CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Humberto Gessinger, Efrain Almeida no MON e Noite de Ideias no MUPA: confira a semana da Cultura
Foto: Fernando Bartmann

Humberto Gessinger, Efrain Almeida no MON e Noite de Ideias no MUPA: confira a semana da Cultura

O Museu Paranaense (MUPA) recebe a "Noite das Ideias", evento internacional promovido pela Embaixada da França que celebra a livre troca e circulação de conhecimentos. A......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Humberto Gessinger, Efrain Almeida no MON e Noite de Ideias no MUPA: confira a semana da Cultura
Foto: Fernando Bartmann

A partir desta sexta (14), o artista visual Nicholas Steinmetz ocupa a Sala Aberta do Museu de Arte Contemporânea com sua nova mostra, apresentando suas criações e seu universo próprio, repleto de figuras, em processos poéticos e físicos da pintura.

O Museu Paranaense (MUPA) recebe a “Noite das Ideias”, evento internacional promovido pela Embaixada da França que celebra a livre troca e circulação de conhecimentos. A programação inclui uma mesa de conversa com especialistas, exibição do filme, além da abertura da exposição “Viagem Geológica”, de Valentina Tong.

A programação do Guairão inclui o show de Humberto Gessinger, que celebra 25 anos do lançamento do álbum “¡Tchau Radar!”, dos Engenheiros do Hawaii. Já no Guairinha, o destaque é para o espetáculo do uruguaio Daniel Drexler.

E a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) apresenta diversas atividades culturais programadas para esta semana, como a contação de histórias “Hora do Conto” na Seção Infantil, além do lançamento de livros e exposições fotográficas.

Na quinta-feira (20), o Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura a exposição “O Jardim – Efrain Almeida” trazendo uma visão única da natureza e suas nuances em cerca de 40 obras que incluem esculturas, instalações, pinturas e bordados assinados por Efrain, em um recorte de diferentes períodos da produção do artista.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Jornal Cândido – A 151.ª edição, do mês de junho, do periódico online da Biblioteca Pública do Paraná já está disponível AQUI,  com uma reportagem especial que aborda a leitura de clássicos por jovens do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, o projeto educativo do Museu Casa Guimarães Rosa. A publicação também traz uma pensata da atriz Guta Stresser em homenagem aos 99 anos de Dalton Trevisan, uma entrevista com o jornalista Edney Silvestre e outros conteúdos inéditos.

Lançamento dos livros “Freud Além do Inconsciente” e “Platão Além da Caverna” – No dia 14, às 17h, no Hall Térreo da BPP, acontece o lançamento dos livros, sessão de autógrafos e bate-papo com o autor Élder Raimundo. Os dois materiais fazem parte da coleção de 7 livros chamada “Epopeia das Letras”, que aborda de modo didático obras de grandes nomes do pensamento ocidental. 

Apresentação Musical – Momento temático de “As aventuras do Menino Junino”, com Menino Junino e a Banda Supimpa, voltada ao público infantil. É no próximo sábado, dia 15, das 10h às 12h, no Hall Térreo da Biblioteca.

Exposição fotográfica “35 Anos do Parque Nacional Superagui” – Dia 17, segunda, abertura da exposição que comemora o aniversário do Parque Nacional Superagui. Os registros dos fotógrafos Bruno Santos, Daniel Caron, João Urban, Lineu Filho, Lucas Pontes, Paulo Chaves, Orlando Azevedo e Zig Koch permanecem na BPP até o dia 17 de julho.

Roda de leitura 60+ – Encontros quinzenais (duas vezes por mês) voltados para o público acima de 60 anos, focados na leitura e discussão de obras da literatura mundial e de ciências que promovam a saúde socioemocional. É na segunda-feira, dia 17, às 15h, na Sala de Reuniões do segundo andar.

Ler Junto, com Guilherme Shibata – Todas as segundas-feiras, às 18h30, acontece o encontro para leitura guiada e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, no dia 17, será o último desta temporada, com o conto “O Espião”, de Dalton Trevisan, no Auditório da BPP. O retorno da sessão está previsto para dia 5 de agosto.

Lançamento do livro “Vozes de uma Escalada” – No dia 18, às 17h45, no auditório da BPP, acontece o lançamento do livro, declamação de poemas, música instrumental e sessão de autógrafos com a autora Cláudia M. Nogueira. 

Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza, no Coworking, com capacidade para 40 pessoas. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação, com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. O próximo acontece dia 20.

Seção Infantil

Hora do conto – Contação de histórias para crianças, realizada pela Seção Infantil, de segunda a sexta-feira, em duas sessões, às 11h e às 15h. A partir de segunda-feira, dia 17, o conto da semana é “Nuvem Feliz”, de Alice Ruiz e Edith Derdyk. 

Oficina de origami – Evento para crianças com Denise Krukoski, neste sábado, dia 15, às 11h, na Seção Infantil.

Leitura Amiga – Neste sábado, dia 15, às 10h, acontece o encontro com as crianças para a leitura de livros, com a presença da autora Célia Cris e animais adestrados da ONG Cãopanheiro, na Seção Infantil.

Seção Braille

Projeto Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição e livros narrados em libras para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Filmes:

Cartas para Julieta – Classificação: +10 – Duração: 1h45min;

O Sentido do Mundo pelo Tato – Documentário sobre a  Surdocegueira – Classificação: Livre | Duração: 50min.

Livro:

Alice para crianças – Editora Arara Azul – Libras – Classificação: Livre – Duração: 5 minutos.

O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.

Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP)

71 anos de arte – O CJAP dá início às comemorações de seu 71.º aniversário, celebrado no dia 16 de junho, com a exposição “71 Anos de Arte”, já em cartaz no Museu Guido Viaro (Rua XV de Novembro – 1348, Centro – Curitiba).

A exposição apresenta obras dos alunos das oficinas, de 11 a 17 anos, abordando temáticas que retratam o próprio Centro Juvenil e a sua icônica fachada, além de dialogar com obras icônicas de Guido Viaro enquanto pintor e cofundador do Centro.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Novidade – Já está aberta a exposição “Minha Natureza – A chuva é a mesma, mas cada um sente de um jeito”, trabalho colaborativo de crianças e adolescentes neurodivergentes e neurotípicos, alunas do especialista em inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), arte-educador e atual residente artístico do museu, Nilson Sampaio.

Museu de Arte Contemporânea (MAC-PR)

Abertura – A Sala Aberta, projeto do museu que disponibiliza um espaço dedicado a situações artísticas, avança para sua última etapa. A partir desta quinta-feira (14), às 19h, o espaço é ocupado pelo artista visual paulistano Nicholas Steinmetz. Ele trará uma exposição individual inédita, um ateliê aberto ao público e interações diretas com os visitantes. O MAC Paraná, localizado dentro do Museu Oscar Niemeyer (MON), promove a iniciativa na Sala 9.

Museu Paranaense (MUPA)

Seres fantásticos – Neste sábado (15) às 13h30, crianças de 6 a 12 anos poderão participar da atividade Seres fantásticos. Com mediação e oficina, a ação se baseia na figura dos möu ‒ espíritos de entes ou animais mortos que vivem nas florestas ‒ parte mitos e histórias ancestrais do povo Xetá.

A atividade será composta por contações de histórias que instiguem as crianças a explorar e elaborar imaginários a respeito desses seres, que não possuem um corpo material definido. Elas serão convidadas a modelar uma escultura com pedaços de argila enquanto escutam uma história sobre um ser fantástico que habita o Museu Paranaense ‒ mas que possui um corpo de formato ainda desconhecido. 

Inscrições AQUI. Disponibilidade: 15 vagas.

Noite das Ideias – O Museu Paranaense (MUPA) recebe “Noite das Ideias”, evento internacional realizado anualmente pela Embaixada da França no Brasil e pelo Institut Français, que reúne instituições culturais e educacionais do mundo inteiro para celebrar a livre circulação de ideias e a troca de conhecimento.

Para participar das atividades do evento no MUPA não é necessário se inscrever. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada atração, na entrada do museu. A programação é gratuita e aberta a todos os públicos. Confira a programação do evento no MUPA:

Mesa de conversa – No sábado (15), às 16h, a artista e cineasta Ana Vaz (online), a filósofa, escritora e tradutora Juliana Fausto e a arquiteta, fotógrafa e curadora Valentina Tong, se reúnem para o bate-papo “Ecologia dos corpos não-humanos”.

Envolvendo os repertórios da filosofia, cinema e fotografia, as convidadas vão refletir sobre as relações entre corpos humanos, corpos animais outros que humanos e corpos inorgânicos e minerais, sociedade e paisagem, e como a depender da perspectiva, as relações podem oferecer e demonstrar possibilidades cosmopolíticas que se afastam do modelo político professado pelo humano. 

Exposição – No sábado (15), 16h, o museu abre a exposição “Viagem Geológica”, mostra que apresenta um painel-arquivo com fotografias do projeto de longo prazo da arquiteta e fotógrafa Valentina Tong, em documentações da paisagem geológica brasileira e sua relação com a arqueologia, a arquitetura e o extrativismo. Serão mostradas também três obras de sua mais recente série Pedra Paulista, uma pesquisa sobre as rochas que dão origem aos materiais da construção civil no Estado de São Paulo. Em cartaz na Sala Lange de Morretes até 18 de julho.

Filme – “É Noite na América” (2022), de Ana Vaz, é um filme gravado no zoológico de Brasília, habitat de centenas de espécies resgatadas na cidade. Tamanduás, lobos-guará, corujas, cachorros-do-mato, capivaras, carcarás se encontram com biólogos, veterinárias, cuidadores e a polícia ambiental, numa trama soturna em que os desafios da preservação da vida tece uma trama de perspectivas cruzadas. Nesta iteração, o filme se expande em forma de poesia, arquivo, contos e conversas num diorama ilusionista em que vemos e somos vistos. 

As exibições acontecem no sábado (15), com sessões às 14h30 e 18h, e domingo (16), com sessões às 11h e 12h30.

Museu Oscar Niemeyer (MON)Nova exposição – A exposição “O Jardim – Efrain Almeida”, realizada pelo museu, será inaugurada na próxima quinta-feira (20), na Sala 2. São cerca de 40 obras que incluem esculturas, instalações, pinturas e bordados, em um recorte de diferentes períodos da produção do artista. A curadoria é de Bitu Cassundé.

MON na Escola – Na quarta-feira (19), o programa MON na Escola, voltado a profissionais da educação, realiza o encontro de junho para divulgar e dialogar sobre o material de apoio referente à coleção asiática, recentemente desenvolvido pelo MON. O objetivo é compartilhar as experiências e o repertório educativo existentes no Museu.

A ação acontece em duas sessões: às 10h e às 14h, no miniauditório localizado no subsolo do museu. A atividade é gratuita, mas é necessária a inscrição prévia neste link.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Guairão

Humberto Gessinger – O cantor, compositor e multi-instrumentalista chega para apresentar um show inédito que celebra 25 anos do lançamento do álbum “¡Tchau Radar!”, dos Engenheiros do Hawaii. Humberto Gessinger apresenta pela primeira vez ao vivo o álbum na íntegra, com sucessos como “Eu Que Não Amo Você”; “3×4” e “Negro Amor”, versão em português de Caetano Veloso e Péricles Cavalcanti para a música “It´s All Over Now Baby Blue”, de Bob Dylan. A apresentação acontece neste sábado (15), às 21h15. Ingressos disponíveis a partir de R$ 100 (meia-entrada) no Disk Ingressos.

Guairinha

Daniel Drexler – O cantor uruguaio chega em Curitiba para encerrar a turnê de seu nono disco,  “La voz de la diosa Entropía”. Neste espetáculo de despedida do álbum, ele apresenta um show solo apenas com seu violão. O show acontece dia 14 de junho (sexta), às 21h. Os ingressos estão disponíveis no site do Disk Ingressos. 

Madalenas – O grupo curitibano conta com 15 dançarinos e segue a estética Heels de dança, em que os integrantes utilizam saltos durante os movimentos. “Madalenas” é a segunda obra do Coletivo Erótica, que estreou nos palcos em 2023, reunindo um público de mais de 500 pessoas. O espetáculo acontecerá neste sábado (15), às 19h. Os ingressos já estão disponíveis pelo Disk Ingressos, com valores a partir de R$30 (meia-entrada).

Miniauditório

As Richas – Sandro, Adair e Flávio são três amigos gays que moram juntos, dividindo alegrias e dificuldades. Um dia, Sandro recebe a sua chefe, Amanda, para jantar em sua casa. Agora ele contará com a ajuda dos seus amigos para montar uma farsa, manter seu emprego e lidar com Henrique, o namorado ciumento da sua chefe. As apresentações acontecem até 16 de junho de 2024. Dias 13, 14 e 15 (quintas a sábados), às 20h. Dia 16 (domingos), às 19h. Ingressos a partir de R$ 25 disponíveis neste link.

Cara ou Coroa – O retrato exposto nesta peça é a passagem e as várias fases da vida de uma mulher. As dores e os alívios, ganhos e perdas, juventude e maturidade, cara e coroa, são enxergados de vários pontos de vista, desde o tradicional ao contemporâneo. Com texto de Ted Novaes e direção de Karen Novaes, as apresentações serão nos dias 18 e 19 de junho (terça e quarta), às 20h. Os ingressos estão disponíveis no site DeuBalada.com no preço único de R$ 30.

Teatro José Maria Santos

Rotação – Inspirados em questões poéticas e contemporâneas acerca de conceitos como profundidade, altura, linha, ângulo, distância, tridimensionalidade, convergências e divergências, o ator Giovanni Venturini e a dançarina Lívea Castro estreiam em Curitiba acompanhados de dezenas de escadas. Entre teatro, dança e performance, cria-se um espaço onde o público faz parte da cena. As apresentações acontecem de quinta a sábado às 20h e domingos às 19h, até dia 16 de junho. Entrada gratuita, sem emissão de ingressos.

Cafés Malditos – Rute está cansada. Então decide planejar seu próprio velório. Somente desta forma, terá uma despedida digna e organizada. Ela chama a família e amigos. Todos aceitam, como sempre aceitaram suas regras. Rute inicia o ensaio de seu velório com a esperança de finalmente conquistar o descanso eterno. O problema é que, às vezes, nem tudo sai conforme planejado. A peça faz sua temporada no Teatro José Maria Santos entre os dias 20 e 23 e os dias 27 e 30 de junho. Nos dias 20, 21, 22, 27, 28 e 29 (quintas a sábados), às 20h; e nos dias 23 e 30 (domingos), às 19h. Os ingressos estão disponíveis no site DeuBalada.com no preço único de R$ 30.

Cinema na Praça

Com exibições ao ar livre, o projeto Cinema na Praça leva o entretenimento e a experiência do cinema para espectadores de municípios do interior do Paraná que não possuem salas de exibição.

Os municípios abaixo exibirão os filmes “Brichos 2″ na primeira sessão e “Minha mãe é uma peça 3″ na última. Os horários para cada cidade podem ser conferidos AQUI.

Ibema – Sexta (14). Local: Praça da Igreja

Catanduvas – Sábado (15). Local: Bosque Municipal Tancredo Neves

Santa Tereza do Oeste – Domingo (16). Local: Rua Coberta Sadi Lazzarotto

Santa Terezinha de Itaipu – Terça (18). Local: Praça do Paço Municipal

Entre Rios do Oeste – Quarta (19). Local: Centro de Eventos de Entre Rios do Oeste

Itaipulândia – Quinta (20). Local: Centro de Artes Vendelino Royer

Já os municípios abaixo exibem As Aventuras do Avião Vermelho às 19h, e O Palhaço às 21h.

Francisco Alves – Quarta (19). Local: Praça Ibrahum Abud Neto

Esperança Nova – Quinta (20). Local: Praça Manoel Alvino de Oliveira

Endereços:

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Dia da Música e Viola Caipira é comemorado em museu do DF
Dia da Música e Viola Caipira é comemorado em museu do DF
Secretária da Cultura destaca 140 anos do Guaíra em entrevista à TV Paraná Turismo
Secretária da Cultura destaca 140 anos do Guaíra em entrevista à TV Paraná Turismo
Agenda cultural traz espetáculos de humor, oficinas e atividades para todos os públicos
Agenda cultural traz espetáculos de humor, oficinas e atividades para todos os públicos
Teatro Guaíra publica edital de locação dos palcos para escolas de dança do Estado
Teatro Guaíra publica edital de locação dos palcos para escolas de dança do Estado
Teatro Guaíra abre edital de locação dos palcos para escolas de dança do Estado
Teatro Guaíra abre edital de locação dos palcos para escolas de dança do Estado
Nina Miyamoto é nova residente do Museu Casa Alfredo Andersen
Nina Miyamoto é nova residente do Museu Casa Alfredo Andersen
Segunda edição do projeto Crianças no Teatro alcança mais de 72 mil estudantes
Segunda edição do projeto Crianças no Teatro alcança mais de 72 mil estudantes
Segunda edição do projeto Crianças no Teatro alcança mais de 72 mil pessoas
Segunda edição do projeto Crianças no Teatro alcança mais de 72 mil pessoas
Normativas fortalecem proteção do patrimônio arqueológico da Cidade Real do Guairá
Normativas fortalecem proteção do patrimônio arqueológico da Cidade Real do Guairá
Escritoras Miriam Alves e Juliana Sankofa participam de mesa de conversa no MUPA
Escritoras Miriam Alves e Juliana Sankofa participam de mesa de conversa no MUPA
Museu Nacional confirma retorno de Manto Tupinambá ao Brasil
Museu Nacional confirma retorno de Manto Tupinambá ao Brasil
EBC firma acordo para cobertura do Festival Latinidades 2024
EBC firma acordo para cobertura do Festival Latinidades 2024
Escola de Dança Teatro Guaíra levou sua arte a 3,6 mil pessoas no primeiro semestre 
Escola de Dança Teatro Guaíra levou sua arte a 3,6 mil pessoas no primeiro semestre 
Férias: espaços culturais do Estado têm vasta programação gratuita para crianças
Férias: espaços culturais do Estado têm vasta programação gratuita para crianças
Secretaria da Cultura inaugura sete escritórios regionais e fortalece descentralização
Secretaria da Cultura inaugura sete escritórios regionais e fortalece descentralização
Crianças e adolescentes podem aproveitar programação especial do MUPA em julho
Crianças e adolescentes podem aproveitar programação especial do MUPA em julho
Festival de Audiovisualidades do MAC-PR inicia itinerância pelo Interior nesta quarta-feira
Festival de Audiovisualidades do MAC-PR inicia itinerância pelo Interior nesta quarta-feira
Centro Juvenil de Artes Plásticas anuncia abertura de oficinas do segundo semestre
Centro Juvenil de Artes Plásticas anuncia abertura de oficinas do segundo semestre
Festival Latinidades 2024 exalta a mulher negra
Festival Latinidades 2024 exalta a mulher negra
Museu Paranaense promove oficina e conversas sobre corpo, música e arquitetura
Museu Paranaense promove oficina e conversas sobre corpo, música e arquitetura
Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais