CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Espaços culturais do Estado divulgam programação da Semana Nacional de Museus
Obra dos Alunos do Alfredo Anderson MCAAFoto: Anderson Tozato/SEEC

Espaços culturais do Estado divulgam programação da Semana Nacional de Museus

A Semana é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e as instituições pertencentes ao Estado participam com a Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem).......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Espaços culturais do Estado divulgam programação da Semana Nacional de Museus
Obra dos Alunos do Alfredo Anderson MCAAFoto: Anderson Tozato/SEEC

Os museus do Governo do Estado promovem na próxima semana uma série de atividades, como palestras, debates e exposições, abordando o compromisso com educação e pesquisa. A programação faz parte da 22.ª Semana Nacional de Museus, que acontece entre 13 e 20 de maio e tem como tema Museus, Educação e Pesquisa, refletindo a importância das instituições culturais como impulsionadoras do saber.

A Semana é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e as instituições pertencentes ao Estado participam com a Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem). A maioria das atividades tem entrada livre e gratuita, mas muitas exigem inscrições prévias. 

“As instituições museais são espaços que constroem e promovem uma diversidade de saberes”, diz a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. Ela afirma que, além das obras, exposições e atividades, um destaque são os acervos museológicos e o seu poder de capacitar e enriquecer profissionais em formação e pesquisadores. “Cada museu tem potencial para servir como uma escola dinâmica e viva”.

Marcos Coga, coordenador da Cosem, enfatiza o compromisso com ações que fomentem oportunidades de aprendizagem inclusiva e de qualidade, permitindo que o público explore, questione e descubra por meio de experiências museais. “Além de serem extensões de conhecimento para a comunidade escolar, acadêmica e cultural, as interações com museus e espaços culturais enriquecem o processo educacional, o poder criativo, e o pensamento crítico”.

Confira a programação da 22.ª Semana Nacional de Museus nos instituições do Estado:

Museu Paranaense (MUPA)

Lenora de Barros: Exposição + Mesa de conversa

Na quinta, 16 de maio, às 19h, o museu abre a exposição “Lenora de Barros: Fogo no Olho”, com curadoria da pesquisadora Pollyana Quintella. Em cartaz até 09 de julho, na sala Lange de Morretes, será exibido na mostra um pequeno conjunto de obras em fotografia e vídeo da artista, que exploram a dimensão polifônica da palavra “língua” – a um só tempo, órgão, músculo, idioma, linguagem, sistema abstrato de signos inter-relacionados. Além disso, haverá outras obras que traçam diálogos entre ver e dizer, palavra e imagem.

Na abertura, artista e curadora se reúnem em uma mesa de conversa para refletir sobre os mais de 40 anos de trajetória artística de Lenora e as principais questões de sua produção, que transita pelos mais diversos formatos, dialoga com interesses de múltiplos campos, como as artes visuais, a poesia e as artes performáticas, e desafia as estruturas convencionais da linguagem, buscando expandir nossos modos de escrever o mundo e nós mesmos.

Exibição + Bate-papo: documentário “Leoas: o legado feminino no Maracatu Leão Coroado”

No sábado, 18 de maio, às 14h, o museu exibe o documentário “Leoas: o legado feminino no Maracatu Leão Coroado”. A partir de vivências de mulheres de diferentes gerações no Maracatu Nação Leão Coroado, grupo com 160 anos de tradição que até poucos anos atrás era liderado e protagonizado por homens, o filme debate a ancestralidade, religião, cultura e o protagonismo de mulheres negras. 

Seguindo a exibição do filme, das 14h30 às 15h, Karen Aguiar, diretora do documentário e integrante do Maracatu Leão Coroado, abre o espaço para conversa. O bate-papo visa refletir algumas temáticas como a importância das mulheres na manutenção de culturas populares, com enfoque na trajetória de mulheres dentro da Nação de Maracatu Leão Coroado. Entrada livre e gratuita.

Oficina de Maracatu

Logo após o bate-papo, no sábado (18), das 15h às 18h, Karen Aguiar dará a oficina de baque virado na linguagem do Maracatu Leão Coroado. Serão passados os ritmos e vozes de cada instrumento no nível básico com o objetivo de construir as bases do baque, tanto para participantes que já tocam maracatu ou tem noção musical, como a iniciantes, com pouca ou nenhuma prática. 

Para participar, é necessário trazer os próprios instrumentos: tambor/bombo/alfaia, caixa, agogô/gonguê e/ou ganzá. Interessados poderão se inscrever via formulário, disponível a partir do dia 13 de maio, na página da programação do MUPA, AQUI.  

Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR)

Música na Varanda 

De 13 a 17 de maio, das 12h às 12h40, a varanda do Palácio da Liberdade, casarão ocupado pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná, ganha vida com apresentações ao vivo de música. Em parceria com o curso de Música da Unespar, alunos e professores tocarão diferentes repertórios a cada dia, que ecoam para os transeuntes da Rua Barão do Rio Branco, 395. 

Museu em podcast 

Na segunda, 13 de maio, às 16h, em parceria com o Laboratório de Cinema e Educação da Unespar, o museu disponibiliza o episódio “Semana de Museus” do podcast LabEducine. A gravação estará disponível pelo perfil do podcast na plataforma Spotify, disponível neste link e no canal do YouTube do MIS Paraná

Com uma hora de duração, o bate-papo contará com Mirele Camargo, diretora do MIS-PR; Rodrigo Jardini Marques, professor de Música na Unespar e coordenador do projeto “Tons Vizinhos”; Solange Straub Stecz, professora do curso de Cinema na Unespar e coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Artes; William Biagioli, cineasta e professor de Cinema do Centro Europeu, responsável pela digitalização recente de filmes do acervo do MIS-PR; e Luís Augusto Koenig Veiga, professor do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura e orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Preservação e tecnologia com sensores

Na terça, 14 de maio, das 15h às 16h, o museu recebe a palestra “Utilização de sensores MEMS em aplicações geodésicas e levantamentos 3D para fins de preservação de patrimônio histórico”, com o professor Luís Augusto Koenig Veiga, professor do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura e professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Entrada livre e gratuita.

Exibição de curta

Na quarta, 15 de maio, das 15h às 16h, o museu exibe o curta-documentário “Sobre arte sob vigilância”, que aborda a visão de oito vigilantes do Museu de Arte de Santa Catarina sobre arte, patrimônio e educação, entrevistados durante a exposição “A força da matéria” do artista Joan Miró. Ao final, a diretora do filme, Fernanda do Canto, promove uma roda de conversa sobre educação museal. Entrada livre e gratuita.

Papo musical 

Na quinta, 16 de maio, das 17h30 às 18h30, o museu recebe a professora Marilia Giller para a palestra “Maneiras de ver o jazz em acervos do Paraná – Desafios históricos e musicais”, que abordará o as coleções do gênero tanto aspectos históricos quanto musicais. Entrada livre e gratuita.

Raridades

Na sexta, 17 de maio, das 16h às 17h, o museu exibe os curtas “Neve de 1974” e “Inauguração do MIS-PR”, filmagens de Curitiba que estão no acervo do museu, digitalizados em parceria com a Cinemateca de Curitiba. Entrada livre e gratuita.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Educação e pesquisa no museu

Na segunda, 13 de maio, às 15h, a palestra “A pesquisa educacional nos museus: olhares sobre exposições e públicos”, com a professora e pesquisadora Martha Marandino, propõe reflexões sobre o tema da 22.ª Semana Nacional dos Museus, abordando exemplos de pesquisas em museus que analisam exposições e públicos com base nos referenciais da pesquisa em educação. A atividade é gratuita, mas exige inscrição prévia por meio deste link.

Relatos de experiências

Na segunda, 13 de maio, às 16h30, na mesa-redonda “Mediação Cultural” de educadores do Museu Paranaense, Fundação Cultural de Curitiba e Caixa Cultural Curitiba vão compartilhar importantes projetos e formas de pensar a mediação em diferentes espaços de educação não formal. A atividade é gratuita, mas exige inscrição prévia, que pode ser feita AQUI 

Crianças pequenas no museu

Na segunda, 13 de maio, às 19h, a palestra “Habitar o museu com a criança pequena: pesquisa e formação como possibilidade” aborda uma pesquisa realizada pela professora e pesquisadora Solange Gabre em investigação pelo acervo e a relação com  professoras da Educação Infantil e profissionais de museu em um processo de formação colaborativa que resultou na exposição “Com olhos de criança – o acervo do MuMA”, com mediação compartilhada. A atividade é gratuita, mas exige inscrição prévia por meio deste link. 

Laboratório de investigação – MON Primeiros Passos

Na segunda, 20 de maio, às 10h, esse laboratório vai reunir pessoas interessadas em aprofundar pesquisas, práticas e experiências possíveis no desenvolvimento de ações focadas no público infantil de 1 a 2 anos. A atividade é gratuita, mas exige inscrição prévia 

Laboratório de investigação – Acesse para Perceber

Na segunda, 20 de maio, às 14h30, esse laboratório reunirá pessoas interessadas em aprofundar pesquisas, práticas e experiências possíveis no desenvolvimento de ações focadas no público espontâneo. A atividade é gratuita, mas exige inscrição prévia. 

Museu do Expedicionário (MEXP)

Ação educativa

Voltada para o público infantil, no sábado, 18 de maio, das 14h às 16h, o museu media uma visitação e atividade que segue a temática do espaço: a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Entre o acervo exposto estão os uniformes e materiais bélicos utilizados pelos combatentes, além de documentos, fotos, filmes, mapas e ilustrações. Participação gratuita. Limite de 30 vagas por ordem de chegada.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Discípulos de Andersen

Na quarta, 22 de maio, das 14h às 15h30, o museu recebe Rosemeire Odahara, pesquisadora curadora da exposição “Apresentando os Gêneros da Pintura Pelas Obras de Alunos de Alfredo Andersen” para uma conversa aberta ao público sobre o conteúdo por meio das obras de alguns dos discípulos do pai da pintura paranaense. Entrada livre e gratuita.

Endereços:

Museu Paranaense

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba – PR

(41) 3304-3300

Museu Oscar Niemeyer

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu da Imagem e do Som

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba – PR

(41) 3232-9113

Museu do Expedicionário

Rua Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba – PR

(41) 3362-8231

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba – PR

(41) 3222-8262.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

“Bombardeio de Fios” marca o Dia Internacional da Pessoa Surdocega na BPP
“Bombardeio de Fios” marca o Dia Internacional da Pessoa Surdocega na BPP
Agenda cultural: Sandra Sá, Magal, Blindagem e mostras no MON movimentam a semana
Agenda cultural: Sandra Sá, Magal, Blindagem e mostras no MON movimentam a semana
MON promove edição especial do programa Arte para Maiores em junho
MON promove edição especial do programa Arte para Maiores em junho
Patrimônio cultural: com apoio do Estado, Antonina tem evento de restauro e conservação
Patrimônio cultural: com apoio do Estado, Antonina tem evento de restauro e conservação
Mostra “Antes e agora, longe e aqui dentro” é tema do programa MON na Escola
Mostra “Antes e agora, longe e aqui dentro” é tema do programa MON na Escola
Com antropólogos, MUPA promove mesa de conversa “Produção de corpos indígenas”
Com antropólogos, MUPA promove mesa de conversa “Produção de corpos indígenas”
Teatro Guaíra recebe espetáculos da edição de inverno da Oficina de Música
Teatro Guaíra recebe espetáculos da edição de inverno da Oficina de Música
Museu da Imagem e do Som recebe Bruna Alcantara com a mostra Cartas para o futuro
Museu da Imagem e do Som recebe Bruna Alcantara com a mostra Cartas para o futuro
Teatro José Maria Santos recebe peça infantil que incentiva o gosto pela leitura
Teatro José Maria Santos recebe peça infantil que incentiva o gosto pela leitura
Chico Buarque integra patrimônio da sensibilidade brasileira
Chico Buarque integra patrimônio da sensibilidade brasileira
Festival de Audiovisualidades do MAC Paraná terá mostras competitivas e de acervo
Festival de Audiovisualidades do MAC Paraná terá mostras competitivas e de acervo
Paraná terá sete Núcleos Regionais de Cultura para ampliar acesso a ações na área
Paraná terá sete Núcleos Regionais de Cultura para ampliar acesso a ações na área
Sinfônica do Paraná tem protagonismo feminino e música francesa neste domingo
Sinfônica do Paraná tem protagonismo feminino e música francesa neste domingo
Artes cênicas são destaque do Programa Público do MUPA no final de semana
Artes cênicas são destaque do Programa Público do MUPA no final de semana
Cantor e compositor Jorge Vercillo celebra 30 anos de carreira no Guairão
Cantor e compositor Jorge Vercillo celebra 30 anos de carreira no Guairão
Cândido de junho traz reportagem especial sobre o Grupo Miguilim
Cândido de junho traz reportagem especial sobre o Grupo Miguilim
Humberto Gessinger, Efrain Almeida e Noite de Ideias: confira a semana da Cultura
Humberto Gessinger, Efrain Almeida e Noite de Ideias: confira a semana da Cultura
Humberto Gessinger, Efrain Almeida no MON e Noite de Ideias no MUPA: confira a semana da Cultura
Humberto Gessinger, Efrain Almeida no MON e Noite de Ideias no MUPA: confira a semana da Cultura
Lula lança selo dos Correios em celebração a obra de Paulo Coelho
Lula lança selo dos Correios em celebração a obra de Paulo Coelho
MON inaugura exposição inédita do artista Efrain Almeida em 20 de junho
MON inaugura exposição inédita do artista Efrain Almeida em 20 de junho
Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais