CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Garantia da aprendizagem escolar é tema de seminário da Educação em Cascavel
Foto: Vanderlei Faria/Secom

Garantia da aprendizagem escolar é tema de seminário da Educação em Cascavel

Na abertura do seminário, duas palestras foram ministradas, uma pela psicóloga Deise Rosa, sobre ‘Saúde Mental e seus impactos na sociedade’, e outra pela secretária de...

Publicado em

Por Diego Cavalcante

Publicidade
Imagem referente a Garantia da aprendizagem escolar é tema de seminário da Educação em Cascavel
Foto: Vanderlei Faria/Secom

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) abriu, na manhã de hoje (3), o VI Seminário de Gestão Escolar, com o tema ‘Atuação do Diretor Escolar na Garantia da Aprendizagem Escolar’, evento que acontece o dia todo e terá sequência nesta quinta-feira (4) no auditório da Prefeitura de Cascavel.

Na abertura do seminário, duas palestras foram ministradas, uma pela psicóloga Deise Rosa, sobre ‘Saúde Mental e seus impactos na sociedade’, e outra pela secretária de Educação, Marcia Baldini, que falou sobre ‘Os Desafios da Gestão Escolar para a próxima década’.

Marcia explica que o objetivo do seminário é trabalhar os aspectos que envolvem a gestão escolar dentro do processo da atualidade, da educação contemporânea, as relações interpessoais, os desafios futuros, as questões envolvendo os órgãos de controle.

“São vários assuntos importantes e o objetivo é subsidiar e fortalecer a atuação do gestor escolar dentro dessa nova sociedade contemporânea. E a gente sabe que tudo isso acaba explodindo lá na escola, lá no chão da sala de aula. O diretor, que é o líder dentro de cada escola, precisa se capacitar, se fortalecer, estar sempre instrumentalizado para lidar com esse processo de mudança”, destaca a secretária.

Essas medidas têm como foco principal garantir a função social da escola pública, alicerçado no direito à educação e a transmissão do conhecimento científico.

A professora Silvana Andrade, da Escola Municipal Ana Neri, diz que o seminário é sempre necessário para capacitação e melhoria do trabalho prestado.

“A gente faz as trocas de experiências, tem novas experiências, e assim podemos oportunizá-las na escola com o nosso aluno. A comunidade inteira ganha com isso. A comunidade escolar ganha, a escola ganha, a sociedade ganha, o aluno ganha, e nós, principalmente, com conteúdo e aprendizagem”, enfatiza.

Marli Camparim, diretora do Cmei Professora Vicentina Guisso, diz que o aprendizado dos educadores é constante.

“Toda a formação que nos oferecem, ela só acrescenta. A gente aprende a cada dia, não é uma rotina, é um aprendizado no dia a dia. E quando eles oferecem as formações, a gente sempre leva uma bagagem a mais para casa e ao Cmei”, observa.

Confira a programação:

Dia: 3 de abril de 2024 (quarta-feira)

8h30 – Apresentação Cultural: CMEI Sueli Cozer Bloot

8h40 – Diálogo de Abertura

9h às 10h – Palestra: Saúde Mental e seus impactos na sociedade (Ministrante: Ma. Deise Rosa)

10h15 – Coffee Break

10h30  às 12h – Palestra: Os desafios da Gestão Escolar para a próxima década (Ministrante: Ma. Marcia Aparecida Baldini)

14h às 15h30 – Palestra: Lei de Licitações nº 14.133/2021 e os impactos na gestão escolar (Ministrante: Dra. Rosane Marques de Souza – Seplag)

15h30 – Coffee Break

15h45  às 17h – Palestra: O monitoramento do Plano Municipal de Educação de Cascavel e os impactos na gestão escolar (Ministrante: Dra. Gislaine Buraki de Andrade – Semed)

Dia: 4 de abril de 2024 (quinta-feira)

8h30 – Apresentação cultural: Professora Laísa Brand – CMEI Prof.ª Nair Pandolfo Zaffari

8h40 às 10h – Palestra: O papel dos responsáveis por estabelecimento de ensino fundamental na garantia do direito à educação (Ministrante: Dr. Luciano Machado – 8º Promotoria de Justiça)

10h15 – Coffee Break

10h30  às 12h – Palestra: PCA e o papel dos interlocutores (Ministrante: João Halberto Maciel – TCE/PR)

14h às 15h30 – Palestra: ICMS Educação e a atuação da Gestão Escolar (Ministrante: Fernanda Evangelista – Seed)

15h30 – Coffee Break

15h45  às 17h – Troca de Experiências: Diretor Escolar e o monitoramento das ações desenvolvidas (Escola Diva Vidal – Diretora Marlene Iachombeck, Escola da Transparência – Diretor Lucas Andrei Alves Teixeira,  Escola do Campo Tereza Périco Bernardini – Diretora Monica CMEI Estefani Galeski – Diretora Mara, CMEI Prof.ª Gracinda Rocha – Diretora Emanoela e CMEI Sonho de Criança – Diretora Andreia).

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN