CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Liceu de Ofícios e Inovação, da Prefeitura de Curitiba, chega à marca de 1 milhão de certificados entregues
Prefeito Rafael Greca com a primeira-dama Margarita Sansone, o vice-prefeito Eduardo Pimentel, e a presidente da FAS, Maria Alice Erthal, entrega o certificado 1 milhão do programa Liceu de Ofícios e Inovação. Curitiba, 12/06/2024. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Liceu de Ofícios e Inovação, da Prefeitura de Curitiba, chega à marca de 1 milhão de certificados entregues

Implantado em 1993 pela primeira-dama e então presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Margarita Sansone, durante a primeira gestão de Rafael Greca como......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Liceu de Ofícios e Inovação, da Prefeitura de Curitiba, chega à marca de 1 milhão de certificados entregues
Prefeito Rafael Greca com a primeira-dama Margarita Sansone, o vice-prefeito Eduardo Pimentel, e a presidente da FAS, Maria Alice Erthal, entrega o certificado 1 milhão do programa Liceu de Ofícios e Inovação. Curitiba, 12/06/2024. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Siga a Prefs no WhatsApp

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, entregou nesta quarta-feira (12/6) o certificado de conclusão de curso de qualificação profissional de número 1 milhão do programa Liceu de Ofícios e Inovação. A cerimônia, realizada no Palácio 29 de Março, reuniu servidores da área do trabalho, parceiros, alunos e uma ex-aluna que estimulada pelo programa fez faculdade e se tornou uma empresária de sucesso na área de estética.

Implantado em 1993 pela primeira-dama e então presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Margarita Sansone, durante a primeira gestão de Rafael Greca como prefeito de Curitiba, o Liceu de Ofícios e Inovação oferta cursos de qualificação profissional gratuitos para a população em diversas áreas. É reconhecido como referência em política pública destinado para aqueles que buscam o acesso, a permanência ou o reingresso ao mundo do trabalho, priorizando a população em situação de risco e vulnerabilidade social.

“Celebramos com grande alegria o milionésimo certificado do Liceu de Ofícios, um marco da história de Curitiba e também da cidade mais empreendedora do país”, disse o prefeito, ao lado da primeira-dama. O prefeito se referiu ao Prêmio de Cidade Mais Sustentável do país, concedido pelo Sebrae nacional à capital, em Brasília, nessa terça-feira (11/6). Para Greca, o Liceu de Ofícios representa um ideal que permite aos cidadãos o início de uma vida profissional.

Grandes serviços

Feliz com o resultado alcançado pelo programa Liceu de Ofícios, Margarita Sansone relembrou que o programa começou com o curso de Datilografia, em um ônibus que circulava pela cidade. Ela destacou ainda serviços importantes implantados em sua gestão para atender a população em situação de vulnerabilidade social. Entre eles a Pousada de Maria, que até hoje acolhe mulheres vítimas de violência, a Fazenda Solidariedade, que atendia pessoas em situação de rua e com dependência química, e a FAS-Trabalho. “A nossa intenção sempre foi dar a mão e erguer o povo, pra que pudessem ter uma vida digna”, disse.

O vice-prefeito, Eduardo Pimentel, que também participou do evento, parabenizou a FAS e os formandos. “A FAS tem um trabalho social maravilhoso, que atende desde as pessoas em situação de rua até aqueles que buscam a qualificação profissional e a colocação no mercado de trabalho”, disse. Eduardo agradeceu ainda a todos os parceiros que ajudam no desenvolvimento do Liceu de Ofícios.

Certificação

Durante o evento, 16 alunos receberam certificados de conclusão do curso de Cuidador de Idosos, com destaque para a aluna Vânia Caroline Brito Domingues, 32 anos, que ganhou o certificado de número 1 milhão. “Tudo isso é uma honra para mim”, disse ela, depois de receber o documento das mãos do prefeito.

Vânia trabalhou como cuidadora de idosos desde os 14 anos e o curso trouxe a qualificação necessária para que possa exercer a profissão de acordo com as demandas atuais do mercado. “Eu tinha experiência e gora passo a ter o certificado que agora é exigido por empresas do setor”, explicou. Mesmo com conhecimento da área, Vânia disse que o curso foi importante principalmente nas aulas práticas, que ensinaram sobre primeiros socorros e o uso de aparelhos.

Empresária de sucesso

Aluna do curso de Designer de Sobrancelha, a empresária Kátia Pereira Markiv, 33 anos, também foi homenageada durante o evento, em função da carreira de sucesso que conquistou desde que fez o curso do Liceu de Ofícios, em 2009.

“O curso que fiz na Prefeitura foi extremamente importante na minha vida, pois foi através dele que me tornei apta para exercer a profissão de designer de sobrancelhas, o que me proporcionou ter uma renda”, contou. Kátia disse que a remuneração que recebia permitiu que pagasse a faculdade de estética e cosmetologia, o que na época era um sonho para muitas famílias de classe baixa como a dela. “Esse primeiro curso me fez mergulhar na área da beleza e me abriu várias portas inclusive a porta do poder de ter o próprio negócio”, completou.

Com o certificado em mãos, Kátia pode trabalhar em salões de beleza, foi sócia de outro estabelecimento e desde 2019 tem o seu próprio salão, o Studio Markiv, no Guabirotuba. “Eu super recomendo os cursos do Liceus de Ofícios. Eu fiz vários cursos e pude ver com qual área eu me identificava mais”, afirmou.

Equipes e parceiros

Fundamentais para o desenvolvimento dos cursos do Liceu de Ofícios, servidores da FAS, instrutores e parceiros também foram homenageados durante a cerimônia.

Antoninho Caron, presidente do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/PR), recebeu uma placa em nome dos parceiros do programa. Além do CIEE, o Liceu de Ofícios tem parcerias atualmente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Electrolux, Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu) e o Instituto Batom.

Coordenadora de Qualificação para o Trabalho da FAS, Zilá Tavares de Quevedo também foi homenageada ao representar os servidores da FAS, assim como João Rosa, da Electrolux, e Marlene Blanc, do CIEE, que representaram os instrutores.

Presenças

Participaram também do evento a presidente da FAS, Maria Alice Erthal; o diretor de Qualificação e Relações do Trabalho da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues; o diretor regional do Senac Paraná, Sidnei Lopes de Oliveira; além dos vereadores Bruno Pessuti e Mauro Bobato. E, ainda, Jacielle Feltrin Vila Verde Ribeiro, representante do Senai; Taís Mire Lopes, do Senar; Larissa Hack, do Instituto Batom; e Henry Xavier e Bruna Freitas, da Unilehu.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais