
Bombeiros do Paraná são homenageados na ALEP por ação no RS
A homenagem, que incluiu também as demais forças de segurança do Paraná, foi idealizada pelo deputado estadual Soldado Adriano José. Segundo o parlamentar, a iniciativa é...

Publicado em
Por cgn03
Mais acessadas agora






Integrantes da força-tarefa do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) foram homenageados nesta terça-feira (16), na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), em função dos trabalhos realizados no Rio Grande do Sul. Durante 52 dias, as equipes da Corporação estiveram em ação no território gaúcho, executando operações de resgate, busca e salvamento e promovendo ajuda humanitária às vítimas do maior desastre natural da história daquele estado.
A homenagem, que incluiu também as demais forças de segurança do Paraná, foi idealizada pelo deputado estadual Soldado Adriano José. Segundo o parlamentar, a iniciativa é uma forma de reconhecimento e valorização aos envolvidos. “Esses profissionais são cobrados diariamente pela sociedade. É uma rotina muito pesada. E, quando aconteceu essa catástrofe no Rio Grande do Sul, as forças de segurança do Paraná foram as primeiras a chegar”, declarou o deputado.
“Para poder trabalhar no socorro, no apoio, muitas vezes dando um abraço de conforto a quem perdeu tudo – familiares, pertences. Essa homenagem simboliza o reconhecimento, a gratidão, o carinho e o respeito a esses homens e mulheres que também estavam lá sacrificando a própria vida em prol do outro, porque ninguém sabia o que poderia acontecer enquanto estivessem lá”, concluiu.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, fez questão de lembrar em seu discurso os mais de 1,5 mil salvamentos de pessoas e animais realizados pelos integrantes da instituição. Também destacou a rapidez e eficiência com que a missão foi executada. “Expresso minha profunda gratidão a todos os bombeiros que seguiram com bravura e dedicação: vocês são verdadeiros símbolos de heroísmo e merecem todo o nosso respeito e reconhecimento. Agradeço também às famílias desses bravos militares, que compartilham o peso e o orgulho de cada missão cumprida”, falou o coronel Vasco.
Um dos bombeiros lembrados nessa cerimônia foi o soldado Marcos Felipe de Oliveira Vanelli, que esteve duas vezes em equipes de trabalho no Rio Grande do Sul, atuando primeiro em Canoas e, depois, em Lajeado. “O sentimento é de dever cumprido. Foram dois momentos, com missões bem distintas. Voltamos com muito orgulho de toda a missão que fizemos e com a satisfação de termos ajudado a população”, comentou ele, que estava acompanhado na Casa de Leis paranaense pela esposa Jaqueline e os dois filhos, Maria Júlia e Felipe Cipriano.
“Tanto em nível psicológico como em nível técnico, a gente aprendeu muito no Rio Grande do Sul. Certamente sou um profissional melhor agora do que antes dessa operação”, revelou o soldado. Para a esposa, Jaqueline Bordin, o período foi de apreensão e satisfação. “A princípio me deu medo, a gente viu toda situação desesperadora, triste, pela qual o pessoal de lá estava passando. Fiquei angustiada, mas muito orgulhosa também, depois de ter visto todo trabalho que ele fez”, contou. Sentimento também expressado pelos filhos, que faziam questão de contar na escola que o pai estava naquela missão – mesmo que nem todos os colegas acreditassem.
Fonte: BMPR
Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou