CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Edgar Bueno solicita segredo de justiça em processo por injúria nas redes sociais
Reprodução Facebook / Edgar Bueno

Edgar Bueno solicita segredo de justiça em processo por injúria nas redes sociais

A decisão de pedir segredo de justiça pode ser interpretada como uma tentativa de evitar o escrutínio público, algo que contraria os princípios democráticos....

Publicado em

Por Redação CGN

Publicidade
Imagem referente a Edgar Bueno solicita segredo de justiça em processo por injúria nas redes sociais
Reprodução Facebook / Edgar Bueno

Em uma nova movimentação que levanta questionamentos sobre transparência e liberdade de expressão, o ex-prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, acionou a justiça após ser alvo de um comentário crítico no Facebook. Bueno, representado pelo seu advogado, apresentou uma queixa-crime contra um internauta por injúria, exigindo a quebra de sigilo de dados telemáticos para identificar o autor do comentário.

Apesar das informações divulgadas pela CGN estarem embasadas nos documentos públicos do processo, os advogados de Bueno solicitaram que a ação tramitasse sob segredo de justiça. Eles alegam que a exposição na mídia, compromete a honra e a intimidade do ex-prefeito. Contudo, essa tentativa de restringir o acesso ao processo judicial é vista forma negativa, especialmente quando se trata de uma figura pública.

É fundamental lembrar que a publicidade processual é um princípio constitucional que visa garantir a transparência das ações judiciais. A tentativa de impor segredo de justiça pode ser vista como uma forma de censura, limitando o direito à informação e à liberdade de expressão. A sociedade tem o direito de acompanhar as questões tratadas judicialmente.

Despacho Judicial

Em despacho assinado no dia 10 de julho de 2024, a juíza substituta Raquel Fratantonio Perini solicitou que o Ministério Público se manifeste quanto ao requerimento de segredo de justiça e sobre a quebra de sigilo dos dados telemáticos, antes de tomar qualquer decisão. Essa medida garante que todos os aspectos do caso sejam considerados de maneira justa e transparente.

Transparência

A ação judicial de Edgar Bueno contra o internauta, longe de ser um simples caso de injúria, traz à tona debates sobre os limites da privacidade de figuras públicas e a importância da transparência nos processos judiciais. A decisão de pedir segredo de justiça pode ser interpretada como uma tentativa de evitar o escrutínio público, algo que contraria os princípios democráticos.

A CGN seguirá acompanhando o caso.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais