CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Orquestra para mães, exposição japonesa e Semana dos Museus animam a programação cultural
OSPFoto: Vitor Dias

Orquestra para mães, exposição japonesa e Semana dos Museus animam a programação cultural

Essa é uma das atrações culturais do final de semana e da próxima semana. O site da Agência Estadual de Notícias publica às sextas-feiras a programação......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Orquestra para mães, exposição japonesa e Semana dos Museus animam a programação cultural
OSPFoto: Vitor Dias

Neste domingo (12), Dia das Mães, a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) traz ao Guairão uma boa opção para comemorar a data com o concerto “Ciclo das 4 Sinfonias de Brahms”. Com o pianista russo Dmitry Shiskin como convidado, esse é o primeiro programa da Série Ouro, uma sequência de concertos da OSP que contempla as quatro sinfonias de Johannes Brahms e a obra de outros compositores românticos.

Essa é uma das atrações culturais do final de semana e da próxima semana. O site da Agência Estadual de Notícias publica às sextas-feiras a programação dos espaços culturais administrados pelo Governo do Estado. Há opções para todos os públicos e atrações gratuitas.

Durante todo o fim de semana, no Guairinha, as crianças poderão se divertir e aprender com a história de uma abelha heroína com a peça “A Floresta em Chamas”, obra inspirada na tradição dos griots africanos.

Com a temática Museus, Educação e Pesquisa, a programação da 22ª Semana Nacional dos Museus começa na segunda (13), com uma diversidade de atividades para todos os públicos no Museu Paranaense, Museu da Imagem e do Som e Museu Oscar Niemeyer.

O multiartista curitibano Rimon Guimarães assume a Sala Aberta, novo projeto do MAC Paraná. Conhecido por seus murais urbanos, ele traz ao museu a exposição inédita “Adaptabilidade” e a oportunidade de interações diretas com o seu trabalho.

No Interior do Estado, o município de Assaí recebe um recorte do acervo de arte asiática do MON com a exposição itinerante “Arte Japonesa na Coleção do MON”. Já o Cinema na Praça segue para as cidades de Nova Prata do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu e Arapuã.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Sábado Lúdico – Evento para crianças de 6 a 12 anos, voltado para o aprendizado de RPG e card games. Neste sábado, dia 11, às 10h, na Gibiteca/Multimeios.

Ler Junto, com Guilherme Shibata – Todas as segundas-feiras, às 18h30, acontece o encontro para leitura guiada e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, no dia 13, é o conto “História porto-alegrense”, de Moacyr Scliar, no Auditório da BPP.

Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação – com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual –, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. Os encontros são abertos para todas as idades, sem necessidade de inscrição.

Leitura Amiga – No sábado (11), às 10h, acontece um encontro com as crianças para a leitura de livros, com a presença da autora Célia Cris e animais adestrados da ONG Cãopanheiro. NaSeção Infantil.

Projeto Cine Inclusivo (filmes) – Sessões com exibição de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

Títulos disponíveis:

“Os Olhos do Pianista” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras Duração: 5 minutos – Classificação indicativa: livre.

“Retrovisor” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 1h45 – Classificação indicativa: +10 anos.

“Menina da Chuva” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – duração: 6 minutos – classificação indicativa: livre.

De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h. O agendamento deve ser feito pelo telefone (41) 3221-4985.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Música na varanda – Em comemoração à Semana dos Museus, a partir desta segunda (13) até sexta-feira (17), das 12h às 12h40, a varanda do Palácio da Liberdade, casarão histórico ocupado pelo MIS-PR, torna-se palco de apresentações musicais. Em parceria com o curso de Música da Unespar, alunos e professores tocarão diferentes repertórios a cada dia para os transeuntes da Rua Barão do Rio Branco.

Podcast – Na segunda (13), às 16h, o museu disponibiliza o episódio “Semana de Museus” do podcast LabEducine, em parceria com o Laboratório de Cinema e Educação da Unespar. A gravação estará disponível na plataforma Spotify e no canal do YouTube do MIS Paraná

Com uma hora de duração, o bate-papo conta com Mirele Camargo, diretora do MIS-PR; Rodrigo Jardini Marques, professor de Música na Unespar e coordenador do projeto “Tons Vizinhos”; Solange Straub Stecz, professora do curso de Cinema na Unespar e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes; William Biagioli, cineasta e professor de Cinema do Centro Europeu, responsável pela digitalização recente de filmes do acervo do MIS-PR; e Luís Augusto Koenig Veiga, professor do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, além de orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Tecnologia na preservação patrimonial – Na terça (14), das 15h às 16h, o museu recebe a palestra “Utilização de sensores MEMS em aplicações geodésicas e levantamentos 3D para fins de preservação de patrimônio histórico”, com o professor Luís Augusto Koenig Veiga. O evento integra a programação da 22ª Semana Nacional dos Museus. Entrada livre e gratuita.

Exibição de curta-documentário – Na quarta (15), das 15h às 16h, o museu exibe o curta-documentário “Sobre arte sob vigilância”, que aborda a visão de oito vigilantes do Museu de Arte de Santa Catarina sobre arte, patrimônio e educação. Em seguida, a diretora do filme, Fernanda do Canto, promove uma roda de conversa sobre educação museal. O evento está na programação da 22ª Semana Nacional dos Museus. Entrada livre e gratuita.

Chorinho no museu – Nesta quarta (15), às 18h, o projeto Tons Vizinhos, parceria entre MIS-PR e o curso de Música da Unespar, traz para a quarta musical da semana uma roda de choro. Quem toca é o conjunto Belas no Choro.

Papo musical – Na quinta (16), das 17h30 às 18h30, a professora Marilia Giller ministra a palestra “Maneiras de ver o jazz em acervos do Paraná – Desafios históricos e musicais”. Evento da 22ª Semana Nacional dos Museus. Entrada livre e gratuita.

Outros curtas – Na sexta (17), das 16h às 17h, o museu exibe os curtas “Neve de 1974” e “Inauguração do MIS-PR”, filmagens de Curitiba que estão no acervo do museu, digitalizados em parceria com a Cinemateca de Curitiba. O evento também faz parte da programação da 22ª Semana Nacional dos Museus. Entrada livre e gratuita.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Rimon no MAC Paraná – A Sala Aberta, novo projeto do MAC Paraná, avançou para sua segunda etapa. O multiartista curitibano Rimon Guimarães assume o espaço dedicado a “situações artísticas”. Ele apresenta a exposição individual inédita “Adaptabilidade”, um ateliê aberto ao público e com interações diretas com os visitantes. O MAC Paraná, localizado dentro do Museu Oscar Niemeyer (MON), promove a iniciativa na Sala 9.

Museu Paranaense (MUPA)

Exposição de Lenora de Barros – Na quinta (16), às 19h, o museu abre a exposição “Lenora de Barros: Fogo no Olho”, com curadoria de Pollyana Quintella. Parte da programação da 22ª Semana Nacional de Museus, a mostra traz obras da artista Lenora de Barros que exploram a palavra “língua” e outras que traçam diálogos entre ver e dizer, palavra e imagem. A abertura acompanha uma roda de conversa entre artista e curadora sobre os 40 anos de trajetória de Lenora e as principais questões de sua produção. O evento está na programação da 22ª  Semana Nacional dos Museus. Entrada livre e gratuita.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Palestra – Na segunda (13), às 15h, a palestra “A pesquisa educacional nos museus: olhares sobre exposições e públicos”, com a professora e pesquisadora Martha Marandino, propõe reflexões sobre “Museus, Educação e Pesquisa”, tema da 22ª Semana Nacional dos Museus. A atividade é gratuita, mas exige inscrição prévia (AQUI).

Relatos de experiências – Na segunda (13), às 16h30, na mesa-redonda “Mediação Cultural” de educadores do Museu Paranaense, Fundação Cultural de Curitiba e Caixa Cultural Curitiba vão compartilhar importantes projetos e formas de pensar a mediação em diferentes espaços de educação não formal. A atividade é gratuita, mas é necessária inscrição prévia (AQUI).

Pedagogia – Na segunda (13), às 19h, a palestra “Habitar o museu com a criança pequena: pesquisa e formação como possibilidade” aborda uma pesquisa realizada pela professora e pesquisadora Solange Gabre em investigação pelo acervo e a relação com  professoras da Educação Infantil e profissionais de museu em um processo de formação colaborativa que resultou na exposição “Com olhos de criança – o acervo do MuMA”, com mediação compartilhada. A atividade é gratuita, com inscrição prévia (AQUI).

Primeiros Passos – Na quinta (16), das 10h30 às 11h30, o MON Primeiros Passos realiza a oficina sensorial inspirada na obra “Lampadário de Mesquita”, da coleção asiática do museu. Na atividade, chamada “Modelando Sombras”, as crianças explorarão texturas e formas em argila. A ação é voltada para crianças de 12 a 24 meses. Ingressos AQUI.

MON em Assaí – A partir de quinta (16), a exposição itinerante “Arte Japonesa na Coleção do MON” desembarca no Memorial da Imigração Japonesa de Assaí, no Norte do Estado. Com um recorte da coleção asiática que pertence à instituição, a mostra apresenta ao público uma parte da coleção dos tradicionais bonecos japoneses Ningyos, além de máscaras, xilogravuras e utensílios, como bandejas e recipientes.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Guairão

Série Ouro: Ciclo das 4 Sinfonias de Brahms – No domingo (12), Dia das Mães, às 10h30, a Orquestra Sinfônica do Paraná traz o pianista russo Dmitry Shiskin como convidado para o concerto “Ciclo das 4 Sinfonias de Brahms”. É o primeiro programa da chamada Série Ouro, uma sequência de concertos da OSP com convidados brasileiros e internacionais, que contempla as quatro sinfonias do compositor alemão Johannes Brahms acompanhada pela obra de outro compositor romântico. Neste primeiro concerto, a “Sinfonia nº 1”, de Brahms, une-se ao “Concerto n° 1” para piano e orquestra”, do compositor Frédéric Chopin. Os ingressos estão disponíveis no site Deu Balada a partir de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).

Guairinha

“A Floresta em Chamas” – Nos dias 10, 11 e 12 de maio, o Guairinha recebe “A Floresta em Chamas”, obra inspirada na rica tradição dos griots, contadores de histórias africanos, que traz à cena uma abelhinha em uma missão para salvar sua floresta em chamas. A trama se desdobra em uma aventura emocionante, repleta de ensinamentos sobre coragem, união e a importância da preservação ambiental. Os ingressos estão disponíveis no Deu Balada com valores de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)

“Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças” – Visto por mais de 200 mil pessoas, o musical infantil “Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças” chega ao auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), de 16 a 19 de maio. O espetáculo faz parte do projeto “Grandes Músicos para Pequenos”, com o objetivo de levar para os palcos nomes importantes da cultura brasileira em montagens que mesclam biografia e canções do artista homenageado, aproximando gerações em espetáculos para toda a família. Os ingressos estão disponíveis pela Ticket Fácil a partir de R$ 20.

Miniauditório

“Uma Jornada no Sertão” – Baseado na obra “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto, “Uma Jornada no Sertão” é um espetáculo de teatro e dança que mergulha na essência nordestina, explorando as lutas e aspirações do sertanejo em busca de dignidade. Esta produção promete uma imersão poética e emocional, cativando o público com uma experiência teatral impactante. As apresentações acontecem de 10 a 12 de maio, e os ingressos estão disponíveis no Disk Ingressos a partir de R$ 25.

Cinema na Praça

Com exibições ao ar livre, o projeto Cinema na Praça leva o entretenimento e a experiência do cinema para espectadores de municípios do interior do Paraná que não possuem salas de exibição. Os municípios abaixo exibirão os filmes “Brichos 2″, às 18h30, e “Minha mãe é uma peça 3″, às 20h. A cidade de Arapuã terá outra programação, com “Lino – Uma Aventura de Sete Vidas”, às 19h, e “O Palhaço”, às 21h.

Cruzeiro do Iguaçu – Terça-feira (14). Local: Praça Municipal

Boa Esperança do Iguaçu – Quarta-feira (15). Local: Praça Maria Francisca da Silva

Nova Prata do Iguaçu – Quinta-feira (16). Local: Rua Vereador Valmor Gomes – Em frente à prefeitura

Arapuã – Quinta-feira (16). Local: Praça Central – Rua Presidente Café Filho

Endereços:

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Cândido de junho traz reportagem especial sobre o Grupo Miguilim
Cândido de junho traz reportagem especial sobre o Grupo Miguilim
Humberto Gessinger, Efrain Almeida e Noite de Ideias: confira a semana da Cultura
Humberto Gessinger, Efrain Almeida e Noite de Ideias: confira a semana da Cultura
Humberto Gessinger, Efrain Almeida no MON e Noite de Ideias no MUPA: confira a semana da Cultura
Humberto Gessinger, Efrain Almeida no MON e Noite de Ideias no MUPA: confira a semana da Cultura
Lula lança selo dos Correios em celebração a obra de Paulo Coelho
Lula lança selo dos Correios em celebração a obra de Paulo Coelho
MON inaugura exposição inédita do artista Efrain Almeida em 20 de junho
MON inaugura exposição inédita do artista Efrain Almeida em 20 de junho
Dos quadrinhos à pintura: artista visual Nicholas Steinmetz ocupa a Sala Aberta do MAC-PR
Dos quadrinhos à pintura: artista visual Nicholas Steinmetz ocupa a Sala Aberta do MAC-PR
MON divulga material de apoio aos educadores sobre a coleção asiática
MON divulga material de apoio aos educadores sobre a coleção asiática
Humberto Gessinger se apresenta neste sábado no Teatro Guaíra com show inédito
Humberto Gessinger se apresenta neste sábado no Teatro Guaíra com show inédito
Exposição do Museu do Ipiranga mostra evolução do mobiliário do Brasil
Exposição do Museu do Ipiranga mostra evolução do mobiliário do Brasil
Evento de ópera celebra cultura italiana no Theatro Municipal de SP
Evento de ópera celebra cultura italiana no Theatro Municipal de SP
Museu Casa Alfredo Andersen celebra inclusão com mostra que abre nesta quinta-feira
Museu Casa Alfredo Andersen celebra inclusão com mostra que abre nesta quinta-feira
Centro Juvenil de Artes Plásticas comemora 71 anos em exposição no Museu Guido Viaro
Centro Juvenil de Artes Plásticas comemora 71 anos em exposição no Museu Guido Viaro
Com reconhecido violinista brasileiro, Orquestra Sinfônica se apresenta no domingo
Com reconhecido violinista brasileiro, Orquestra Sinfônica se apresenta no domingo
Noite das Ideias: MUPA recebe evento internacional da Embaixada da França
Noite das Ideias: MUPA recebe evento internacional da Embaixada da França
Richard Clayderman, Série Ouro, Roda de Samba e exposições: a agenda cultural da semana
Richard Clayderman, Série Ouro, Roda de Samba e exposições: a agenda cultural da semana
Museu Oscar Niemeyer promove oficina sensorial de argila para crianças de 1 a 2 anos
Museu Oscar Niemeyer promove oficina sensorial de argila para crianças de 1 a 2 anos
Festival de curtas-metragens em Paranaguá abrirá inscrições para todo o país
Festival de curtas-metragens em Paranaguá abrirá inscrições para todo o país
Senado aprova marco regulatório do fomento à cultura no Brasil
Senado aprova marco regulatório do fomento à cultura no Brasil
MUPA promove em junho ações do Programa Público para crianças e adolescentes
MUPA promove em junho ações do Programa Público para crianças e adolescentes
Crianças no Teatro: “Carmela, Caramelo e Remela” encerra circulação em Telêmaco Borba
Crianças no Teatro: “Carmela, Caramelo e Remela” encerra circulação em Telêmaco Borba
Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais