da Escola
AGU defende constitucionalidade do projeto Parceiro da Escola
Oficina leva conhecimentos em bioeconomia a comunidades costeiras de Paranaguá
Oficina leva conhecimentos em bioeconomia a comunidades costeiras de Paranaguá
Educação capacita novos profissionais para acolhimento socioemocional nas escolas
Educação capacita novos profissionais para acolhimento socioemocional nas escolas
Liderança no Ideb e novos investimentos marcam o segundo trimestre da Educação
Liderança no Ideb e novos investimentos marcam o segundo trimestre da Educação
São Paulo conhece experiência da ouvidoria do Paraná nas escolas
São Paulo conhece experiência da ouvidoria do Paraná nas escolas
Conselho Estadual de Educação ganha nova sede no aniversário de 60 anos
Conselho Estadual de Educação ganha nova sede no aniversário de 60 anos
Brasil discute estratégias para melhorar educação para a adolescência
Brasil discute estratégias para melhorar educação para a adolescência
Estado seleciona professores para programa de formação para as redes municipais
Estado seleciona professores para programa de formação para as redes municipais
Estado seleciona professores para programa de formação na rede municipal
Estado seleciona professores para programa de formação na rede municipal
Investimento público em educação cai no Brasil entre 2015 e 2021
Investimento público em educação cai no Brasil entre 2015 e 2021
Escolaridade obrigatória no Brasil é maior que média de países da OCDE
Escolaridade obrigatória no Brasil é maior que média de países da OCDE
Jogos Escolares Bom de Bola definem os classificados para a fase macrorregional
Jogos Escolares Bom de Bola definem os classificados para a fase macrorregional
Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais