CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Poty, João Carlos Martins, Nando Reis e Abril Indígena são os destaques da agenda cultural
Foto: Claudia Andujar

Poty, João Carlos Martins, Nando Reis e Abril Indígena são os destaques da agenda cultural

O auditório também recebe na manhã deste domingo (14) o maestro e pianista João Carlos Martins, ao lado da Orquestra Sinfônica do Paraná, e o ex-titã......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Poty, João Carlos Martins, Nando Reis e Abril Indígena são os destaques da agenda cultural
Foto: Claudia Andujar

A agenda cultural da semana tem atrações diversificada para público de todas as idades. Com ingressos esgotados, o clássico “O Lago dos Cisnes” leva ao Guairão a bailarina carioca Ana Botafogo e outros talentos para uma apresentação comemorativa aos 331 anos de Curitiba.

O auditório também recebe na manhã deste domingo (14) o maestro e pianista João Carlos Martins, ao lado da Orquestra Sinfônica do Paraná, e o ex-titã Nando Reis, no show “Voz e Violão”.

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) apresenta uma agenda para todos os públicos. Além dos eventos tradicionais, como o Sábado Lúdico para crianças e a Roda de Leitura 60+ voltada para a saúde socioemocional, a BPP terá o lançamento do livro “Maria Nicolas: além do bê-a-bá”.

No Museu Paranaense (MUPA), as ações do Abril Indígena continuam com várias atividades, incluindo como destaque o lançamento online do catálogo da exposição “Claudia Andujar: poéticas do essencial”, um tributo à fotógrafa e ativista que dedicou sua vida ao povo indígena Yanomami.

O Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) abre a curadoria questionadora da pintora Uiara Bartira com a exposição “Eu e o Mundo”, explorando a dualidade dos gêneros na arte contemporânea, por meio de afrescos pintados por artistas mulheres.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Lançamento de livro, com sessão de autógrafos e bate-papo – No sábado, dia 13, às 9h, o Hall Térreo da BPP recebe o lançamento do livro “Maria Nicolas: além do bê-a-bá”, da autora Silvana Schuindt.

Sábado Lúdico – Evento para crianças de 6 a 12 anos, voltado para o aprendizado de RPG e card games. É neste sábado, dia 13, das 10h às 12h, na Gibiteca/Multimeios.

Roda de Leitura 60+ – Encontro quinzenal de leitura e discussão de obras da literatura mundial e das ciências que favoreçam a saúde socioemocional das pessoas. A próxima sessão é na segunda-feira, dia 15, às 15h, na Sala de Reuniões do 2º andar.

Ler Junto, com Guilherme Shibata – Todas as segundas-feiras, às 18h30, acontece o encontro para leitura guiada e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, no dia 15, é o conto “Geografia”, de Mario Benedetti, no Auditório da BPP.

Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza. O próximo encontro acontece no dia 18 de abril, na sala Coworking da Biblioteca.

Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação – com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual – há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. Os encontros são abertos para todas as idades, sem necessidade de inscrição, no espaço Coworking da Biblioteca.

Seção Braille – Escreva Seu Nome em Braille – O evento promovido pela BPP em comemoração ao Dia Nacional do Sistema Braille foi um sucesso e, por isso, ele será estendido. Na sexta-feira (12), das 9h às 11h e das 13h às 16h, as atividades acontecem no Hall Térreo; já no sábado (13), das 9h às 12h, o espaço é a Seção Braille.

Projeto Cine Inclusivo (filmes) – Sessões de exibição de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

Títulos disponíveis: 

“G.I. Joe – A Origem do Cobra” – longa-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 1h45.

“Bolt Supercão” – longa-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 1h45.

“Além da Escuridão” – longa-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 1h36.

Horário: 8h30 às 18h – segunda a sexta-feira.  O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone: (41) 3221-4985.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná 

“Projetos Impossíveis” – Na próxima quarta-feira (17), o MAC Paraná promove uma oficina artística com entrada gratuita. O evento, parte do projeto Sala Aberta, chama-se “Projetos Impossíveis” e é organizado pelo Coletivo Brutas. Temporariamente ocupando parte do MON, o MAC Paraná realizará a oficina na Sala 9, das 14h às 16h.

Durante a oficina, os participantes serão incentivados a soltar a imaginação, idealizando situações, obras ou instalações que desejam ver expostas em um museu. “Projetos Impossíveis” visa explorar ideias audaciosas e inovadoras, desafiando os limites do que é comumente aceito como possível no contexto artístico e museológico.

A Sala Aberta é uma iniciativa do MAC Paraná que cria um espaço para situações artísticas, com uma programação que abrange os próximos três meses. As Brutas ocupam a Sala Aberta durante o mês de abril, seguidas por Rimon Guimarães em maio e Nicholas Steinmetz em junho. Saiba mais no site oficial do MAC Paraná.

Museu Casa Alfredo Andersen 

“Eu e o Mundo” – Na próxima quinta (18) o museu abre “Eu e o Mundo”, a exposição de afrescos pintados por 12 artistas mulheres que refletem a questão: “como sou e como sinto o masculino que há em mim?”.

Guiadas pela artista plástica e professora Uiara Bartira, que assina a curadoria, as artistas Adriana Vintem, Angela Muggiati, Daniela Veronesi, Francinete Alberton, Loirí Vechio, Marli Thomaz, Nelma Takeuti, Silvia Serbena e VeraLu acolhem em suas obras as questões atuais de gênero na arte, encontrando outras dualidades temáticas como matéria e espírito; corpo e alma; individualismo e sociedade; liberdade e aceitação, entre outros.

Museu Oscar Niemeyer 

Fotografia para jovens autistas – No sábado (13), das 9h30 às 11h30, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, comemorado neste mês de abril, será realizada uma expedição fotográfica para jovens autistas, a partir de 14 anos. Na oficina, os jovens são convidados a explorar o potencial fotográfico dos espaços internos do museu por meio da câmera de seu celular, ou qualquer outra.

Também serão mostradas técnicas básicas de composição fotográfica, referências e inspirações, além de serem distribuídos kits com filtros, lentes e propostas fotográficas que incentivam o olhar sensível para a fotografia. Interessados podem se inscrever AQUI

100 anos de Poty – Já está em cartaz a exposição “Trilhos e Traços – Poty 100 anos” que comemora o centenário de Poty Lazzarotto e a importância do artista para a identidade cultural do Paraná. Com curadoria de Maria José Justino e Fabricio Vaz Nunes, a mostra reúne aproximadamente 500 obras, um recorte da doação de 4 mil peças realizada pela família do artista ao museu, em 2022, e estará disponível ao público na Sala 6.

Museu da Imagem e do Som do Paraná

Música brasileira – Nesta quarta (17), às 18h, o museu recebe um repertório instrumental de música brasileira no projeto Tons Vizinhos – Quartas Musicais. Em parceria com o curso de Música da Unespar, o projeto visa música gratuita toda quarta-feira. Entrada livre e gratuita para todos os públicos.

Museu Paranaense 

Dia dos Povos Indígenas – Para marcar a data celebrada em 19 de abril, o MUPA lança o catálogo online da exposição “Claudia Andujar: poéticas do essencial”, que esteve em cartaz de agosto a dezembro de 2023. Além da disponibilização para acesso gratuito no site do museu, será aberto um formulário pelo Instagram do MUPA, no dia 19 de abril, para o envio de 15 exemplares do catálogo físico para as primeiras pessoas que o preencherem.

O catálogo é um recorte da longa trajetória da fotógrafa e ativista Claudia Andujar junto ao povo indígena Yanomami, apresentado na exposição, com trabalhos realizados ao longo das décadas de 1970 e 1980, de coleções importantes da carreira da fotógrafa.

Mesa de conversa com o povo Kariri-Xocó – Na quinta (18), a partir das 14h30, acontece uma roda de conversa sobre cultura indígena com o Grupo Nhinkandeá, do povo Kariri-Xocó, localizado no município de Porto Real do Colégio, em Alagoas. O grupo vai apresentar ainda cantos e danças próprias de sua cultura. Programação aberta ao público, não requer inscrição.

Visitas mediadas – Além da programação aberta ao público, dos dias 16 a 19 vão ocorrer visitas mediadas com ação educativa na exposição “Mejtere: histórias recontadas”, um projeto de curadoria compartilhada da instituição com estudantes indígenas. A ação é voltada exclusivamente para o público escolar, que marcou as visitas pelo calendário trimestral do MUPA de agendamento para visitação em grupos.

Ação: deriva, desvio, imaginação: construção coletiva de cartografias ficcionais – Neste fim de semana, a dupla paulistana Caçamba Gráfica, formada por Lucas Gaspar e Sebastião Oliveira Neto, propõe uma perambulação pelo entorno do museu a partir de coordenadas predefinidas, e uma experimentação gráfica com o vocabulário comum partilhado e vestígios recolhidos na primeira atividade.

Datas: 12 e 13 de abril, das 13h às 17h, e dia 14, das 10h às 12h. Vagas ocupadas.

Centro Cultural Teatro Guaíra 

Guairão

Sinfonia Rock | Iron Maden on Stage – O espetáculo será conduzido pela Orquestra Sinfônica do Paraná e conta com a participação da banda Made in CWB, numa performance inovadora e empolgante no dia 12 de abril, às 21h, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos, a partir de R$ 60.

Orquestra Sinfônica do Paraná recebe João Carlos Martins – Com ingressos já esgotados, o maestro e pianista João Carlos Martins se apresenta no palco do Guairão no domingo (14), às 10h30. O artista é reconhecido internacionalmente como o maior intérprete do compositor clássico Johann Sebastian Bach.

“Nando Reis – Voz e Violão” – O show “Voz e Violão” traz uma atmosfera intimista, em que Nando Reis apresenta as canções da forma em que foram concebidas. O artista se apresenta no dia 14 de abril, às 18h30, para única apresentação no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Os ingressos já estão à venda pelo Disk Ingressos e custam a partir de R$ 90,00 (meia-entrada)

“O Lago dos Cisnes” – A produção que comemora o aniversário de 331 anos da capital paranaense é da Curitiba Cia de Dança. O espetáculo contará com a participação especial de Ana Botafogo e dos convidados Cícero Gomes e Juliana Valadão, primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A apresentação acontece nos dias 17 e 18 de abril, e já está com ingressos esgotados.

Guairinha

“O Profeta” – Espetáculo de sucesso de público, “O Profeta”, inspirado no livro de mesmo nome e um dos mais lidos do mundo, do autor Gibran Khalil Gibran, chega à capital paranaense com apresentações de 18 a 21 de abril, no Guairinha. O enredo traz temas como amor, filhos, trabalho, alegria, tristeza e morte, em sua releitura filosófica com 12 ensaios poéticos. Os ingressos estão disponíveis pelo Disk Ingressos com valores a partir de R$ 50 (meia-entrada). 

Miniauditório

“As Mulheres da Rua 23” – De 12 a 28 de abril. A peça tem influência do Teatro do Absurdo e conta com humor a história de duas amigas que se encontram todos os dias para contar casos e acontecimentos de suas vidas. Denominado “Rua 23”, o lugar apresenta uma atmosfera misteriosa, que vai sendo desvendada pelas personagens ao longo da trama. Os ingressos têm valor único de R$ 50 e R$ 25 (meia entrada), e estão disponíveis pelo Ticket Fácil 

Teatro José Maria Santos

“O Bom Crioulo” – O espetáculo “O Bom Crioulo” aborda racismo, homofobia e amor no Teatro José Maria Santos, de 10 a 28 de abril. Os ingressos são gratuitos, mas exigem a reserva pelo Sympla.

Cinema na Praça

Com exibições ao ar livre, o projeto Cinema na Praça leva o entretenimento e a experiência do cinema para espectadores de municípios do Interior do Paraná que não possuem salas de exibição.

Municípios que exibirão “Brichos 2″ às 18h30, e “Minha mãe é uma peça 3″ às 20h

São João – Sexta (12). Local: Calçadão da Praça Central

Verê – Sábado (13). Local: Praça Pioneiro Antônio Perardt

Itapejara d’Oeste – Domingo (14). Local: Praça da Rodoviária

Mariópolis – Terça (16). Local: Parque de Eventos Arnaldo Weiss 

Manfrinópolis – Quarta (17). Local: Pátio da Capela São Cristóvão

Salgado Filho – Quinta (18). Local: Bosque Municipal Arnaldo Busato

Barracão – Sexta (19). Local: Rua Pedro Poleto, 132 – 330

Municípios que exibirão  “As Aventuras do Avião Vermelho” às 19h, e “O Palhaço” às 21h

Nova Santa Bárbara – Terça (16). Local: Praça Central 

Assaí  – Quarta (17). Local: Centro de Eventos – Rua Peru, 540

Barra do Jacaré – Quinta (18). Local: Praça Pioneiro Antônio Perardt

Carlópolis – Sexta (19). Local: Praça Leovegildo Salles – Rua Benedito Salles

Endereços dos espaços culturais:

Museu do Expedicionário  

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba                                                                                                                                                                                                            

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

MUPA promove leitura coletiva de poemas e conversa aberta com curadora mexicana
MUPA promove leitura coletiva de poemas e conversa aberta com curadora mexicana
Biblioteca Pública do Paraná leva ações da Seção Braille para o 3º Festival Inclusão em Cena
Biblioteca Pública do Paraná leva ações da Seção Braille para o 3º Festival Inclusão em Cena
MON promove encontro para educadores na mostra da artista Joana Vasconcelos
MON promove encontro para educadores na mostra da artista Joana Vasconcelos
Em carreira internacional, músico do jazz Rodrigo Simões se apresenta em Curitiba
Em carreira internacional, músico do jazz Rodrigo Simões se apresenta em Curitiba
Daniela Arbex destaca livro Longe do Ninho, no Trilha de Letras
Daniela Arbex destaca livro Longe do Ninho, no Trilha de Letras
MIS-PR recebe homenagem da Alep e inaugura exposição sobre o Palácio da Liberdade
MIS-PR recebe homenagem da Alep e inaugura exposição sobre o Palácio da Liberdade
Theatro Municipal do Rio terá mais de 70 apresentações em 2 temporadas
Theatro Municipal do Rio terá mais de 70 apresentações em 2 temporadas
Museu da Imagem e do Som recebe homenagem da Assembleia Legislativa
Museu da Imagem e do Som recebe homenagem da Assembleia Legislativa
MUPA terá performance de dança de Davi Pontes e Wallace Ferreira com mesa de conversa
MUPA terá performance de dança de Davi Pontes e Wallace Ferreira com mesa de conversa
Exposição itinerante da 35ª Bienal de São Paulo fica em cartaz até domingo no MON
Exposição itinerante da 35ª Bienal de São Paulo fica em cartaz até domingo no MON
Guairinha recebe espetáculo de improvisação “A Senha” no fim de maio
Guairinha recebe espetáculo de improvisação “A Senha” no fim de maio
Inscrições para Redes de Formação em Cultura Digital estão abertas
Inscrições para Redes de Formação em Cultura Digital estão abertas
Virada Cultural acontece neste final de semana em São Paulo
Virada Cultural acontece neste final de semana em São Paulo
Com versão em libras e português, peça A Busca está em cartaz no Rio
Com versão em libras e português, peça A Busca está em cartaz no Rio
Arnaldo Antunes, maracatu, peças gratuitas e oficinas são os destaques culturais da semana
Arnaldo Antunes, maracatu, peças gratuitas e oficinas são os destaques culturais da semana
Edição 150 do Cândido celebra o legado do escritor argentino Julio Cortázar
Edição 150 do Cândido celebra o legado do escritor argentino Julio Cortázar
Orquestra Sinfônica e Escola de Dança do Guaíra promovem novas interações com crianças
Orquestra Sinfônica e Escola de Dança do Guaíra promovem novas interações com crianças
Documentos molhados de museu gaúcho são preservados em frigorífico
Documentos molhados de museu gaúcho são preservados em frigorífico
MON lança catálogo da icônica exposição sobre o artista Bispo do Rosário
MON lança catálogo da icônica exposição sobre o artista Bispo do Rosário
Secretaria da Cultura promove audiências públicas sobre a Política Nacional Aldir Blanc
Secretaria da Cultura promove audiências públicas sobre a Política Nacional Aldir Blanc
Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais