CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Stonehenge e a paralisação lunar: saiba tudo sobre o fenômeno que ocorre nesta sexta-feira (21)
Foto: Charles Bowman/Shutterstock.com

Stonehenge e a paralisação lunar: saiba tudo sobre o fenômeno que ocorre nesta sexta-feira (21)

Nesse dia, que coincide com os solstícios de verão no hemisfério norte e inverno no hemisfério sul, a Lua nasce e se põe nos pontos mais...

Publicado em

Por Isabella Chiaradia

Publicidade
Imagem referente a Stonehenge e a paralisação lunar: saiba tudo sobre o fenômeno que ocorre nesta sexta-feira (21)
Foto: Charles Bowman/Shutterstock.com

Nesta sexta-feira, 21 de junho de 2024, ocorrerá um lunistício, fenômeno que ocorre a cada 18,6 anos, quando nosso satélite natural parece “parar” no céu por mais tempo, em virtude de uma combinação entre as inclinações do planeta Terra e da própria Lua.

Nesse dia, que coincide com os solstícios de verão no hemisfério norte e inverno no hemisfério sul, a Lua nasce e se põe nos pontos mais extremos em relação ao equador celeste, ao mesmo tempo que vai até os pontos mais alto e mais baixo do céu.

Por se referir à posição extrema da Lua em relação ao equador celeste, o fenômeno será visível apenas no hemisfério norte do globo terrestre, variando segundo as condições climáticas e a localização no momento do evento.

Mas os olhos do mundo estarão voltados para o icônico monumento de Stonehenge, na Inglaterra, onde os cientistas pretendem conferir se algumas pedras estão alinhadas com a paralisação lunar.

Qual a relação entre Stonehenge e a grande paralisação lunar?

Localizado na Planície de Salisbury, no sudoeste da Inglaterra, Stonehenge é um dos monumentos pré-históricos mais famosos do mundo. Formado por círculos concêntricos de pedras gigantescos, o enigmático sítio arqueológico e patrimônio mundial da UNESCO foi construído provavelmente entre os anos de 3000 a.C. e 2000 a.C.

Embora o Sistema Solar seja plano, a chamada eclíptica onde os planetas orbitam, a Terra gira em um eixo inclinado 23,4° em relação a ela, enquanto a inclinação da Lua é de apenas 5,1°. Todavia, seja qual for a posição do Sol, Stonehenge está sempre alinhado de tal forma, que a luz do sol que nasce no solstício de verão e os últimos raios do pôr do sol no solstício de inverno passam exatamente no meio do monumento.

Além dessas pedras em círculo, existem outras que são chamadas pedras de estação. Especula-se que elas estejam conectadas não com o Sol, mas sim com a Lua. Por isso, durante o período desta grande paralisação lunar coincidindo com o equinócio, diversos pesquisadores irão a Stonehenge para comprovar se o potencial alinhamento entre o monumento e a Lua é real.

Nós, residentes do hemisfério sul, vamos poder contemplar uma belíssima lua cheia e assistir à transmissão da paralisação lunar em uma transmissão ao vivo do evento. Será que vamos testemunhar um dos mistérios de Stonehenge sendo desvendado?

Fonte: Tec Mundo

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais