CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Nova mostra no MON, ópera no Guairão, Air Supply e arte indígena agitam agenda cultural
MON realiza exposição da artista Elizabeth JobimFoto: Rafael Salim

Nova mostra no MON, ópera no Guairão, Air Supply e arte indígena agitam agenda cultural

O Guairão recebe nesta sexta (19) o show "Ana canta Cássia", um tributo da cantora Ana Carolina à Cássia Eller. No sábado (20), a banda australiana......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Nova mostra no MON, ópera no Guairão, Air Supply e arte indígena agitam agenda cultural
MON realiza exposição da artista Elizabeth JobimFoto: Rafael Salim

A Agência Estadual de Notícias reúne, toda sexta-feira, os principais destaques da programação das instituições culturais do Estado. O feriado de Tiradentes, neste domingo (21), não afetará os funcionamentos dos espaços culturais, que mantêm a programação e os horários de fim de semana. A exceção é o Museu da Imagem e do Som (MIS-PR), que funcionará das 10h às 17h.

O Guairão recebe nesta sexta (19) o show “Ana canta Cássia”, um tributo da cantora Ana Carolina à Cássia Eller. No sábado (20), a banda australiana Air Supply promete emocionar gerações e, no domingo (21), a Orquestra Sinfônica do Paraná reúne vozes de cantores líricos no concerto “Viva a Ópera – As mais lindas árias”.

Durante a semana, o Museu Oscar Niemeyer (MON) traz mais uma vez a riqueza da arte contemporânea aos visitantes com a abertura da exposição “Elizabeth Jobim – O Tempo das Pedras”, com mais de 100 obras da artista. Já o MIS-PR comemora o Dia Nacional do Choro com uma roda temática na Quarta Musical do projeto Tons Vizinhos

O Dia dos Povos Indígenas é marcado pelo lançamento do catálogo online da exposição “Claudia Andujar: poéticas do essencial”, promovida pelo o Museu Paranaense (MUPA), e o evento “Cultura e arte dos povos originários do Brasil”, no Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA).

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Biblioteca de Dança – Apresentação de dança com contações coreográficas de história. O evento é organizado por artistas que transformam o próprio corpo em livros dançantes, em interação com os usuários que frequentam a Biblioteca. Nesta sexta-feira (19), das 16h às 19h, e no sábado (20), das 9h30 às 12h30, na Seção de Literatura da BPP.

Ler Junto, com Guilherme Shibata – Todas as segundas-feiras, às 18h30, acontece o encontro para leitura guiada e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, no dia 22, é o conto “A forma da espada”, de Jorge Luis Borges. No Auditório da BPP.

Abertura da exposição “Beijo de Língua” – Na próxima terça-feira, dia 23, às 18h, a Biblioteca abrirá a exposição “Beijo de Língua” de Thadeu Wojciechowski, no espaço do Hall Térreo. A mostra vai apresentar painéis com traduções subversivas de poemas de renomados poetas clássicos. Logo após a abertura, haverá um bate-papo sobre tradução, com a participação de Sérgio Viralobos e Fernando Koproski.

Estreia de curta-metragem – Na quinta-feira (25), às 17h30, estreia no Auditório da BPP o curta-metragem “Gotas no Oceano”, dirigido por Marcelo Leonel Felczak. A sessão estará limitada à capacidade máxima do espaço, que conta com 132 assentos.

Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, acontece a Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação – com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual – há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas.

Os encontros são abertos para todas as idades, sem necessidade de inscrição. O próximo acontece no dia 25, na sala Coworking da BPP.

Seção Braille

Projeto Cine Inclusivo (filmes) – Sessões com exibição de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

Títulos disponíveis:

“G.I. Joe – A Origem do Cobra” – longa-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 1h45.

“Bolt Supercão” – longa-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 1h45.

“Além da Escuridão” – longa-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 1h36.

De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h. O agendamento deve ser feito pelo telefone: (41) 3221-4985.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Na próxima quarta-feira (24), o Coletivo Brutas conduzirá a oficina “Projetos Impossíveis” na Sala Aberta do MAC Paraná, com início às 14h. A atividade faz parte da proposta de ocupação temporária do espaço pelo coletivo. Durante a oficina, os participantes serão encorajados a usar sua criatividade para conceber obras ou instalações inovadoras para exposição em museus. Temporariamente ocupando parte do MON, o MAC Paraná realizará a oficina na Sala 9.

O dia também será marcado por mais uma transformação na Sala Aberta: o coletivo se despedirá da série de obras intitulada “Demonstráveis”, dando lugar a uma série de fotografias inéditas e a uma expografia renovada da mostra “Transação”, em exibição na Sala Aberta.

A Sala Aberta, mais recente projeto do MAC Paraná, é um espaço dedicado à arte contemporânea, em constante evolução e aberto a todos interessados em processos artísticos, pesquisa e educação. O Coletivo Brutas está à frente da programação em abril.

Museu Paranaense (MUPA)

Dia dos Povos Indígenas – Para marcar a data, celebrada em 19 de abril, o MUPA lança o catálogo on-line da exposição “Claudia Andujar: poéticas do essencial”, que esteve em cartaz de agosto a dezembro de 2023, no site da instituição. Além da disponibilização para acesso gratuito no site do museu, será aberto um formulário pelo Instagram do MUPA para o envio de 15 exemplares do catálogo físico às primeiras pessoas que o preencherem.

O catálogo é um recorte da longa trajetória da fotógrafa e ativista Claudia Andujar junto ao povo indígena Yanomami, apresentado na exposição, com trabalhos realizados ao longo das décadas de 1970 e 1980, de coleções importantes da carreira da fotógrafa.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Povos Originários – O museu promove na quarta-feira (24), das 18h30 às 20h, o evento “Cultura e Arte dos Povos Originários do Brasil”. A atriz Raina Costa abre a noite com a interpretação da peça “Makunaimã: o mito através do tempo de Taurepang”. O texto questiona os estereótipos indígenas encontrados no personagem Macunaíma, escrito por Mário de Andrade.

Na sequência, o pesquisador e artista visual Clayton Marcelo de Souza abre a roda de conversa “Artistas Indígenas Contemporâneos – Valorizando a Cultura e a Arte dos Povos Originários”. O bate-papo abordará o contemporâneo e a tradição a partir da pesquisa dos trabalhos dos artistas Gustavo Caboco, Daniel Munduruku e Jaider Esbell. Entrada gratuita e livre para todos os públicos.

Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR)

Dia do Choro – Na quarta (24), às 18h, o projeto Tons Vizinhos – Quartas Musicais recebe uma das rodas do IV Encontro de Choro. O evento, promovido pela Unespar, celebra o Dia Nacional do Choro, comemorado em 23 de abril para divulgar o gênero e homenagear um de seus principais compositores, Alfredo da Rocha Viana Júnior, o Pixinguinha. Entrada livre.

Entrevista com Lina Faria – Já está disponível a entrevista “Vivendo uma exposição” com Lina Faria, produção do museu que apresenta a vivência de Lina em sua carreira enquanto artista e marca a exposição “Lina Faria – Passando a limpo”, que aconteceu este ano na Sede Adalice Araújo do MAC Paraná. Em conversa, a fotógrafa contou histórias das fotos apresentadas e também sobre sua relação com a fotografia ao longo da vida. O registro pode ser encontrado no canal do MIS-PR no YouTube ou diretamente neste LINK.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Elizabeth Jobim – A partir de quinta-feira (25), a exposição “Elizabeth Jobim – O Tempo das Pedras” estará em exibição na Sala 3 do MON. Com curadoria de Taisa Palhares, reúne várias décadas do trabalho da carioca, uma das mais importantes artistas visuais contemporâneas. São mais de 100 obras de Elizabeth em diversas técnicas, entre desenhos, pinturas, costuras e tridimensionalidade.

MON na Escola – A edição de abril do programa destinado a profissionais da educação acontece na próxima quarta (24), com sessões às 9h30 e às 14h. O tema “Raízes que nos Entrelaçam” é inspirado na exposição “Coreografias do Impossível”, mostra itinerante da 35ª Bienal de São Paulo no MON. Podem participar professores das redes pública e privada, educadores, e estudantes de áreas correlatas. O encontro garante a emissão de declaração de participação. A atividade é gratuita, mas exige inscrição prévia AQUI.

Poty, semana 2 – Segue em cartaz a exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos” que comemora o centenário de Poty Lazzarotto e a importância do artista para a identidade cultural do Paraná. Com curadoria de Maria José Justino e Fabricio Vaz Nunes, a mostra reúne aproximadamente 500 obras, um recorte da doação de 4 mil peças realizada pela família do artista ao museu, em 2022, e está disponível ao público na Sala 6.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Guairão

“Ana canta Cássia” – Ana Carolina canta Cássia Eller no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto nesta sexta-feira (19), às 21h. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos com valores a partir de R$ 120 (meia-entrada). 

Air Supply – No sábado (20), a banda continua a emocionar fãs de todas as idades com suas performances ao vivo. O show faz parte da tour brasileira. Últimos ingressos à venda pelo Disk Ingressos.

Orquestra Sinfônica do Paraná – A Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta neste domingo (21), às 10h30, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), o concerto “Viva a Ópera – as mais lindas árias”. O programa vai reunir 11 vozes de cantores líricos em um repertório que conta com árias de obras de compositores da Europa e do Brasil. Ingressos à venda pelo Deu Balada a R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).

Baco Exu do Blues – O cantor Baco Exu do Blues se apresenta no Guairão com seu show In Concert. Será no domingo (21), às 20h. Ingressos disponíveis pelo Disk Ingressos a partir de R$ 90 (meia-entrada).

Guairinha

“O Profeta” – O espetáculo “O Profeta”, inspirado no livro de mesmo nome e um dos mais lidos do mundo, do autor Gibran Khalil Gibran, chega à capital paranaense com apresentações de 18 a 21 de abril, no Guairinha. O enredo traz temas como amor, filhos, trabalho, alegria, tristeza e morte, em sua releitura filosófica com 12 ensaios poéticos. Os ingressos estão disponíveis no Disk Ingressos com valores a partir de R$ 50 (meia-entrada). 

Miniauditório

“As Mulheres da Rua 23” – A peça que tem influência do Teatro do Absurdo conta com humor a história de duas amigas que se encontram todos os dias para falar sobre casos e acontecimentos de suas vidas. Denominado Rua 23, o lugar apresenta uma atmosfera misteriosa, que vai sendo desvendada pelas personagens ao longo da trama. Os ingressos têm valor único de R$ 50 e R$ 25 (meia entrada), e estão disponíveis no Ticket Fácil.

Teatro José Maria Santos

“O Bom Crioulo” – O espetáculo “O Bom Crioulo” aborda racismo, homofobia e amor, no Teatro José Maria Santos, de 10 a 28 de abril. Os ingressos são gratuitos, mas devem ser reservados pelo Sympla.

Cinema na Praça

Com exibições ao ar livre, o projeto Cinema na Praça leva o entretenimento e a experiência do cinema para espectadores de municípios do Interior do Paraná que não possuem salas de exibição.

Municípios que exibirão os filmes “Brichos 2” às 18h30, e “Minha mãe é uma peça 3″, às 20h. (Apenas Salgado Filho apresentará somente o filme “Brichos 2” às 18h30)

Barracão – Sexta-feira (19) – Rua Pedro Poleto 132-330

Bom Jesus do Sul – Sábado (20) – Fundo de Vale Valdelirio Pereira dos Santos

Bom Sucesso do Sul – Domingo (21) – Praça da Produção, em frente à Igreja Matriz

Nova Esperança do Sudoeste – Terça-feira (23) – Pavilhão Comunitário da Igreja Católica

Enéas Marques – Quarta-feira (24) – Praça Jaracatiá

Municípios que exibirão os filmes “As Aventuras do Avião Vermelho” às 19h, e “O Palhaço”, às 21h

Carlópolis – Sexta-feira (19) – Praça Leovegildo Salles – Rua Benedito Salles

Siqueira Campos – Sábado (20) – Praça do Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde

São José da Boa Vista – Terça-feira (23) – Prefeitura Municipal – Rua Reinaldo Martins Gonçalves

Jaboti – Quarta-feira (24) – Praça Central – Rua XV de Novembro

Endereços dos espaços culturais:

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Em carreira internacional, músico do jazz Rodrigo Simões se apresenta em Curitiba
Em carreira internacional, músico do jazz Rodrigo Simões se apresenta em Curitiba
Daniela Arbex destaca livro Longe do Ninho, no Trilha de Letras
Daniela Arbex destaca livro Longe do Ninho, no Trilha de Letras
MIS-PR recebe homenagem da Alep e inaugura exposição sobre o Palácio da Liberdade
MIS-PR recebe homenagem da Alep e inaugura exposição sobre o Palácio da Liberdade
Theatro Municipal do Rio terá mais de 70 apresentações em 2 temporadas
Theatro Municipal do Rio terá mais de 70 apresentações em 2 temporadas
Museu da Imagem e do Som recebe homenagem da Assembleia Legislativa
Museu da Imagem e do Som recebe homenagem da Assembleia Legislativa
MUPA terá performance de dança de Davi Pontes e Wallace Ferreira com mesa de conversa
MUPA terá performance de dança de Davi Pontes e Wallace Ferreira com mesa de conversa
Exposição itinerante da 35ª Bienal de São Paulo fica em cartaz até domingo no MON
Exposição itinerante da 35ª Bienal de São Paulo fica em cartaz até domingo no MON
Guairinha recebe espetáculo de improvisação “A Senha” no fim de maio
Guairinha recebe espetáculo de improvisação “A Senha” no fim de maio
Inscrições para Redes de Formação em Cultura Digital estão abertas
Inscrições para Redes de Formação em Cultura Digital estão abertas
Virada Cultural acontece neste final de semana em São Paulo
Virada Cultural acontece neste final de semana em São Paulo
Com versão em libras e português, peça A Busca está em cartaz no Rio
Com versão em libras e português, peça A Busca está em cartaz no Rio
Arnaldo Antunes, maracatu, peças gratuitas e oficinas são os destaques culturais da semana
Arnaldo Antunes, maracatu, peças gratuitas e oficinas são os destaques culturais da semana
Edição 150 do Cândido celebra o legado do escritor argentino Julio Cortázar
Edição 150 do Cândido celebra o legado do escritor argentino Julio Cortázar
Orquestra Sinfônica e Escola de Dança do Guaíra promovem novas interações com crianças
Orquestra Sinfônica e Escola de Dança do Guaíra promovem novas interações com crianças
Documentos molhados de museu gaúcho são preservados em frigorífico
Documentos molhados de museu gaúcho são preservados em frigorífico
MON lança catálogo da icônica exposição sobre o artista Bispo do Rosário
MON lança catálogo da icônica exposição sobre o artista Bispo do Rosário
Secretaria da Cultura promove audiências públicas sobre a Política Nacional Aldir Blanc
Secretaria da Cultura promove audiências públicas sobre a Política Nacional Aldir Blanc
MUPA exibe filme de Karen Aguiar e promove oficinas de maracatu e máscara teatral
MUPA exibe filme de Karen Aguiar e promove oficinas de maracatu e máscara teatral
Violinista dos EUA é convidada da Temporada Ouro Verde da Orquestra Sinfônica da UEL
Violinista dos EUA é convidada da Temporada Ouro Verde da Orquestra Sinfônica da UEL
Semana Nacional de Museus tem mais de mil participantes em todo o país
Semana Nacional de Museus tem mais de mil participantes em todo o país
Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais