CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Conta de água no Paraná vai ficar mais cara; saiba quando será o reajuste

Conta de água no Paraná vai ficar mais cara; saiba quando será o reajuste

O reajuste foi homologado pelo Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) em uma reunião realizada na última segunda-feira (9). De...

Publicado em

Por Jaqueline Alencar

Publicidade
Imagem referente a Conta de água no Paraná vai ficar mais cara; saiba quando será o reajuste

A conta de água dos consumidores atendidos pela Sanepar no Paraná vai aumentar no mês que vem. O reajuste de 2,95% vai incidir sobre o serviço prestado pela companhia de saneamento a partir de 17 de maio. Com o aumento, a tarifa mínima de água e esgoto nas cidades onde a Sanepar presta os serviços de saneamento vai passar dos R$ 90.

O reajuste foi homologado pelo Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) em uma reunião realizada na última segunda-feira (9). De acordo com a Agepar, o aumento autorizado é menor do que a inflação oficial registrada nos 12 meses de 2023, que ficou em 4,62%. Segundo a agência, o índice foi inferior à inflação “devido ao impacto da redução do preço da energia elétrica aplicada à Concessionária”.

Os dois últimos reajustes na tarifa da Sanepar homologados pela Agepar tiveram índices maiores. Em 2022 foi de 4,96% e em 2023 a chamada “tarifa de equilíbrio”, atualmente em vigor, subiu 8,23%. À época, a Agepar justificou o alto percentual pelo fato de que o reajuste considerou “outros aspectos, como os investimentos futuros que a Companhia realizará em busca da universalização do atendimento à população paranaense”.

Em 2025 a Sanepar vai implantar uma nova estrutura tarifária, com um novo formato de tarifa e diferentes cobranças para diferentes grupos de consumidores. No lugar da cobrança fixa por consumo mínimo, a companhia vai adotar a Tarifa Básica de Disponibilidade (TBD), um valor mínimo pago pelos consumidores para a manutenção do sistema.

Para o chefe da Coordenadoria de Saneamento Básico da Agepar, Christian Luiz da Silva, a mudança trará um incentivo para que os consumidores da Sanepar evitem o desperdício. No novo formato, que depende de uma adequação da companhia de saneamento e só entrará em vigor com a 3ª Revisão Tarifária Periódica, a cobrança será proporcional ao volume consumido.

“Aqueles que consomem menos de 5m³ serão os mais beneficiados, porque pagarão apenas a TBD mais o consumo que tiverem. Por exemplo, na estrutura atual, quem consome de 0m³ a 4m³ paga por 5m³, que é a cobrança fixa por consumo mínimo. Na nova estrutura, quem consome 0m³ pagará apenas a TBD. Já quem consome 4m³ pagará a TBD mais o consumo de 4m³. Neste novo modelo, quem consome mais pagará mais, porém o pagamento será proporcional, pois haverá oito faixas de consumo, em vez de apenas seis”, explicou.

Fonte: tribunapr

Veja Mais

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN