CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!

China condena 9 traficantes de fentanil em ação conjunta com os Estados Unidos

Trabalhando com um alerta de 2017 do Departamento de Segurança Nacional dos EUA sobre um vendedor de drogas online conhecido como Diana, a polícia chinesa encontrou...

Publicado em

Por Agência Estado

Publicidade

Um tribunal chinês sentenciou nove traficantes de fentanil nesta quinta-feira em um caso que resultou de uma rara colaboração entre a China e os Estados Unidos para combater redes globais que produzem e distribuem opioides sintéticos letais.

Trabalhando com um alerta de 2017 do Departamento de Segurança Nacional dos EUA sobre um vendedor de drogas online conhecido como Diana, a polícia chinesa encontrou um cartel de drogas que opera na cidade de Xingtai, no norte da China, que enviava drogas sintéticas de um laboratório clandestino para os EUA e outros países. Eles prenderam mais de 20 suspeitos e apreenderam 11,9 quilos de fentanil, além de 19,1 quilos de outras drogas.

Funcionários do governo chinês disseram que o caso de Xingtai foi uma de três redes de tráfico de fentanil que eles estão perseguindo com base em informações da inteligência americana, mas se negaram a dar detalhes dos outros casos, que estão em andamento.

O encarregado das relações com a China no Departamento de Segurança Nacional dos EUA, Austin Moore, disse que o caso de Xingtai foi “um importante passo” para mostrar que investigadores chineses e americanos têm a capacidade de colaborar além de fronteiras internacionais.

Lutando para conter o aumento das mortes por overdose, Washington tem culpado Pequim por não conter a oferta de drogas sintéticas que funcionários do governo dos EUA dizem vir principalmente da China. Em agosto, o presidente norte-americano, Donald Trump, acusou o líder chinês, Xi Jinping, de fazer o suficiente para combater a distribuição de opioides ilícitos na China. Funcionários do governo americano têm supostamente vinculado os esforços de Pequim em relação ao fentanil às negociações comerciais com os EUA. Fonte: Associated Press

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais