CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Curitiba amplia rede de bicicletas compartilhadas e conta agora com 780 bikes
Curitiba amplia rede de bicicletas compartilhadas e conta com 780 bikes. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Curitiba amplia rede de bicicletas compartilhadas e conta agora com 780 bikes

Dia Mundial da Bicicleta: Curitiba incentiva uso como transporte alternativo Prefeitura de Curitiba instala 1.200 novas placas nas ciclovias e aumenta a segurança......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Curitiba amplia rede de bicicletas compartilhadas e conta agora com 780 bikes
Curitiba amplia rede de bicicletas compartilhadas e conta com 780 bikes. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Siga a Prefs no WhatsApp

Ver pessoas andando nas bicicletas da Tembici já faz parte do dia a dia curitibano. Com quase um ano de funcionamento, Curitiba já registrou um milhão de deslocamentos nas bikes compartilhadas, seja para lazer ou trabalho. Com a implantação de 280 novas bicicletas elétricas, os curitibanos passam a ter 780 bikes, sendo 530 elétricas, ao longo das 51 estações espalhadas pelos bairros da capital, representando mais de 50% de aumento no número de bicicletas disponíveis.

“As bikes compartilhadas caíram no gosto do curitibano. Esse aumento no número de bicicletas traz benefícios para o meio ambiente e é um fortalecimento da ciclomobilidade, do lazer e da saúde dos moradores”, diz a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella.

Estações modernizadas

Além das novas bikes, também estão sendo modernizadas todas as 51 estações de compartilhamento de bicicletas, que agora serão estações carregadoras. A expectativa é que até o final de junho todas tenham esta nova tecnologia.

Quando todas as novas estações forem implantadas, Curitiba será a primeira cidade latino-americana a ter um sistema de compartilhamento de bicicletas composto 100% por estações elétricas.

Deslocamentos

Em um levantamento realizado pela Tembici, somente de janeiro a abril de 2024, foi registrado 1 milhão de quilômetros percorridos com as bicicletas compartilhadas em Curitiba. Isso corresponde a 37 voltas ao redor do mundo e resultou em uma economia potencial de 78 toneladas de CO2, equivalente ao plantio de 545 árvores.

Malha cicloviária

Desde 2017, a capital paranaense recebeu mais 75,2 km de rede cicloviária, totalizando atualmente 283,7 km, incluindo ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e vias compartilhadas. De acordo com o Plano Cicloviário de Curitiba, até 2025, a cidade terá cerca de 400 km.

Implantação

As bicicletas e estações são implementadas pela Tembici, primeira empresa a apresentar proposta no edital de chamamento público realizado pela Prefeitura de Curitiba que abrange a implantação, instalação, manutenção e operação do sistema de bikes compartilhadas. A iniciativa está inserida no Plano de Estrutura Cicloviária de Curitiba e alinhada aos demais projetos de mobilidade ativa de Curitiba, como o Caminhar Melhor. 

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais