CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Infância de Primeira: Ciranda Formativa destaca os avanços das políticas públicas em Cascavel
Foto: Vanderlei Faria/Secom

Infância de Primeira: Ciranda Formativa destaca os avanços das políticas públicas em Cascavel

Cascavel se tornou referência ao ser o primeiro município do Paraná que possui um Plano Municipal pela Primeira Infância, que estabelece as bases que nortearão as...

Publicado em

Por Diego Cavalcante

Publicidade
Imagem referente a Infância de Primeira: Ciranda Formativa destaca os avanços das políticas públicas em Cascavel
Foto: Vanderlei Faria/Secom

Cascavel realizou, na manhã de hoje (28), a Ciranda Formativa Infância de Primeira, uma iniciativa da Urban95 e Cecip  (Centro da Criação da Imagem Popular), ação global que busca incluir a perspectiva de crianças de zero a 6 anos, assim como seus cuidadores, no planejamento urbano, mobilidade e serviços oferecidos a este público.

Cascavel se tornou referência ao ser o primeiro município do Paraná que possui um Plano Municipal pela Primeira Infância, que estabelece as bases que nortearão as ações necessárias para proporcionar uma primeira infância plena, estimulante e saudável para as crianças no Município, principalmente para as mais vulneráveis, por meio da definição de eixos estratégicos e metas.

O prefeito Leonaldo Paranhos destaca que o programa Primeira Infância evolve todas as secretarias municipais. Os investimentos na Primeira Infância reduziram 30% o número de crianças em acolhimento social.

“É uma política de oportunidade para atender crianças e as famílias. Envolve saúde, educação, lazer. Proporcionar às crianças uma cidade desenhada, cuidada para eles. E por que isso? Porque a criança não tem como tomar decisão. A decisão tem que ser os adultos que tomam por elas. E essas decisões têm que ir ao encontro da expectativa, da necessidade, em um período que temos de formação”, observa o prefeito.

A secretária de Educação, Marcia Baldini, explica que em Cascavel a construção do Plano Municipal pela Primeira Infância foi colocado como prioridade pelo prefeito Paranhos

“Trata-se de uma política de Estado, o prefeito Paranhos colocou isso como prioridade. Todas as secretarias do município estão trabalhando em relação a isso e na Secretaria de Educação não é diferente, porque nós atendemos mais de 31 mil alunos na rede pública municipal de ensino e dentro da educação infantil, aquela parte realmente essencial da primeira infância, nós temos todo um cuidado em relação a isso. Então toda a cidade converge para o trabalho em relação à primeira infância. Existe um trabalho intersetorial que envolve todas as secretarias do município”, observa.

Isabella Gregory, coordenadora da Urban95 no Cecip, ressalta que as cirandas formativas são uma estratégia de engajamento e capilarização para a pauta da primeira infância dentro do município, que já trabalha com o tema da primeira infância. 

“É uma estratégia para que todas as equipes e todas as secretarias conheçam o que está sendo feito em prol da primeira infância e possam se articular para trabalhar em conjunto, de forma intersetorial”, afirma.

Cada encontro da ciranda tem um tema específico, com um palestrante especialista naquela área. Nesse primeiro encontro, foi falado sobre políticas públicas da primeira infância, trazendo um contexto mais abrangente no cenário nacional.

Atualmente, no Brasil, são 27 cidades integradas a rede Urban95.

Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais