CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Pianista russo abre Série Ouro da Orquestra Sinfônica; próxima apresentação será em junho
Pianista russo abre Série Ouro da Orquestra Sinfônica; próxima apresentação será em junhoFoto: Vitor Dias/ Teatro Guaíra

Pianista russo abre Série Ouro da Orquestra Sinfônica; próxima apresentação será em junho

O concerto encantou o público com "Sinfonia nº 1" de Brahms e o "Concerto n° 1" para piano e orquestra de Chopin. Shishkin, que se apresentou em......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Pianista russo abre Série Ouro da Orquestra Sinfônica; próxima apresentação será em junho
Pianista russo abre Série Ouro da Orquestra Sinfônica; próxima apresentação será em junhoFoto: Vitor Dias/ Teatro Guaíra

A Série Ouro de concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná começou com “Ciclo das 4 Sinfonias de Brahms” e uma parceria inédita com o solista russo Dmitry Shishkin. As apresentações aconteceram na quinta-feira (9) da semana passada e no domingo de Dia das Mães, levando bom público (cerca de 3,2 mil pessoas) para o Teatro Guaíra, no Centro da Capital.

O concerto encantou o público com “Sinfonia nº 1” de Brahms e o “Concerto n° 1” para piano e orquestra de Chopin. Shishkin, que se apresentou em todos os cantos do mundo, se encantou com o palco do Guaíra. “O teatro é incrível, o tamanho dele é impressionante, eu não esperava que fosse assim. Essa foi um semana bem diferente e fiquei bem feliz por descobrir esta nova casa no Paraná”, contou. 

Dmitry é um dos maiores pianistas do mundo dessa geração. Ele nasceu na Sibéria e estudou na tradicional Gnessin Moscow School of Music. Depois frequentou o Conservatório Tchaikovsky de Moscou, o Conservatório Vincenzo Bellini, na Itália, e a Musikhochschule, na Alemanha. Já colaborou com a Orquestra Nacional Russa, Orquestra Filarmônica de Varsóvia e Orquestra Sinfônica de Tóquio. 

O pianista também se encantou pelas belezas naturais do Paraná. Ele conheceu Foz do Iguaçu, que abriga uma das Sete Maravilhas da Natureza. “Tive uma experiência maravilhosa nas Cataratas do Iguaçu. Eu descobri esse lugar recentemente e me apaixonei. Foi maravilhoso, eu não tenho palavras para descrever o quão impressionante é a natureza ali naquele parque”, destacou.

A condução do concerto foi do maestro Roberto Tibiriçá, regente titular e diretor musical da Orquestra Sinfônica do Paraná, a quem o pianista conhece há dez anos. “Nós fizemos ótimos concertos juntos e compartilhamos muita música, fiquei muito feliz de ter a oportunidade de fazer isso novamente”, comemorou o solista.

SÉRIE OURO – A chamada Série Ouro contempla as quatro sinfonias do compositor alemão Johannes Brahms com apresentações até setembro. Serão oito apresentações, sendo o programa da noite de quinta-feira o mesmo da manhã do domingo seguinte. A cada ciclo, a obra de Brahms será acompanhada pela de outro compositor romântico: Chopin, Tchaikovsky, Liszt e Hekel Tavares.

Os solistas convidados para se apresentar junto com a Orquestra Sinfônica do Paraná têm renome mundial. Além de Dmitry, os próximos são o violinista brasileiro Guido Sant’Anna, que acabou de ganhar a edição da competição internacional Fritz Kreisler, na Áustria (em junho); a ucraniana Valentina Litsitsa, que já participou de recitais no Royal Albert Hall, em Londres, na Filarmônica de Berlim, e no Théâtre des Champs Elysées em Paris (em agosto); e o pianista brasileiro Cristian Budu, que venceu o Concurso Internacional Clara Haskil, na Suíça (em setembro).

A Orquestra Sinfônica do Paraná é mantida pelo Governo do Estado e integra os corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra. A realização da Série Ouro de concertos tem parceria com o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP). A programação da Orquestra para 2024 está disponível na página do Teatro Guaíra. Os ingressos a partir de R$ 10,00 (meia-entrada) estarão à venda em breve, sempre na bilheteria do Teatro Guaíra e pelo site DeuBalada.com.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais