AMP

À beira do colapso? Médicos da ala Covid-19 do HU fazem manifesto público e dizem que a ‘batalha’ está cada dia mais difícil

No documento os profissionais pedem que as autoridades façam cumprir o isolamento social para que a situação não piore ainda mais......

Publicado em

Por Ricardo Oliveira

Tem sido amplamente divulgado um documento atribuído a Médicos que coordenam a ala Covid-19 do Hospital Universitário que fazem alerta para os rumos que a pandemia está tomando em Cascavel.

No manifesto são apontados trechos do Código de Ética Médica que trazem os princípios fundamentais e o dever de comunicar as autoridades competentes riscos aos sistemas de saúde.

No texto eles fazem um alerta à população por conta do aumento diário e assustador de casos na cidade e reforçam que a ‘batalha’ está cada dia mais difícil.

A equipe médica pede que as autoridades competentes fiscalizem e façam cumprir o isolamento social para que o sistema de saúde não entre em colapso.

Confira o documento na íntegra:

Manifesto Médico

À população de Cascavel e região Oeste do Paraná

 Código de Ética Médica:

“Capítulo I PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS I – A Medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza. II – O alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional. … XIII – O médico comunicará às autoridades competentes quaisquer formas de deterioração do ecossistema, prejudiciais à saúde e à vida. XIV – O médico empenhar-se-á em melhorar os padrões dos serviços médicos e em assumir sua responsabilidade em relação à saúde pública, à educação sanitária e à legislação referente à saúde.”

Nós, médicos que coordenam a equipe que atua no atendimento aos pacientes com COVID-19 no Hospital Universitário do Oeste do Paraná, vimos manifestar publicamente, à população de Cascavel e região, nossa preocupação com os rumos que a epidemia tem ocorrido nos últimos dias e semanas em nossa região.

Nossa equipe multiprofissional (composta de médicos, enfermagem, fisioterapeutas e vários outros profissionais de saúde) e toda a estrutura funcional e administrativa do HUOP tem se empenhado arduamente na preparação e, finalmente, no atendimento a esses pacientes. Somos testemunhas do heróico esforço que nossa equipe tem feito para poder promover uma assistência de qualidade e com a segurança que a situação exige.

No entanto, nos últimos dias claramente nossa batalha tem ficado ainda mais difícil, já que o número de casos vem aumentando de maneira impressionante. Temos um grande temor de chegarmos a níveis caóticos como os que devastam atualmente o sistema de saúde das grandes cidades brasileiras atingidas pela pandemia.

Portanto, julgamos e acreditamos ser um imperativo ético, baseado nos princípios bioéticos da beneficência e da justiça social, o alerta em forma de manifesto para a população e para as instituições de realizarem, estimularem e, se necessário, fiscalizarem o cumprimento do isolamento social.

Atenciosamente,

Cascavel, 31 de Maio de 2020

Gabriel Afonso Dutra Kreling – CRM-PR 35.314 Thiago Simões Giancursi – CRM-PR 24.683 Péricles Almeida Delfino Duarte – CRM-PR 12.566 Juliana Gerhardt Moroni – CRM-PR 28.533 Carla Sakuma de Oliveira – CRM-PR 14.795

A CGN fez contato com a assessoria de imprensa do Hospital Universitário que confirmou a veracidade do documento e o manifesto por parte dos Médicos da instituição.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile