CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Museu da Imagem e do Som recebe homenagem da Assembleia Legislativa
Museu da Imagem e do Som recebe homenagem da Assembleia Legislativa do ParanáFoto: Anderson Tozato/SEEC

Museu da Imagem e do Som recebe homenagem da Assembleia Legislativa

Durante a cerimônia, a diretora da unidade cultural, Mirele Camargo, discursou sobre a trajetória e a importância do MIS-PR na preservação e promoção da cultura e......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Museu da Imagem e do Som recebe homenagem da Assembleia Legislativa
Museu da Imagem e do Som recebe homenagem da Assembleia Legislativa do ParanáFoto: Anderson Tozato/SEEC

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) foi homenageado nesta segunda-feira (20) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em ato solene alusivo ao Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio, e pelos 55 anos da instituição, completados em 6 de fevereiro de 2024.

Durante a cerimônia, a diretora da unidade cultural, Mirele Camargo, discursou sobre a trajetória e a importância do MIS-PR na preservação e promoção da cultura e da história do Paraná, bem como a importância da expansão do espaço. O evento foi uma oportunidade para refletir sobre o papel dos museus na sociedade contemporânea e a importância de instituições como o MIS-PR na salvaguarda da memória coletiva.

O MIS-PR foi agraciado com um diploma de Menção Honrosa concedido pelo Poder Legislativo. A proposição da homenagem foi dos deputados Ney Leprevost, Alexandre Curi, Hussein Bakri e Goura.

EXPOSIÇÃO – Também em alusão ao Dia Internacional dos Museus e aos 55 anos do MIS-PR, foi montada no Espaço Cultural da Assembleia a Exposição “Transfiguração: As várias faces do Palácio da Liberdade”, que fica em cartaz até o dia 24 de maio. A mostra apresenta camadas de profundidades históricas sobre o patrimônio que atualmente abriga o MIS-PR. A exposição explora as diversas transformações do Palácio da Liberdade, desde sua construção no final do século XIX até seu status atual como um importante centro cultural.

A exposição também traz inspiração no poema “Transfiguração” do poeta Nestor Victor, que destaca a dualidade entre o que é visível e o que está oculto na história do Palácio. Por meio de fotografias, documentos e artefatos, a mostra convida os visitantes a uma jornada pelo tempo, explorando as múltiplas narrativas e significados que o Palácio da Liberdade carrega.

A diretora Mirele Camargo encara o evento com orgulho pelo apoio público na jornada de valorização da história e cultura dos museus, incluindo o MIS. “Neste ano comemorativo para o nosso museu, é uma honra celebrar o Dia Internacional dos Museus, relembrando e reafirmando o legado e o compromisso da instituição como espaço de cultura. Esta é também uma oportunidade para valorizar o Palácio da Liberdade, um símbolo das transformações sociais e culturais que moldaram o Paraná.”

Serviço:

Exposição: “Transfiguração: As várias faces do Palácio da Liberdade” 

Centro Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná – Praça Nossa Senhora de Salete s/n, Centro Cívico, Curitiba

Em cartaz de 20 a 24 de maio

A entrada é gratuita e aberta ao público

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais