CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Chuva preta pode atingir o Paraná
Foto: Diego Cavalcante

Chuva preta pode atingir o Paraná

A chuva preta é provocada pela alta concentração de fuligem suspensa na atmosfera, resultado de queimadas. O alerta gerou apreensão, especialmente entre os agricultores paranaenses, que...

Publicado em

Por Diego Cavalcante

Publicidade
Imagem referente a Chuva preta pode atingir o Paraná
Foto: Diego Cavalcante

O estado do Paraná pode enfrentar a chamada “chuva preta” ou “chuva de fuligem”, conforme alerta emitido pela MetSul Meteorologia. Embora o Rio Grande do Sul seja apontado como o principal alvo, há a possibilidade de o fenômeno também afetar municípios de Santa Catarina e do Paraná.

A chuva preta é provocada pela alta concentração de fuligem suspensa na atmosfera, resultado de queimadas. O alerta gerou apreensão, especialmente entre os agricultores paranaenses, que se preocupam com os possíveis impactos nas plantações, mas ainda não sabem como proceder diante dessa situação.

Para compreender como lidar com a chuva preta, é fundamental saber como ela se forma. Esse fenômeno ocorre quando partículas de fuligem se misturam com a umidade do ar e precipitam na forma de chuva. A fuligem, composta por partículas finas de carbono negro, é gerada pela queima incompleta de materiais orgânicos, como combustíveis fósseis como carvão e petróleo, além de biomassa, como madeira e resíduos agrícolas.

Por serem extremamente leves e pequenas, essas partículas podem se manter no ar por longos períodos e viajar grandes distâncias, contribuindo para a formação da chuva preta. O fenômeno, além de afetar a visibilidade, pode causar preocupações relacionadas à qualidade do ar e ao impacto sobre plantações e animais.

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN