CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Hemorio faz campanha para doações de sangue durante a Olimpíada
© Nayana Magalhães/ Gov. Amapá

Hemorio faz campanha para doações de sangue durante a Olimpíada

O Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) lançou nesta segunda-feira (29) a campanha especial Influ do Bem, inspirada nas Olimpíadas de Paris. O......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Hemorio faz campanha para doações de sangue durante a Olimpíada
© Nayana Magalhães/ Gov. Amapá

O Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) lançou nesta segunda-feira (29) a campanha especial Influ do Bem, inspirada nas Olimpíadas de Paris. O objetivo é aumentar o número de doadores diários na unidade, durante o período dos Jogos. A iniciativa se estenderá até o dia 4 de agosto próximo. Atualmente a média é de 279 doadores no salão do doador.

O diretor do Hemorio, Luiz Amorim, disse à Agência Brasil que a expectativa de adesão é positiva. “Temos certeza que sim, que virá muita gente. As pessoas gostam da brincadeira, de Jogos Olímpicos, e vão gostar também de participar dessa campanha”.

Redução

Neste mês de julho, o Hemorio registrou redução de 8% no número de doadores, que Luiz Amorim atribuiu ao período de férias e viagens, o que representou 30 bolsas a menos por dia. “É previsto. Parece pouco, mas não é. Mas no fim do mês é uma baixa considerável e a gente quer reverter isso”, externou.

A meta do instituto é fechar o ano com 90 mil bolsas de sangue coletadas, revelando expansão em relação a 2023, quando atingiu 85.360 doações. “Vai ter um aumento de 7% em relação a 2023. Essa é a nossa meta”. O Hemorio está com um posto de coleta avançado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, dentro do Hospital Municipal Dr. Moacyr do Carmo, o que facilita a doação, lembrou Amorim. O Hemorio faz também captações externas com duas equipes diárias que vão em igrejas, escolas, empresas, clubes, onde haja, pelo menos, 500 pessoas trabalhando ou circulando pelo local e desejem doar sangue. “Com isso, a gente espera chegar em 90 mil doações este ano”. Em 2024, até o dia 27 de julho, o banco de sangue recebeu 52.330 doações de sangue.

O estoque de sangue do Hemorio abastece cem unidades públicas de saúde, entre elas, todos os grandes hospitais de emergência do estado e unidades da rede federal, além do próprio hospital do Hemorio, que atende a pacientes com doenças hematológicas como anemia falciforme, hemofilia, leucemia, entre outras.

Como doar

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos (ou entre 16 e 60 anos, para quem doa pela primeira vez), pesar no mínimo 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens entre 16 e 17 anos podem doar sangue somente com autorização do pai e da mãe, ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável e preencher formulário disponível no site do Hemorio.

O instituto salienta que não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. Perfurações na região oral ou genital também são impeditivo para doações, enquanto houver uso da peça.

Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, região central da capital fluminense.

Fonte: Agência Brasil

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais