AMP
Divulgação

MP oferece representação contra UNIVEL por funcionar sem licença

A Univel poderá pagar oito salários mínimos ao Fundo Municipal de Meio Ambiente para se livrar do problema...

Publicado em

Por Redação CGN

Divulgação

O Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR) ofereceu uma representação contra a União Educacional de Cascavel – UNIVEL Ltda., acusando a instituição de operar sem a devida licença ambiental. O caso, que envolve a Univel, e tem o vice-prefeito de Cascavel, Renato Silva, como proprietário da instituição, foi encaminhado à Justiça como Termo Circunstanciado.

De acordo com o procedimento investigatório criminal MPPR-0030.23.003986-6, a UNIVEL, teria infringido a Lei 9.605/98, Art. 60, ao executar atividades educacionais classificadas como potencialmente poluidoras sem a licença operacional necessária. A falta de licenciamento foi documentada através de um auto de infração ambiental e relatórios detalhados pelo Instituto Água e Terra – IAT. (Veja ao lado)

A representação do MP-PR, assinada pelo promotor Felipe Segura Guimarães Rocha, propõe uma transação penal com a UNIVEL, sugerindo que a universidade pague o equivalente a oito salários mínimos ao Fundo Municipal de Meio Ambiente como reparação. O objetivo é solucionar o caso por meio de acordo antes de prosseguir com ações judiciais mais severas.

Contexto Legal e Implicações

O Artigo 60 da Lei 9.605/98 estabelece punições para quem constrói, reforma, amplia, instala ou faz funcionar estabelecimentos ou serviços potencialmente poluidores sem a autorização necessária. As penalidades incluem detenção de um a seis meses, multa, ou ambas.

A audiência preliminar que está marcada para ser realizada nesta terça-feira (30), é uma etapa crucial para determinar se a UNIVEL aceitará a proposta de transação penal oferecida pelo MP-PR. A aceitação pode significar uma resolução mais rápida e menos onerosa para a universidade, evitando um processo judicial prolongado e possíveis penalidades mais severas.

Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile