AMP
PlanificaSUS Paraná avança com a Saúde Mental na Atenção PrimáriaFoto: SESA-PR

Encontro alinha processos e ações para aprimorar cuidados em saúde mental no SUS

Em todo o Estado, mais de 8 mil profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), gestores, tutores municipais e regionais estão envolvidos na iniciativa. A estratégia......

Publicado em

Por CGN

PlanificaSUS Paraná avança com a Saúde Mental na Atenção PrimáriaFoto: SESA-PR

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) iniciou nesta terça-feira (17) a 14ª edição do PlanificaSUS Paraná, estratégia que reorganiza os processos de trabalho das equipes de saúde e ambulatórios com o objetivo de melhorar o acolhimento e o cuidado aos usuários do SUS. O evento, que reúne cerca de 100 profissionais das 22 Regionais de Saúde do Estado, segue até quinta-feira (19), em Curitiba, e nesta edição busca aprimorar as habilidades relacionadas aos serviços de Saúde Mental.

Em todo o Estado, mais de 8 mil profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), gestores, tutores municipais e regionais estão envolvidos na iniciativa. A estratégia voltada para a Saúde Mental, lançada em julho deste ano, já foi implementada na Macrorregião Norte, abrangendo as regionais de Apucarana, Cornélio Procópio, Jacarezinho e Ivaiporã, da regional de Irati, envolvendo 106 municípios.

“O PlanificaSUS Paraná já atingiu um alto nível de maturidade. As discussões agora transcendem o nível local, sendo realizadas em um contexto mais amplo”, disse o secretário estadual da Saúde, César Neves. “A inclusão da Saúde Mental nesse processo de planificação é uma prioridade para o Governo do Estado e vai permitir expandir e qualificar o atendimento à população paranaense”, destacou.

Atualmente, 36 ambulatórios estão integrados ao processo de planificação. Com a expansão da estratégia na Linha de Cuidado em Saúde Mental, o número de Unidades Básicas de Saúde (UBS) participantes do processo para reorganizar e fortalecer o atendimento aos pacientes do SUS passou de 843 para 969. Além disso, foram incorporadas nove equipes multiprofissionais especializadas em Saúde Mental e 33 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

“Estamos promovendo uma mudança significativa no atendimento às pessoas com necessidades em saúde mental. Para isso, é fundamental capacitar os profissionais com ferramentas atualizadas, para que possam oferecer um atendimento mais qualificado em seus territórios e, assim, fortalecer toda a rede no Paraná”, explicou Maria Goretti David Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa.

PLANIFICASUS – O Paraná aderiu ao PlanificaSUS em 2019, inicialmente na 4ª Região de Saúde, em Irati. Em 2021, o Estado foi o primeiro a expandir a metodologia para todas as suas regiões. Os encontros com os tutores regionais seguem a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde, desenvolvida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Israelita Albert Einstein (SP).

O Grupo Condutor do PlanificaSUS Paraná é composto por representantes da Sesa, do Conselho Estadual de Saúde do Paraná (CES), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) e da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar).

Fonte: AEN

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile