AMP
Foto: Valdir Amaral.

Programa estadual dos colégios cívico-militares é homenageado na Assembleia

A chefe do Departamento de Programas para a Educação Básica da Secretaria Estadual da Educação, Cristiane Jakymiu, disse que ser homenageado na Assembleia simboliza a importância......

Publicado em

Por CGN

Foto: Valdir Amaral.

Integrantes de colégios cívico-militares do Paraná foram homenageados no Plenário da Assembleia Legislativa (Alep) nesta terça-feira (3) em uma sessão solene em comemoração à Semana da Pátria. O autor da proposição foi o líder do Bloco Parlamentar Temático Digital e da Inovação, deputado Batatinha.

A chefe do Departamento de Programas para a Educação Básica da Secretaria Estadual da Educação, Cristiane Jakymiu, disse que ser homenageado na Assembleia simboliza a importância que a modalidade de ensino tem para a sociedade paranaense.

“Estarmos aqui só confirma o quanto esses colégios têm se destacado diante da educação paranaense, o quanto têm dado resultado e como têm sido orgulho para as comunidades no entorno onde eles estão localizados”, afirmou Cristiane. “A aprendizagem desses estudantes mudou o perfil da escola, o entendimento da aprendizagem, a organização pedagógica, o que proporcionou  a melhoria do desempenho dos nossos estudantes com um acompanhamento muito direto”.

Ela explicou que o trabalho nas escolas é dividido entre os militares e os técnicos dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs), que fazem o acompanhamento pedagógico nas instituições. “A logística funciona muito bem. O relato que nós temos é de que os professores conseguem planejar e ministrar as  suas aulas enquanto outra equipe organiza o espaço. É uma mudança de comportamento também dos nossos estudantes e a família entende que o aluno está indo para uma escola diferente”, disse.

O coordenador militar estadual do programa, coronel Vanderley Rothenburg, ressaltou que a cerimônia na Assembleia Legislativa é o reconhecimento de um trabalho que já vem ocorrendo. “Contamos atualmente com 312 instituições de ensino nessa modalidade. E para nós, policiais militares da reserva, é motivo de alegria e satisfação porque nosso trabalho está sendo notado, e, mesmo na reserva, podemos continuar contribuindo como diretores ou monitores com esse trabalho integrado e importante melhorando a educação dos nossos alunos”, disse.

“Nós temos uma série de atividades realizadas pelos alunos no ambiente escolar e poder trazer isso para dentro da Assembleia Legislativa é motivo de orgulho por um trabalho desenvolvido a várias mãos, não só para os policiais militares que integram o programa, mas pelos diretores, pelos professores, pelos funcionários e também pela comunidade escolar”, afirmou.

A estudante Bianca Valentina Vandresen Alves, do 8º ano do Colégio Estadual Cívico-Militar República Oriental do Uruguai, de Curitiba, disse que a sensação de segurança está entre os principais diferenciais de seu colégio. “No meu colégio, tem muitas coisas diferentes, como por exemplo cantar e aprender mais sobre o Hino Nacional e o Hino à Bandeira, mas eu fico feliz também com a disciplina e a segurança lá dentro”, afirmou.

PROGRAMA – Viabilizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), o programa foi instituído pela pela Lei Estadual nº 21.327 de 20 de dezembro de 2022 e tem como principal objetivo ofertar educação básica de qualidade, o desenvolvimento de um ambiente escolar adequado que promova a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, a gestão de excelência dos processos educacionais, pedagógicos e administrativos e o fortalecimento de valores humanos e cívicos.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Reunião Global de Educação pede prioridade no financiamento do setor
Rede estadual abre na segunda-feira rematrículas para 2025; matrículas começam dia 13
Rede estadual abre na segunda-feira matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2025
4,3 mil toneladas de alimentos: Governo entrega última remessa da merenda para as escolas
MEC fará prova única de seleção para professores de escolas públicas
Ministro da Educação destaca importância da tecnologia, mas com limite
Capes busca mais orçamento para ampliar bolsas de pós-graduação
Semana tem reuniões internacionais de educação em Fortaleza
Estado reúne 200 professores de robótica para encerramento da jornada educacional de 2024
Qualificar ensino fundamental é desafio para o próximo prefeito de BH
Concurso da Melhor Merenda Escolar do Paraná encerra inscrições com 524 participantes
Alunos de escola estadual criam sistema que moderniza controle de frequência e reduz faltas
Evento na Uerj debate educação e ações afirmativas no país
Encerra nesta quarta o prazo de inscrição no concurso de melhor merenda do Paraná
Ganhando o Mundo: estudantes comemoram conquista da vaga após muita dedicação
Melhor educação do Brasil: formação e estrutura transformam o ensino no Paraná
Paraná firma parceria com Google para qualificar alunos de escolas profissionalizantes
Colégio estadual em Curitiba é exemplo da educação científica que transcende a sala de aula
Na maior edição, Ganhando o Mundo enviará 1,2 mil alunos para intercâmbio em 2025
Educação promove em Foz do Iguaçu o 3º encontro paranaense de Jovens Protagonistas
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile