CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Vice-prefeito de Curitiba conhece modelo de jardins urbanos filtrantes francês
Vice-prfeito Eduardo Pimentel, com o sr. François Croquette, diretor de Transição Ecológica e Clima da Cidade de Paris.

Vice-prefeito de Curitiba conhece modelo de jardins urbanos filtrantes francês

Na visita, o vice-prefeito confirmou o interesse de compartilhar a iniciativa para testes futuros na capital paranaense.......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Vice-prefeito de Curitiba conhece modelo de jardins urbanos filtrantes francês
Vice-prfeito Eduardo Pimentel, com o sr. François Croquette, diretor de Transição Ecológica e Clima da Cidade de Paris.

Siga a Prefs no WhatsApp

O vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, conheceu, em Paris, o sistema de filtragem natural das águas da chuva e dos mananciais do Grand Parc des Docks de Saint-Ouen, para o reaproveitamento urbano do recurso hídrico. A visita aos sistemas de filtragem natural da chuva adotados em parques urbanos na França foi o último compromisso da agenda do Programa Personalidades Promissoras, nesta sexta-feira (26/4).

Na visita, o vice-prefeito confirmou o interesse de compartilhar a iniciativa para testes futuros na capital paranaense.

“Essa é uma ação importante para estendermos ao Rio Belém e ao Passeio Público, como testes importantes para fortalecer o ecossistema de sustentabilidade e proteção ambiental em nossa cidade”, afirmou.

Filtro natural

Ao visitar o Grand Parc des Docks de Saint-Ouen, Eduardo Pimentel explicou, em vídeo divulgado nas redes sociais, o funcionamento do sistema para reaproveitamento das águas dos parques e o uso urbano na cidade francesa. 

“Visito os parques e jardins urbanos filtrantes de Paris onde a água contaminada, a água da chuva e dos esgotos, passa por canais, é despejada por gotejamento, quando, então, as plantas fazem o filtro natural e a despoluição até desembocar aqui, em Paris, no Rio Sena, para ser reutilizada”, detalhou.

Sistema estratégico

Implantado estrategicamente no bairro ecológico das Docas, em Saint-Ouen-sur-Seine (93), o sistema de filtragem do parque natural urbano Grand Parc des Docks busca fortalecer o desenvolvimento sustentável, proteger a biodiversidade na área urbana e reaproveitar as águas pluviais para ações como limpeza pública ou mesmo irrigação de serviços urbanos na cidade.

“A água captada (pelos filtros naturais e canais) continua em mais dois estágios de filtragem para desaguar no rio Sena, em Paris, para ser reutilizada em diferentes serviços de importância pública e urbana, promovendo, assim, a integração ideal entre meio ambiente e a cidade”, descreveu ainda Eduardo Pimentel, sobre o funcionamento do sistema de filtragem.

Experiência compartilhada

Diante do projeto urbano parisiense, o secretário pretende mesmo estender a experiência da capital francesa e integrá-la a programas inovadores de Curitiba como os Ecodistritos Umbará/Ganchinho e Bacia Rio Belém ou às ações do Amigo dos Rios, adotados pela gestão do prefeito Rafael Greca. “Vamos fazer testes com essa tecnologia, também utilizada para contenção de cheias como nos nossos parques, a exemplo do Rio Belém”, destacou.

Espaços ambientais

Os Ecodistritos são espaços de uso misto em Curitiba, com participação direta das comunidades, para interação e maior conexão entre as áreas edificadas (urbanas) e a natureza.

No programa Amigo dos Rios são feitos trabalhos de gerência de educação ambiental nas bacias hidrográficas de Curitiba, formadas pelos rios Passaúna, Belém, Barigui, Atuba, Iguaçu e Ribeirão dos Padilha.

Ações práticas

Após o diagnóstico e o mapeamento das áreas, as ações ocorrem nas microbacias, do montante (nascente) à jusante (foz) do curso d’água, por meio de equipe multidisciplinar terceirizada, formada por técnicos de nível superior. As ações práticas e de sensibilização envolvem moradores, estudantes, agentes de saúde, instituições não governamentais e igrejas no cuidado com a natureza, recursos hídricos e bens naturais.

Agenda completa

Nesta sexta-feira (26/4), Eduardo Pimentel almoçou ainda com Dominique Avart, diretor de Transição Ecológica da cidade de Paris. No encontro, o vice-prefeito apresentou os avanços em sustentabilidade, meio ambiente e inovação conquistados por Curitiba, nos últimos anos, na atual gestão do prefeito Rafael Greca.

“Foi uma conversa muito produtiva com o Dominique Avart, um importante compartilhamento de ideias e experiências, entre as duas cidades, quando falamos sobre os ônibus elétricos, o plantio de árvores, os cuidados e a limpeza dos rios em Curitiba e em Paris, e todos os temas sobre o clima em evidência hoje no mundo”, destacou ainda Eduardo Pimentel.

Na última agenda de compromissos na França, nesta sexta-feira (26/4), ele visitou o Palácio de Versailles e a Maison de Victor Hugo – a casa-museu do antigo e renomado escritor francês Victor Hugo, em Paris.

Representante nacional

Desde segunda-feira (22/4), Eduardo Pimentel cumpre uma intensa agenda de compromissos políticos, encontros empresariais e visitas técnicas na França. O vice-prefeito foi o único representante brasileiro convidado pelo governo francês para participar do Programa Personalidades Promissoras 2024. Todos os custos da viagem foram financiados pela França. O retorno do secretário para Curitiba está marcado ainda para esta sexta-feira.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais