CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Duelo de sogras: rara disputa de serpentes por acasalamento é capturado em vídeo
Foto: Reprodução

Duelo de sogras: rara disputa de serpentes por acasalamento é capturado em vídeo

O combate entre as serpentes, que mais se assemelha a uma dança, ocorre comumente durante o outono, período de acasalamento desses animais. No entanto, mesmo após...

Publicado em

Por Silmara Santos

Publicidade

Em um passeio pelo Parque Nacional da Tijuca, no coração do Rio de Janeiro, a visitante Vivian Telles conseguiu registrar um fenômeno raro e fascinante: o duelo entre dois machos de cobra-cipó (gênero Chironius sp), competindo pelo direito de acasalar com uma fêmea. O evento foi reportado pelo O Globo.

O combate entre as serpentes, que mais se assemelha a uma dança, ocorre comumente durante o outono, período de acasalamento desses animais. No entanto, mesmo após a retirada do perdedor, o macho vitorioso ainda precisa ser aceito pela fêmea, que estava próxima, embora não visível no vídeo capturado por Telles.

O vencedor do duelo não é determinado por ferimentos, mas pela postura. Aquele que consegue baixar a cabeça do outro é considerado o vencedor. Este comportamento, apesar de comum, é raramente registrado, tornando o vídeo de Telles uma contribuição valiosa para a evolução dos estudos sobre essas serpentes.

O tempo de duração do combate é uma das questões que os cientistas esperam analisar a partir deste registro. A observação desses duelos em cativeiro é difícil, tornando registros em ambiente natural ainda mais importantes.

As cobras-cipós, que têm em média 1,5 metro de comprimento, desempenham um papel fundamental no controle biológico de pragas, pois se alimentam de animais que podem se reproduzir descontroladamente.

Com informações de Metrópoles.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais