CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Em transmissão, Prefeitura rebate recomendação do MPF de restrição ao comércio

Em transmissão, Prefeitura rebate recomendação do MPF de restrição ao comércio

Até sábado Cascavel já tinha registrado 737 casos positivos de Covid-19; município afirma que não há necessidade de fechamento do comércio......

Publicado em

Por Ricardo Oliveira

Publicidade

O prefeito Leonaldo Paranhos e o secretário de Saúde Thiago Stefannelo concederam nesta manhã uma coletiva de imprensa para falar sobre a situação do Coronavírus, em Cascavel.

O Município recebeu a recomendação do Ministério Público Federal para o fechamento do comércio por conta do aumento expressivo dos casos de Coronavírus nos últimos dias. A orientação de manter apenas os serviços essenciais entre os dias 10 e 21. A prefeitura é contrária a recomendação e detalhou o motivo.

Até sábado foram confirmados com exame em Cascavel 737 casos de Covid-19. A prefeitura afirma que desde o início há transparência nos dados e que eles apontam que o município está conseguindo isolar os casos e os grupos de risco e que a decisão de manter o comércio aberto está com base nisso. Um novo estudo, por exemplo, testou 498 pessoas sem sintomas em Cascavel e apenas uma testou positivo do coronavírus. Isso, na avaliação do município, confirma que não há transmissão desenfreada do vírus.

O secretário garante que conforme o número de casos crescer há capacidade de ampliar o número de leitos, tudo de acordo com o que foi detalhado em um plano de contingência desde o início da pandemia. O próximo passo é abrir mais leitos no HUOP (entre 10 e 20 leitos de UTI) e transformar o Hospital de Retaguarda (antigo Santa Catarina) em um local exclusivo para atendimento do Covid-19. Esta última iniciativa deve começar com a mudança da UPA que funciona no local, possivelmente ainda esta semana.

“Nós não poderíamos chegar ao mês de junho sem alternativa de crescimento. Chegamos ao momento de pico com chance de ainda esta semana ter 24 novos leitos de UTI e com planejamento para novo crescimento se for necessário”, disse Thiago. “Esses leitos serão suficientes? Não temos como saber. Após estes leitos temos uma última etapa, com o Hospital de Campanha, Salete, São Lucas e aí acabou. A população precisa colaborar. Se chegar nisso não há mais nada que o município possa fazer pois não há como crescer mais”.

O procurador jurídico do Município, Luciano Braga Cortez, também se manifestou dizendo que entende que a competência seria do Ministério Público Estadual e não Federal. Há algumas semanas o órgão estadual também chegou a pedir o fechamento do comércio, mas o pedido foi negado pela justiça.

Na última sexta-feira várias entidades participaram de reunião na Prefeitura, onde foram debatidas algumas medidas para o combate e enfrentamento do Coronavírus na cidade.

A avaliação do Secretário de Saúde é que um novo fechamento do comércio, se for necessário no futuro, precisa ocorrer de forma regional, ou seja, com as mesmas regras valendo para todas as cidades e não apenas para Cascavel.

A orientação da Saúde ao prefeito foi de intensificar a fiscalização das empresas e contra aglomerações. A prefeitura afirma que está aumentando o número de atendentes no call center para dar conta da alta de casos.

Segundo o Prefeito Paranhos, todas as medidas foram seguidas rigorosamente e Cascavel possui condições de se manter ativa economicamente e sem restringir o comércio. O Município pede mais uma vez que a população tome consciência e crie educação e disciplina para combater o Covid-19 na cidade.

Acompanhe ao vivo a transmissão.

Veja o documento na íntegra com a resposta da Prefeitura ao Ministério Público Federal.

https://cgn.inf.br/noticia/diante-de-aumento-de-casos-mpf-pede-que-prefeitura-de-cascavel-volte-a-restringir-comercio
Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN