CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a MIS-PR recebe homenagem da Alep e inaugura exposição sobre o Palácio da Liberdade
Museu da Imagem e do Som recebe homenagem da Assembleia Legislativa do ParanáFoto: Anderson Tozato/SEEC

MIS-PR recebe homenagem da Alep e inaugura exposição sobre o Palácio da Liberdade

Durante a cerimônia, a diretora da unidade cultural, Mirele Camargo, discursou sobre a trajetória e a importância do MIS-PR na preservação e promoção da cultura e......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a MIS-PR recebe homenagem da Alep e inaugura exposição sobre o Palácio da Liberdade
Museu da Imagem e do Som recebe homenagem da Assembleia Legislativa do ParanáFoto: Anderson Tozato/SEEC

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) foi homenageado nesta segunda-feira (20) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em ato solene alusivo ao Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio, e pelos 55 anos da instituição, completados em 6 de fevereiro de 2024.

Durante a cerimônia, a diretora da unidade cultural, Mirele Camargo, discursou sobre a trajetória e a importância do MIS-PR na preservação e promoção da cultura e da história do Paraná, bem como a importância da expansão do espaço. O evento foi uma oportunidade para refletir sobre o papel dos museus na sociedade contemporânea e a importância de instituições como o MIS-PR na salvaguarda da memória coletiva.

“Neste ano comemorativo para o nosso museu, é uma honra celebrar o Dia Internacional dos Museus relembrando e reafirmando o legado e o compromisso da instituição como espaço de cultura. Esta é também uma oportunidade para valorizar o Palácio da Liberdade, um símbolo das transformações sociais e culturais que moldaram o Paraná”, afirmou.

“O MIS é o detentor da memória real do Estado através de filmes, vídeos, fotografias. É a nossa história que está ali. Se não guardarmos isso, não teremos o que passar para as próximas gerações. Então, ela é o nosso norteador de futuro. Se não são essas memórias, a gente não tem como nortear o nosso futuro. Não estamos apenas celebrando a instituição, mas também agradecendo a todos os contribuíram com sua rica trajetória”, complementou.

O MIS-PR foi agraciado com um diploma de Menção Honrosa concedido pelo Poder Legislativo. Ele cuida do patrimônio audiovisual paranaense, sendo detentor de um vasto acervo com mais de três milhões de itens. A finalidade é resgatar, preservar e divulgar a rica memória do audiovisual paranaense. A coleção do museu conta com uma variedade de itens, incluindo fotografias, discos de vinil, documentos, filmes, rádios, vitrolas, projetores e equipamentos audiovisuais. Atualmente, as obras sob o cuidado do Museu estão passando por um processo de realojamento e readequação técnica, com o objetivo de assegurar a preservação dos materiais ao longo do tempo.

A proposição da homenagem foi dos deputados Ney Leprevost, Alexandre Curi, Hussein Bakri e Goura.

EXPOSIÇÃO – Também em alusão ao Dia Internacional dos Museus e aos 55 anos do MIS-PR, foi montada no Espaço Cultural da Assembleia a Exposição “Transfiguração: as várias faces do Palácio da Liberdade”, que fica em cartaz até o dia 24 de maio. A mostra apresenta camadas de profundidades históricas sobre o patrimônio que atualmente abriga o MIS-PR. A exposição explora as diversas transformações do Palácio da Liberdade, desde sua construção no final do século XIX até seu status atual como um importante centro cultural.

A exposição também traz inspiração no poema “Transfiguração”, de Nestor Victor, que destaca a dualidade entre o que é visível e o que está oculto na história do Palácio. Por meio de fotografias, documentos e artefatos, a mostra convida os visitantes a uma jornada pelo tempo, explorando as múltiplas narrativas e significados que o Palácio da Liberdade carrega.

Serviço:

Exposição: “Transfiguração: as várias faces do Palácio da Liberdade” 

Centro Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná – Praça Nossa Senhora de Salete s/n, Centro Cívico, Curitiba

Em cartaz de 20 a 24 de maio

A entrada é gratuita e aberta ao público

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais