Procura pela EJA cresce 13,7% no segundo semestre no Paraná
O número também supera o total de matriculados no segundo semestre de 2023, quando 36.908 alunos ingressaram na EJA. A Educação de Jovens e Adultos possibilita......
Publicado em
Por CGN
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem atraído cada vez mais alunos na rede estadual de ensino do Paraná. No segundo semestre de 2024, a modalidade registrou um aumento de 13,7% no número de matrículas em comparação ao primeiro semestre. Segundo o Departamento de Gestão de dados da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), o total de estudantes matriculados na EJA saltou de 36.673 nos primeiros seis meses deste ano para 41.705 neste segundo semestre.
O número também supera o total de matriculados no segundo semestre de 2023, quando 36.908 alunos ingressaram na EJA. A Educação de Jovens e Adultos possibilita retomar os estudos do Ensino Fundamental II (anos finais) ou do Ensino Médio e conclui-los em menos tempo, obtendo a qualificação para ter melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Segundo o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, um dos fatores que contribuiu para o crescimento da EJA na rede estadual paranaense foi a oferta do modo semipresencial, conhecido como EaD, que passou a ser ofertado em julho de 2023, exigindo a presença apenas um dia por semana dos estudantes que cursam o Ensino Fundamental e dois dias por semana para aqueles cursam o Ensino Médio.
O restante da carga horária é cumprida on-line, em ambiente virtual de aprendizagem. Neste modelo, os trabalhadores que não podem frequentar diariamente as aulas, ou possuem horários alternados, conseguem dar sequência em seus estudos e concluir a educação básica, de forma gratuita e com flexibilidade.
“Com a oferta da EJA semipresencial, a modalidade adaptou-se às necessidades de jovens e adultos que têm responsabilidades familiares ou profissionais, oferecendo horários flexíveis e modalidades de ensino que atendem às suas realidades”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
De acordo com ele, 75% dos estudantes que cursaram ou estão cursando a EJA Ead são novos na rede, ou seja, cidadãos que estavam totalmente fora do sistema educacional antes de ingressarem nessa modalidade.
“Esse crescimento reflete o compromisso do Paraná em garantir que cada vez mais cidadãos tenham a oportunidade de retomar seus estudos, superar desafios e conquistar um futuro melhor por meio da educação”, finaliza o secretário.
SOBRE A EJA – A Educação de Jovens e Adultos é oferecida gratuitamente, tanto na modalidade presencial quanto híbrida, em 250 instituições de ensino estaduais, espalhadas por todo o Paraná. A partir de 2010, com a instauração da Instrução n° 017/2010 SUED/SEED, passou a ser implementada também por meio da Ação Pedagógica Descentralizada (APED) em quase todos os municípios do Paraná.
As instituições estaduais de ensino com oferta da modalidade propiciam a conclusão em dois anos do Ensino Fundamental Fase II (6º ao 9º ano), para pessoas a partir de 15 anos, e do Ensino Médio em um ano e meio para pessoas a partir dos 18 anos.
As turmas de EJA são organizadas semestralmente, entretanto as matrículas podem ser realizadas durante todo o ano. Os interessados podem consultar as instituições de preferência neste LINK.
Fonte: AEN
Notícias Relacionadas:
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou