
Garantia da aprendizagem escolar é tema de seminário da Educação em Cascavel
Na abertura do seminário, duas palestras foram ministradas, uma pela psicóloga Deise Rosa, sobre ‘Saúde Mental e seus impactos na sociedade’, e outra pela secretária de...
Publicado em
Por Diego Cavalcante

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) abriu, na manhã de hoje (3), o VI Seminário de Gestão Escolar, com o tema ‘Atuação do Diretor Escolar na Garantia da Aprendizagem Escolar’, evento que acontece o dia todo e terá sequência nesta quinta-feira (4) no auditório da Prefeitura de Cascavel.
Na abertura do seminário, duas palestras foram ministradas, uma pela psicóloga Deise Rosa, sobre ‘Saúde Mental e seus impactos na sociedade’, e outra pela secretária de Educação, Marcia Baldini, que falou sobre ‘Os Desafios da Gestão Escolar para a próxima década’.
Marcia explica que o objetivo do seminário é trabalhar os aspectos que envolvem a gestão escolar dentro do processo da atualidade, da educação contemporânea, as relações interpessoais, os desafios futuros, as questões envolvendo os órgãos de controle.
“São vários assuntos importantes e o objetivo é subsidiar e fortalecer a atuação do gestor escolar dentro dessa nova sociedade contemporânea. E a gente sabe que tudo isso acaba explodindo lá na escola, lá no chão da sala de aula. O diretor, que é o líder dentro de cada escola, precisa se capacitar, se fortalecer, estar sempre instrumentalizado para lidar com esse processo de mudança”, destaca a secretária.
Essas medidas têm como foco principal garantir a função social da escola pública, alicerçado no direito à educação e a transmissão do conhecimento científico.
A professora Silvana Andrade, da Escola Municipal Ana Neri, diz que o seminário é sempre necessário para capacitação e melhoria do trabalho prestado.
“A gente faz as trocas de experiências, tem novas experiências, e assim podemos oportunizá-las na escola com o nosso aluno. A comunidade inteira ganha com isso. A comunidade escolar ganha, a escola ganha, a sociedade ganha, o aluno ganha, e nós, principalmente, com conteúdo e aprendizagem”, enfatiza.
Marli Camparim, diretora do Cmei Professora Vicentina Guisso, diz que o aprendizado dos educadores é constante.
“Toda a formação que nos oferecem, ela só acrescenta. A gente aprende a cada dia, não é uma rotina, é um aprendizado no dia a dia. E quando eles oferecem as formações, a gente sempre leva uma bagagem a mais para casa e ao Cmei”, observa.
Confira a programação:
Dia: 3 de abril de 2024 (quarta-feira)
8h30 – Apresentação Cultural: CMEI Sueli Cozer Bloot
8h40 – Diálogo de Abertura
9h às 10h – Palestra: Saúde Mental e seus impactos na sociedade (Ministrante: Ma. Deise Rosa)
10h15 – Coffee Break
10h30 às 12h – Palestra: Os desafios da Gestão Escolar para a próxima década (Ministrante: Ma. Marcia Aparecida Baldini)
14h às 15h30 – Palestra: Lei de Licitações nº 14.133/2021 e os impactos na gestão escolar (Ministrante: Dra. Rosane Marques de Souza – Seplag)
15h30 – Coffee Break
15h45 às 17h – Palestra: O monitoramento do Plano Municipal de Educação de Cascavel e os impactos na gestão escolar (Ministrante: Dra. Gislaine Buraki de Andrade – Semed)
Dia: 4 de abril de 2024 (quinta-feira)
8h30 – Apresentação cultural: Professora Laísa Brand – CMEI Prof.ª Nair Pandolfo Zaffari
8h40 às 10h – Palestra: O papel dos responsáveis por estabelecimento de ensino fundamental na garantia do direito à educação (Ministrante: Dr. Luciano Machado – 8º Promotoria de Justiça)
10h15 – Coffee Break
10h30 às 12h – Palestra: PCA e o papel dos interlocutores (Ministrante: João Halberto Maciel – TCE/PR)
14h às 15h30 – Palestra: ICMS Educação e a atuação da Gestão Escolar (Ministrante: Fernanda Evangelista – Seed)
15h30 – Coffee Break
15h45 às 17h – Troca de Experiências: Diretor Escolar e o monitoramento das ações desenvolvidas (Escola Diva Vidal – Diretora Marlene Iachombeck, Escola da Transparência – Diretor Lucas Andrei Alves Teixeira, Escola do Campo Tereza Périco Bernardini – Diretora Monica CMEI Estefani Galeski – Diretora Mara, CMEI Prof.ª Gracinda Rocha – Diretora Emanoela e CMEI Sonho de Criança – Diretora Andreia).
Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação
Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.
Participe do nosso grupo no Whatsapp
ou