CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

A Dependência completa de Deus

“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus, 5:3)...

Publicado em

Por Redação CGN

Publicidade

Por Roberto Veloso
Desembargador Federal do TRF1

A humildade de espírito não é fraqueza, mas sim um reconhecimento sincero da nossa dependência de Deus. O mundo exalta o orgulho e a autossuficiência, mas Jesus ensina que o caminho para o Reino dos Céus começa com a humildade. Bem-aventurado é o que depende completamente de Deus e não confia nas suas próprias forças.

Ao refletirmos sobre a humildade de espírito e a nossa dependência de Deus, lembramos do Rei Davi que declara nos salmos:

“O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.” (Salmos, 23:1-2)

O salmista afirma, categoricamente, que somos ovelhas guiadas pelo Pastor, que é Deus. Ele é quem tudo nos dá, desde o conforto emocional e espiritual até o alimento e os bens materiais suficientes para nossa vida. Deus é o bom Pastor, porque cuida das ovelhas que somos nós.

Uma ovelha desgarrada, sem um pastor, fica à mercê das intempéries e da ação do lobo devorador. Por isso, dependemos de Deus para nos proteger e nos guiar em todos os lugares para onde caminhamos.

Ele nos guia para encontrar o refrigério para nossa alma, dando-nos o descanso e a tranquilidade proporcionada pela paz que excede todo o entendimento.

Essa dependência em Deus é o fundamento da verdadeira humildade de espírito. É reconhecer que, por nós mesmos, não temos a capacidade de suprir nossa existência, mas que em Cristo temos tudo o que precisamos.

O humilde de espírito também não se orgulha de suas conquistas ou progressos. Não há vanglória vã por suas conquistas, pois sabe que sem Deus nada conseguiria. A atitude de humildade e dependência propicia o Reino dos Céus, por meio da graça e misericórdia de Deus.

“Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Tiago 4:6).

É essa postura de humildade e dependência que Jesus chama de bem-aventurada. São essas pessoas que, aos olhos de Deus, são verdadeiramente abençoadas, pois vivem em um perfeito relacionamento com Deus e estão prontos para receber a plenitude do Reino dos Céus.

Portanto, ser humilde de espírito é uma bênção, pois nos coloca em uma posição na qual estaremos prontos para usufruirmos plenamente o que Deus tem para nós, em razão de os seus planos serem sempre de bem, tanto que enviou o Seu Filho, Jesus Cristo, para propiciar nossa salvação.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais