AMP

Força-tarefa da saúde vai levar vacinação para cerca de 700 crianças menores de 5 anos nas casas

A partir de segunda-feira (22) até o dia 15 de agosto, 200 profissionais da Saúde vão visitar 669 crianças em Cascavel para avaliação da carteirinha de...

Publicado em

Por Diego Cavalcante

Para aumentar a cobertura vacinal das crianças de seis meses a menores de 5 anos, a Secretaria de Saúde de Cascavel vai levar a vacinação contra a pólio e o sarampo direto até as residências dos cascavelenses. A medida atende ao Monitoramento das Estratégias de Vacinação e a uma força-tarefa que acontece em todo o Paraná para ampliar o índice de crianças imunizadas.

A partir de segunda-feira (22) até o dia 15 de agosto, 200 profissionais da Saúde vão visitar 669 crianças em Cascavel para avaliação da carteirinha de vacinação. Caso a criança ainda não esteja imunizada, a aplicação da dose será realizada na própria residência.

Esse número leva em consideração que no Município há mais de 22 mil crianças na faixa etária do público-alvo, portanto, para ter uma amostragem precisa, o trabalho será realizado em 3% dessas crianças. Cada unidade de saúde vai definir as crianças no próprio território de atuação num processo aleatório.

Para garantir a segurança do processo, os profissionais da saúde estarão identificados e em caso de qualquer dúvida podem acionar o PMI (Programa Municipal de Imunização) pelo telefone (45) 3392-6404.

A coordenadora do PMI, Ana Carolina Rossin, explica a estratégia. “Os resultados vão auxiliar na avaliação do risco de exposição da população às doenças imunopreveníveis em questão e mapear áreas com pessoas suscetíveis pela não vacinação, possibilitando a implementação de ações corretivas para elevar as coberturas vacinais nessas áreas”, observa.

Em Cascavel, neste ano, a segunda dose contra o sarampo não chegou a 50% de cobertura, a poliomielite está mais avançada, com 88,55% de cobertura na dose de reforço, mas ainda longe dos 95% preconizado pelo Ministério da Saúde. Vale destacar que ambas as vacinas são comprovadamente eficazes e garantem a proteção dos pequenos contra essas doenças que podem levar a morte. A vacina é um direto das crianças.

Caso os pais recusem a vacinação, a informação será repassada ao Conselho Tutelar.

📍 Dados cobertura vacinal
ANO DE 2023
Poliomielite: 89,38
Poliomielite (reforço): 83,71%
Sarampo 1ª dose: 107,97%
Sarampo 2ª dose: 50,60%

ANO DE 2024
Poliomielite: 88,71%
Poliomielite (reforço): 88,55%
Sarampo 1ª dose: 108,39%
Sarampo 2ª dose: 46,90%

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Sair da versão mobile
agora
Plantão CGN
X