CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Mais de 260 estudantes de Curitiba são diplomados no Tribunal Regional Eleitoral
Mais de 260 estudantes de Curitiba são diplomados no Tribunal Regional Eleitoral. Curitiba, 26/04/2024. Foto: Luiz Costa/SMCS

Mais de 260 estudantes de Curitiba são diplomados no Tribunal Regional Eleitoral

Cor começa a mudar na "Rua do Outono" e Prefeitura de Curitiba pede cuidado à população que for fazer fotos e vídeos no local ......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Mais de 260 estudantes de Curitiba são diplomados no Tribunal Regional Eleitoral
Mais de 260 estudantes de Curitiba são diplomados no Tribunal Regional Eleitoral. Curitiba, 26/04/2024. Foto: Luiz Costa/SMCS

Siga a Prefs no WhatsApp

Os 264 estudantes da rede municipal de ensino curitibana que participam do projeto Eleitor do Futuro nos grêmios estudantis de 26 escolas foram diplomados nesta sexta-feira (26/4), durante solenidade no Tribunal Regional do Paraná (TRE-PR). Os grêmios são organizações, formadas por estudantes da escola, que representam o interesse deles com finalidades cívicas, culturais, educacionais, desportivas e sociais.

A diplomação é a etapa em que o Tribunal Eleitoral reconhece que a escolha do candidato (ou chapa) foi legítima e, portanto, ele está apto a tomar posse do cargo/função para o qual foi eleito.

Atualmente, são 26 escolas municipais com grêmios, que envolvem mais de 10 mil estudantes.

“É muito bom poder participar em decisões que envolvem toda a escola”, comentou Ana Júlia Grijota, do 9ª ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal CAIC Cândido Portinari, na CIC. “Escolhemos solicitar reformas na quadra, por exemplo”, contou a estudante Gabrielle Caroline.

A superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira, que representou a secretária Maria Sílvia Bacila, destacou a importância da parceria com o TRE.

“São lições de cidadania que já formaram muitos estudantes”, disse Andressa.

O presidente do Tribunal Eleitoral, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, explicou que é importante que os estudantes entendam como se escolhe um candidato, suas propostas, como funciona a urna eletrônica. “São lições para o futuro, sobre como é possível participar das escolas da sociedade”, destacou o desembargador.

Eleitor do Futuro

A ação integra o Programa Eleitor do Futuro, do Tribunal Regional Eleitoral, que tem nas escolas públicas e particulares o seu público-alvo e promove a educação política de estudantes, por meio de diversas atividades voltadas à aprendizagem da cidadania e da democracia.

Presenças

Participaram a juíza Cristine Lopes; a promotora de Justiça Beatriz Spindler; a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier; a gerente de gestão escolar, Simone Winters; os chefes dos Núcleos Regionais da Educação; e diretores das escolas.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais