AMP
Entre as menores do País, taxa de analfabetismo do Paraná alcança mínima históricaFoto: Lucas Fermin/SEED

Entre as menores do País, taxa de analfabetismo do Paraná alcança mínima histórica

O índice de analfabetismo estadual está abaixo do índice nacional, que é de 7% de acordo com o levantamento – uma queda de 2,6 pontos percentuais......

Publicado em

Por CGN

Entre as menores do País, taxa de analfabetismo do Paraná alcança mínima históricaFoto: Lucas Fermin/SEED

Dados divulgados nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam uma redução de dois pontos percentuais na taxa de analfabetismo no Paraná entre 2010 e 2022, anos em que foram realizados os últimos censos. Neste intervalo de tempo de 12 anos, a proporção de pessoas residentes no Paraná que não sabem ler e escrever caiu de 6,3% para 4,3%, alcançando o menor índice histórico. Em 2000 a taxa era de 9,5%.

O índice de analfabetismo estadual está abaixo do índice nacional, que é de 7% de acordo com o levantamento – uma queda de 2,6 pontos percentuais em 12 anos. Entre os estados brasileiros, o Paraná ocupa a 6ª colocação. O ranking é liderado por Santa Catarina, que registrou 2,7% de analfabetos entre a população com 15 anos ou mais, seguida pelo Distrito Federal (2,8%) e São Paulo (3,1%). Com isso, a taxa de alfabetização do Paraná saltou de 93,7% para 95,7%.

O IBGE também apresentou dados segmentados por idade, gênero e raça. Na estratificação por faixas de idade, os melhores índices de alfabetização estão entre os grupos de 15 a 19 anos, 20 a 24 anos e 25 a 34 anos, que apresentam praticamente a mesma proporção, com uma taxa de apenas 0,9% de analfabetos. A taxa aumenta para 1,6% no grupo que tem entre 35 e 44 anos, chegando a 6,8% entre 55 e 64 anos e 15,5% no caso dos que possuem 65 anos ou mais.

Os grupos, apesar de classificados de maneira diferentes, tiveram queda na taxa de analfabetismo. Em 2010 a taxa de analfabetismo era de 21,8% entre os idosos (60 anos ou mais).

Os dados também apontam uma desigualdade de gênero. Enquanto as mulheres paranaenses possuem uma taxa de analfabetismo de 4,7% em 2022, a proporção entre os homens foi de praticamente 3,9% no mesmo levantamento. No País, o dado é inverso. A taxa de analfabetismo das mulheres é de 6,5%, ante 7,5% dos homens. 

Na análise por raça, os menores índices de analfabetismo no Estado em relação ao total de cada grupo são, por ordem, as populações autodeclaradas amarela (1,3%), branca (3,2%), parda (6,2%), preta (8%) e indígena (11,7%). Apesar das diferenças em nível estadual, todos os grupos analisados possuem índices melhores do que o resultado nacional: amarela (2,5%), branca (4,4%), parda (8,8%), preta (10,1%) e indígena (16%).

MUNICÍPIOS – Um dos destaques do levantamento é Curitiba. A capital paranaense possui um índice de 1,5% de analfabetismo, o que a coloca como a segunda cidade com menor taxa entre todos os municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes, apenas 0,1 ponto percentual atrás de Florianópolis, que lidera o ranking com 1,4% de residentes analfabetos. Londrina, a outra cidade paranaense com essa faixa de população, ficou com taxa de 2,8%.

Dos 399 municípios paranaenses, 316 apresentam taxas de analfabetismo abaixo dos dois dígitos. Depois de Curitiba, as cidades com melhores indicadores são Quatro Pontes, onde 1,6% da população com 15 anos ou mais não sabe ler e escrever, Maringá (2%), Pinhais (2,2%), Rio Negro (2,2%), Ponta Grossa (2,3%), São José dos Pinhais (2,4%), União da Vitória (2,6%), Fazenda Rio Grande (2,6%), Piên (2,7%) e Paranaguá (2,7%). Confira o ranking completo

AQUI

.

De acordo com o IBGE, os 1.366 municípios entre 10.001 e 20.000 habitantes apresentaram a maior taxa média de analfabetismo (13,6%) em nível nacional, mais de quatro vezes a taxa dos 41 municípios acima de 500.000 habitantes (3,2%).

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Dia da Alfabetização: melhor educação do País, Paraná avança com o Educa Juntos
Dia da Alfabetização: melhor educação do País, Paraná avança no Educa Juntos
Ações das escolas com nota 10 no Ideb devem ser replicadas, diz Lula
Programa estadual dos colégios cívico-militares é homenageado na Assembleia Legislativa
Programa estadual dos colégios cívico-militares é homenageado na Assembleia
Diretora de escola, freira participa de intercâmbio no Chile e planeja replicar bons exemplos
Secretaria de Educação entrega livros afro-brasileiros para escolas estaduais
Procura pela EJA cresce 13,7% no segundo semestre no Paraná
Professores da rede são homenageados pelo Ganhando o Mundo e uso de plataformas
Paraná terá três alunos no projeto Porta Vozes, que valoriza a educação em tempo integral
CEEP Newton Freire recebe a Feira de Projetos e Profissões dos cursos técnicos
Prazo para envio de vídeo e plano de aula no PSS da Educação é prorrogado
Pagamento da taxa de inscrição do PSS da Educação é prorrogado até terça-feira
Órbita: veja como será o novo planetário do Parque da Ciência Newton Freire Maia
Termina nesta segunda prazo de inscrição para PSS de professores da rede estadual
Termina nesta segunda (26) prazo de inscrição para PSS de professores da rede estadual
Diretores de escolas da rede estadual de ensino embarcam para intercâmbio no Chile
Radioagência Nacional lança o podcast Crianças Sabidas Eleições 2024
Escolas estaduais em tempo integral do Paraná cresceram acima da média no Ideb
Ganhando o Mundo é tema do podcast Notícia Boa Paraná desta quinta-feira
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile