CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

Carol Santiago vence os 50m livre e se torna a brasileira com mais ouros em Paralimpíadas

Foi a segunda medalha de ouro da nadadora em Paris e a quinta em Paralimpíadas. Ádria Santos, do atletismo, ganhou quatro. “Isso significa muito para mim....

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

A nadadora Carol Santiago se tornou nesta segunda-feira a mulher brasileira com mais ouros na história dos Jogos Paralímpicos ao vencer os 50m livre na classe S13, destinada a atletas com deficiência visual, com 26s75.

Foi a segunda medalha de ouro da nadadora em Paris e a quinta em Paralimpíadas. Ádria Santos, do atletismo, ganhou quatro. “Isso significa muito para mim. É grandioso demais”, disse Carol Santiago, que é recordista paralímpica (26s71) e mundial (26s61) dos 50m livre. “É a minha prova favorita. Acho que eu nadei muito bem, poucas vezes eu consegui nadar nesse nível”, completou ela, que tem agora uma prata e um bronze além dos cinco ouros em Jogos Paralímpicos.

Carol Santiago já havia conquistado o ouro nos 100m costas e individualmente disputa os 200m medley, os 100m livre e 100m peito em Paris. Além disso, ela nada o revezamento 4x100m livre misto.

Ainda na piscina da Arena La Defense nesta segunda-feira, Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, venceu os 200m livre da classe S2 (limitações físico-motoras) com 3min58s92 e conquistou sua terceira medalha de ouro em Paris. Aos 22 anos, Gabrielzinho tem focomelia, doença congênita que impede a formação normal de braços e pernas.

As gêmeas Débora Borges Carneiro e Beatriz Borges Carneiro conquistaram prata e bronze, respectivamente, nos 100m peito na classe SB14. Foi a primeira vez que as irmãs, diagnosticadas com deficiência intelectual aos 12 anos, dividiram um pódio paralímpico.

MEDALHA INÉDITA DO TRIATLO
Rona Cordeiro conquistou a primeira medalha do Brasil no triatlo na história dos Jogos Paralímpicos. Ele foi prata na classe PTS5 (comprometimento físico-motor) com 59min01, atrás de Chris Hammer, dos EUA, com 58min44. O alemão Martin Schulz foi bronze com 59min19.

O paranaense de 27 anos tem má-formação congênita na mão esquerda e começou a competir no triatlo em 2018, após disputar provas de natação de 2012 a 2018. “Fizemos história. Dei tudo na natação e no ciclismo e acabei pagando na corrida, mas é um resultado histórico”, afirmou Ronan Cordeiro.

TRICAMPEONATO NO ATLETISMO
O Brasil ganhou mais 5 medalhas nos Jogos Paralímpicos de Paris nesta segunda-feira. O destaque foi para o Claudiney Batista que conquistou mo tricampeonato no lançamento de disco da classe F56 (que competem sentados) com a marcar de 46,86m, novo recorde paralímpico.

Beth Gomes, uma das porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura, conquistou duas medalhas. Ela foi ouro no lançamento de disco das classes F51, F52 e F53 com 17,37m, recorde paralímpico. Pela manhã, ela terminou na segunda colocação no arremesso de peso das classes F53 e F54 com 7,82m.

No salto de distância na classe T36, Aser Almeida Ramos foi prata com 5,76m. O recordista mundial Vinicius Gonçalves Rodrigues conquistou o bronze nos 100m na classe T63 (amputados) com 12s10.

O Brasil conseguiu ainda a medalha de bronze na classe SH6 do badminton após Vitor Tavares vencer Man Kai Chu, de Hong Kong, por 2 sets a 1 (23/21. 16/21 e 21/21) na disputa pelo terceiro lugar.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN