CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Barbatuques, Balé Teatro Guaíra, novos livros e exposição inédita no MAC marcam agenda cultural
Outras EstaçõesFoto: Fernando Barkidom

Barbatuques, Balé Teatro Guaíra, novos livros e exposição inédita no MAC marcam agenda cultural

Na próxima quinta (9), o mesmo palco recebe outra apresentação de destaque: "Ciclo das 4 Sinfonias de Brahms", de Chopin, com o pianista russo Dmitry Shiskin.......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Barbatuques, Balé Teatro Guaíra, novos livros e exposição inédita no MAC marcam agenda cultural
Outras EstaçõesFoto: Fernando Barkidom

A nova união entre Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná é o grande destaque da semana na agenda cultural: o espetáculo “Conexões” reúne “Outras Estações”, de Vivaldi, coreografada por Jorge Garcia, e “Unwaltz – Isso não é uma valsa”, de Strauss, reinterpretada pelo coreógrafo francês Mathieu Guilhaumon, de 3 a 5 de maio no Guairão. 

Na próxima quinta (9), o mesmo palco recebe outra apresentação de destaque: “Ciclo das 4 Sinfonias de Brahms”, de Chopin, com o pianista russo Dmitry Shiskin. No Guairinha, o grupo Barbatuques, reconhecido pela percussão e música corporal, comemora 25 anos de estrada com um espetáculo especial no sábado (4) e domingo (5).

Além das exposições nacionais e internacionais de sucesso, o Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece ao público oficinas e atividades educativas variadas. Estão previstas visitas mediadas, atividades artísticas com giz pastel, além das palestras de Gustavo Caboco Wapichana e Fernanda Pitta.

A cena musical encontra o espaço museal toda quarta-feira no Museu da Imagem e do Som (MIS-PR). Na próxima quarta (8), o museu recebe o show de rock-brasileiro e psicodelia com a banda curitibana Teto Baixo. 

Ainda na quarta-feira (8), o multiartista Rimon Guimarães, conhecido por seus murais urbanos, assume a Sala Aberta do Museu de Arte Contemporânea (MAC-PR) com uma exposição individual e um período de interatividade com o público.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Samba do Compositor Paranaense – As rodas de samba na BPP, abertas ao público, ocorrem todos os primeiros sábados do mês. O próximo encontro será neste sábado (4), às 10h, no Hall Térreo.

Ler Junto, com Guilherme Shibata – Todas as segundas-feiras, às 18h30, acontece o encontro para leitura guiada e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, no dia 6, é o conto “Rolézim”, de Geovani Martins, no Auditório da BPP.

Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação – com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual – há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. Os encontros são abertos para todas as idades, sem necessidade de inscrição.

Lançamento de livro e abertura de exposição – Na próxima terça-feira, dia 7, Edra Moraes faz o lançamento do livro-objeto “As lavadeiras”, na Seção de Belas Artes. Neste mesmo dia acontece a abertura da exposição, com o mesmo nome do livro, a partir da instalação de um varal que convida os visitantes a explorarem um labirinto perfumado de alfazema.

Lançamento de livro, com sessão de autógrafos e bate-papo – Na quarta-feira, dia 8, o autor Giuseppe Caonetto lança seu livro “Nasci em 62 sonetos”, composto por esses poemas e um sonetilho, organizados em quatro partes. É às 17h, no Hall Térreo da BPP. 

Lançamento de livro, com sessão de autógrafos e bate-papo – Fechando os lançamentos da semana, na quinta-feira, dia 9, Pedro Pacheco realiza o evento do livro “História de um Nome”, com uma nova proposta de estudo dos nomes familiares, da genealogia, história e ciclos econômicos, principalmente da família Pacheco dos Santos Lima, e outras, como os Antunes Maciel, e imigrantes como os Scharnoweber, Schletter e Seiboth. É às 17h, no Auditório.  

Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação – com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual – há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. Os encontros são abertos para todas as idades, sem necessidade de inscrição.

Jornal Cândido – A 149ª edição do periódico on-line da Biblioteca Pública do Paraná já está disponível pelo link https://www.bpp.pr.gov.br/Candido, com uma reportagem especial sobre o kitsch na literatura, o segundo texto da série “Mulheres contra a Ditadura”, uma entrevista com a escritora Júlia Raiz, uma pensata de Carlitos Marinho sobre a relação entre os regimes autoritários e o futebol, e outros conteúdos inéditos.

Seção Infantil

Oficina de origami – Evento para crianças com Denise Krukoski, neste sábado (4) às 11h, na Seção Infantil. Entrada gratuita.

Seção Braille

Projeto Cine Inclusivo (filmes) – Sessões com exibição de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Horário: 8h30 às 18h – Segunda a sexta-feira. O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone: (41) 3221-4985.

Títulos disponíveis: 

“Os Olhos do Pianista” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 5 minutos – Classificação indicativa: livre.

“Retrovisor” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 1h45 – Classificação indicativa: +10 anos.

“Menina da Chuva” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – duração: 6 minutos – classificação indicativa: livre.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Teto Baixo – Nesta quarta (8) às 18h o projeto Tons Vizinhos – Quartas Musicais recebe Laura Wagner, Gabriel Tempesta, Jaime Kulak e João Colla, integrantes da banda Teto Baixo, para um show de rock-brasileiro e psicodelia. O público pode conferir o repertório autoral da banda em sua playlist disponível no Soundcloud, por meio deste link. 

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Sala Aberta – A Sala Aberta, novo projeto do MAC Paraná, avança para sua segunda etapa. A partir da próxima quarta-feira, 8 de maio, o multiartista curitibano Rimon Guimarães assume o espaço dedicado a “situações artísticas”. Ele trará uma exposição individual inédita, um ateliê aberto ao público e interações diretas com os visitantes. O MAC Paraná, localizado dentro do Museu Oscar Niemeyer (MON), promove a iniciativa na Sala 9. Uma cerimônia de recepção ao público está marcada para às 19h, e marcará o início dessa nova ocupação.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Arte para Maiores – Programada para 7 e 14 de maio, das 14h às 17h, a edição de maio do programa Arte Para Maiores terá como tema a exposição “Extravagâncias”, da artista Joana Vasconcelos. Na atividade, o público maior de 60 anos passará por uma visita mediada na mostra, seguida de uma oficina artística. A participação é gratuita e pessoas com mais de 60 anos não pagam o ingresso do Museu. Interessados podem se inscrever AQUI.

Laboratório de experiências – Em duas sessões, às 10h30 e às 14h30, na próxima quarta (8) o Laboratório de Experiências convida o público de todas as idades a desvendar a técnica de giz pastel – seco e oleoso. A inspiração surgiu do universo de cores da obra “Brincando animada II”, da artista Tadáskía, que compõe a exposição “coreografias do impossível”, em exibição nas Salas 1 e 2.

A oficina é gratuita e recomendada para maiores de 3 anos. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar. As entradas são liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada.

Palestra – Na próxima quinta (9), às 19 horas, no Miniauditório, o segundo ciclo de seminários do projeto “Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro”, que propõe debates relativos à acervos. Neste ciclo, as questões principais são ligadas ao direito à terra. Os convidados são o artista Gustavo Caboco Wapichana e a professora da Divisão de Pesquisa em Arte do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Fernanda Pitta, com a mediação de Galciani Neves, curadora da exposição “Antes e Agora, Longe e Aqui Dentro”.

A participação é gratuita e, para se inscrever, é necessário preencher o formulário AQUI. As atividades emitem declaração de horas. Basta assinar a lista de presença no dia e, após o evento, solicitar o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Guairão

“Conexões” – O programa “Conexões” vai unir duas coreografias em um mesmo espetáculo. A primeira criação da temporada de 2024 do Balé Teatro Guaíra, com música de Strauss, e “Outras Estações”, com música de Vivaldi, serão performadas em parceria com a Orquestra Sinfônica do Paraná de 3 a 5 de maio, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto. Os ingressos estão disponíveis pelo Deu Balada.

“Ciclo das 4 Sinfonias de Brahms” – A primeira apresentação do “Ciclo das Quatro Sinfonias de Brahms” acontece no dia 09 de maio (quinta), às 20h30, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). No programa, a “Sinfonia nº 1” se une ao “Concerto n.° 1” para piano e orquestra de Frederic Chopin, com o solista russo Dmitry Shiskin. O mesmo programa será apresentado no Dia das Mães, no domingo (12), às 10h30. Os ingressos estão disponíveis pelo Deu Balada.

Guairinha

Barbatuques: 25 Anos – O Barbatuques comemora no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), nos dias 4 e 5 de maio, os 25 anos como grupo artístico, reconhecido mundialmente pela sua linguagem singular de percussão e uma potente orquestra orgânica de música corporal. Os ingressos estão à venda pelo Ticket Fácil.

“A Floresta em Chamas” – A obra, inspirada na rica tradição dos Griot, contadores de histórias africanos, traz à cena uma abelhinha heroína em uma missão urgente para salvar sua floresta em chamas. A trama se desdobra em uma aventura emocionante, repleta de ensinamentos sobre coragem, união e a importância da preservação ambiental. Os ingressos estão disponíveis pelo Deu Balada.

Miniauditório

“Os senhores repararam que a viscondessa de mataburros é uma porca?” – A Escola de Atuação Garalhufa anuncia a estreia da peça que marca o trabalho de conclusão da turma de iniciação à atuação. Esta produção é uma tragicomédia que revisita um fato histórico por meio da ótica do teatro do absurdo. A peça terá três apresentações nos dias 3, 4 e 5 de maio, no auditório Glauco Flores de Sá Brito (miniauditório), e os ingressos já estão esgotados.

Teatro José Maria Santos

“Amor Barato” – “Amor Barato” é um musical que conta uma história de rivalidade familiar, ao estilo “Romeu e Julieta”, só que protagonizada por um rato e uma barata. Da produtora Cena Hum, a obra conta com três apresentações. Na sexta-feira (3), às 20h, sábado (4), às 20h, e no domingo (5), às 19h. Os ingressos estão disponíveis pelo Deu Balada.

“Aniquilação” – No sábado, às 18h, “Aniquilação”, do Instituto Cena Hum, é apresentado no palco do Teatro José Maria Santos. O espetáculo retrata a comunidade LGBTQIAPN+ de forma emocionante e sensível, dando voz a relatos de vidas desconhecidas, com finais desconhecidos. Os ingressos estão disponíveis pelo Deu Balada.

“Formigarra e Cigamiga” – No domingo, às 16h, o espetáculo infantil Formigarra e Cigamiga, da Academia Multiartes Cena Hum, faz sua estreia no Zé Maria. Como o próprio nome indica, o espetáculo é uma releitura da clássica história infantil “A Cigarra e a Formiga”. Os ingressos estão disponíveis pelo Deu Balada.

Endereços:

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

“Bombardeio de Fios” marca o Dia Internacional da Pessoa Surdocega na BPP
“Bombardeio de Fios” marca o Dia Internacional da Pessoa Surdocega na BPP
Agenda cultural: Sandra Sá, Magal, Blindagem e mostras no MON movimentam a semana
Agenda cultural: Sandra Sá, Magal, Blindagem e mostras no MON movimentam a semana
MON promove edição especial do programa Arte para Maiores em junho
MON promove edição especial do programa Arte para Maiores em junho
Patrimônio cultural: com apoio do Estado, Antonina tem evento de restauro e conservação
Patrimônio cultural: com apoio do Estado, Antonina tem evento de restauro e conservação
Mostra “Antes e agora, longe e aqui dentro” é tema do programa MON na Escola
Mostra “Antes e agora, longe e aqui dentro” é tema do programa MON na Escola
Com antropólogos, MUPA promove mesa de conversa “Produção de corpos indígenas”
Com antropólogos, MUPA promove mesa de conversa “Produção de corpos indígenas”
Teatro Guaíra recebe espetáculos da edição de inverno da Oficina de Música
Teatro Guaíra recebe espetáculos da edição de inverno da Oficina de Música
Museu da Imagem e do Som recebe Bruna Alcantara com a mostra Cartas para o futuro
Museu da Imagem e do Som recebe Bruna Alcantara com a mostra Cartas para o futuro
Teatro José Maria Santos recebe peça infantil que incentiva o gosto pela leitura
Teatro José Maria Santos recebe peça infantil que incentiva o gosto pela leitura
Chico Buarque integra patrimônio da sensibilidade brasileira
Chico Buarque integra patrimônio da sensibilidade brasileira
Festival de Audiovisualidades do MAC Paraná terá mostras competitivas e de acervo
Festival de Audiovisualidades do MAC Paraná terá mostras competitivas e de acervo
Paraná terá sete Núcleos Regionais de Cultura para ampliar acesso a ações na área
Paraná terá sete Núcleos Regionais de Cultura para ampliar acesso a ações na área
Sinfônica do Paraná tem protagonismo feminino e música francesa neste domingo
Sinfônica do Paraná tem protagonismo feminino e música francesa neste domingo
Artes cênicas são destaque do Programa Público do MUPA no final de semana
Artes cênicas são destaque do Programa Público do MUPA no final de semana
Cantor e compositor Jorge Vercillo celebra 30 anos de carreira no Guairão
Cantor e compositor Jorge Vercillo celebra 30 anos de carreira no Guairão
Cândido de junho traz reportagem especial sobre o Grupo Miguilim
Cândido de junho traz reportagem especial sobre o Grupo Miguilim
Humberto Gessinger, Efrain Almeida e Noite de Ideias: confira a semana da Cultura
Humberto Gessinger, Efrain Almeida e Noite de Ideias: confira a semana da Cultura
Humberto Gessinger, Efrain Almeida no MON e Noite de Ideias no MUPA: confira a semana da Cultura
Humberto Gessinger, Efrain Almeida no MON e Noite de Ideias no MUPA: confira a semana da Cultura
Lula lança selo dos Correios em celebração a obra de Paulo Coelho
Lula lança selo dos Correios em celebração a obra de Paulo Coelho
MON inaugura exposição inédita do artista Efrain Almeida em 20 de junho
MON inaugura exposição inédita do artista Efrain Almeida em 20 de junho
Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais