CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Piana destaca avanços do Paraná em evento que discute tecnologia no ensino público
Foz do Iguaçu, 15 de maio de 2024 - O governador em exercício, Darci Piana, participa, em Foz do Iguaçu, da abertura do Grupo de Trabalho de Tecnologia do Conselho Nacional Sos secretários de Educação (Consed)Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Piana destaca avanços do Paraná em evento que discute tecnologia no ensino público

Piana destacou o impacto positivo da tecnologia no aprendizado dos estudantes e os resultados recentes da educação paranaense, que chegou à liderança no ranking do mais......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Piana destaca avanços do Paraná em evento que discute tecnologia no ensino público
Foz do Iguaçu, 15 de maio de 2024 - O governador em exercício, Darci Piana, participa, em Foz do Iguaçu, da abertura do Grupo de Trabalho de Tecnologia do Conselho Nacional Sos secretários de Educação (Consed)Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O governador em exercício Darci Piana participou nesta quinta-feira (15) da abertura do 1º Encontro Presencial do Grupo de Trabalho de Tecnologia e Inovação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Foz do Iguaçu, no Oeste. O evento trata dos desafios e das boas práticas nas redes públicas de ensino para uma educação mais conectada e eficaz.

Piana destacou o impacto positivo da tecnologia no aprendizado dos estudantes e os resultados recentes da educação paranaense, que chegou à liderança no ranking do mais recente ranking Ideb no ensino médio. “A troca de experiências é fundamental para a evolução dos processos, tanto ouvir o que os outros têm para dizer como mostrar o que nós fizemos de bom. A inclusão das disciplinas de robótica e programação, por exemplo, é uma experiência inovadora do Paraná, que tem colaborado para a evolução do ensino no Paraná”, afirmou.

Atualmente, o Paraná tem cerca de 530 mil alunos matriculados em 20 mil turmas de programação, por exemplo. O Estado também se utiliza de plataformas digitais com recursos interativos para facilitar a prática pedagógica das demais disciplinas, tornando o aprendizado mais envolvente e flexível.

“As plataformas educacionais e a conectividade são grandes ferramentas no auxílio do trabalho do professor. Estamos aqui para discutir propostas que possam facilitar a atividade do professor e engajar os alunos”, disse o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, que também é um dos líderes do GT de Tecnologia e Inovação do Consed.

BONS EXEMPLOS – O encontro reúne secretários de Educação e gestores públicos de todo o País até sexta-feira (17). Ao longo dos painéis, serão abordados temas como infraestrutura tecnológica e gestão de tecnologias educacionais. Especialistas e secretários vão compartilhar experiências e ideias sobre o uso de softwares e dados na educação.

A Secretaria da Educação do Paraná também vai apresentar a experiência de uso dos Educatrons, conjuntos tecnológicos compostos por smart TV 43”, computador, webcam, microfones, teclado com mouse pad e pedestal regulável, que são usados para as atividades didáticas.

Os equipamentos fazem parte de um grande plano de investimentos na educação pública do Paraná por um ensino mais conectado e tecnológico. Em 2023, o Governo do Estado adquiriu mais de 120 mil equipamentos de informática, investindo em computadores, tablets e chromebooks, que foram distribuídos para todas as escolas estaduais.

Atualmente, a rede estadual de ensino do Paraná conta com 2.104 escolas e mais de 920 mil estudantes matriculados.

ENCONTRO – Este é o primeiro encontro do GT de Tecnologia e Inovação do Consed que acontece presencialmente. O grupo tem o apoio da Coalizão Educação Tec., formada pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Fundação Lemann, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Natura, Instituto Sonho Grande e MegaEdu e BID.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes na abertura do evento a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Katia Helena Schweickardt; o secretário de Educação do Mato Grosso, Alan Porto; a diretora-executiva da Coalizão Tec Educação, Julia Sant’Anna; e demais secretários e gestores públicos estaduais.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais