CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Pesquisa no Litoral e Noroeste apresenta perfil dos turistas e alta aprovação pelo Paraná
Pesquisa no Litoral e Noroeste apresenta perfil dos turistas e alta aprovação pelo ParanáFoto: Roberto Dziura Jr/AEN

Pesquisa no Litoral e Noroeste apresenta perfil dos turistas e alta aprovação pelo Paraná

O objetivo principal da ação é mapear o perfil e as percepções dos turistas e visitantes do Paraná. No Litoral foram abordados 1.194 pessoas e no......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Pesquisa no Litoral e Noroeste apresenta perfil dos turistas e alta aprovação pelo Paraná
Pesquisa no Litoral e Noroeste apresenta perfil dos turistas e alta aprovação pelo ParanáFoto: Roberto Dziura Jr/AEN

A Secretaria do Turismo divulgou nesta terça-feira (26) o resultado da pesquisa Sondagem de Opinião, realizada durante o Verão Maior Paraná. Ao longo de 40 dias (entre 26 de dezembro de 2023 e 04 de fevereiro deste ano), 1.876 pessoas responderam aos questionamentos feitos nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, no Litoral, e em Porto Rico e Porto São José, no Noroeste do Estado. 

O objetivo principal da ação é mapear o perfil e as percepções dos turistas e visitantes do Paraná. No Litoral foram abordados 1.194 pessoas e no Noroeste, 682. Cerca de 4 milhões de pessoas passaram pelo Litoral nesta temporada.

Os dados mostram que a viagem atendeu plenamente ou superou as expectativas de 83,7% dos veranistas no Litoral e de 96,2% dos viajantes que conheceram as praias de água doce. As respostas sugerem um alto nível de satisfação com a qualidade da experiência oferecida (infraestrutura, hospedagem, alimentação, atrações esportivas e culturais) e auxiliam na continuidade da promoção do turismo local.

A pesquisa foi realizada nos principais locais de concentração de público, como faixa de areia, postos de informações, orla, praias fluviais, centros históricos e terminais náuticos. No Litoral, 91,1% dos participantes afirmara que residem no Paraná e outros 8,9% eram de outros 13 estados (São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Rondônia, Rio de Janeiro, Paraíba, Amazonas e Alagoas).

No Noroeste, 91,3% das pessoas abordadas moravam no Paraná e outros 8,7% em outros 10 estados (Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Tocantins, Santa Catarina, Mato Grosso e Bahia).

“Os dados vão ajudar a orientar o poder público em relação à gestão da próxima temporada e uma melhor tomada de decisões estratégicas, tanto pelo setor público quanto privado”, destaca o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes.

LITORAL – O perfil dos participantes da pesquisa no Litoral corresponde a uma maioria do sexo feminino. A maioria possuía entre 35 e 44 anos de idade (28,6% dos participantes), ensino médio completo (36,2%) e ocupação profissional liberal ou como autônomo (41,5%). Também foram entrevistados profissionais do setor público (19,9%); empresários (11,6%); aposentados e pensionistas (11,3%); estudantes (5,3%); do lar (5,3%); setor privado (3,1%) e desempregados (2%).

A pesquisa apontou que para 85,2% dos participantes a motivação para visitar o Litoral do Paraná foi a busca por praias e belezas naturais. Para 4,2%, a motivação foi lazer e relaxamento, seguido de cultura e história local (2,9%), vida noturna e entretenimento (2%), e outras motivações como gastronomia (1,8%); saúde e bem-estar (1,3%); eventos; shows e similares (1,2%); prática de esportes e atividades físicas (0,7%); trabalho (0,3%);e  amigos e parentes (0,3%).

Os dados sobre o meio de hospedagem revelam que a casa própria (segunda residência) foi a opção mais comum (33,2%), seguida das plataformas de hospedagem como Airbnb e similares (25,5%); hotel e pousada (19,1%); imóvel de parentes ou amigos (14,8%); associação ou colônia de férias (5,9%); e outros (1,5%).

A análise das respostas sobre a previsão de pernoites no Litoral do Paraná revelou que a maioria dos entrevistados planejava permanecer por um período considerado prolongado, com 49,9% de 5 a 10 pernoites. A preferência para 1 a 4 pernoites ficou com 26,6% dos respondentes.

Esses dados sugerem uma tendência para estadas mais longas na região, o que pode ter implicações significativas para a indústria do turismo local.

O meio de transporte escolhido pela maioria que viajou para o Litoral do Estado foi o carro próprio ou alugado (85,7%). Outros 6,2% optaram por ônibus de excursão; 4,3% ônibus de linha e 1,9% aplicativos de mobilidade. Já a companhia de viagem teve como maior parcela a família (76,8%). Outros 9,5% viajaram com o parceiro ou parceira; 6,5% com os amigos; 4,4% em grupo de viagem organizada ou pacote turístico; e 2,8% sozinhos.

Uma novidade da pesquisa deste ano é que ela englobou perguntas sobre a opinião dos veranistas a respeito das novas obras de infraestrutura no Litoral do Paraná, principalmente a Recuperação da Orla de Matinhos e a Ponte de Guaratuba. O resultado mostrou que 57% dos respondentes consideram a melhoria na orla de Matinhos uma iniciativa positiva, respondendo com excelente (34,5%) e boa (22,5%). A construção da Ponte Guaratuba-Matinhos foi considerada muito importante por 67,4% dos participantes. 

NOROESTE – O perfil dos entrevistados nas praias de água doce do Noroeste do Estado revelou que 54,5% se declararam do sexo feminino. A maioria dos participantes tinha entre 35 e 44 anos de idade (34,3%), seguido de 25 a 34 anos (22,6%).

Dos participantes, 36,2% possuíam ensino médio completo e 32,6% graduação completa. A maioria tinha ocupação profissional liberal ou como autônomo (44,5%). Também foram entrevistados profissionais do setor público (16,5%); empresários (13,1%); setor privado (10,5%); aposentados e pensionistas (5,5%); estudantes (4,9%); do lar (4%); e desempregados (1%).

A principal motivação de quem se locomoveu às praias de água doce foi a busca por praias e belezas naturais (59,6%). A procura por lazer e relaxamento foi a motivação para 32,1%; seguido da busca por amigos e parentes (4,7%); trabalho (2,0%), prática de atividades náuticas (1,2%), prática de esportes e atividades físicas (0,3%).

O meio de hospedagem mais utilizado pelos foi hotel ou pousada (29,4%). A casa própria também teve significativa representação (26,3%). Aparecem, ainda, casas de parentes e amigos (20,8%) e o uso de aluguel por plataformas digitais de hospedagem (17,7%).

A preferência da maioria foi por uma permanência por 1 a 4 pernoites (82,6%). 5 a 10 pernoites foi a procura por 7,6% dos participantes. Já a escolha do transporte para ir até as praias foi carro próprio ou alugado (95,2%). Outros 3,2% optaram por ônibus de excursão; 0,4% por aplicativos de mobilidade; 0,4% por moto; 0,3% por trailer ou motor home; 0,3% por caminhão; e 0,1% por ônibus de linha.

Assim como no Litoral, a companhia de viagem teve como predominância a família (76,7%). Outros 13,3% dos entrevistados viajaram com amigos; 6,5% com seus parceiros; 1,8% sozinhos; e 1,8% em grupos organizados.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Viaje Paraná participa de encontro com 350 motorhomes em Santa Helena
Viaje Paraná participa de encontro com 350 motorhomes em Santa Helena
Pato Branco sedia a 1ª edição da jornada que prevê aproximação das Regiões Turísticas
Pato Branco sedia a 1ª edição da jornada que prevê aproximação das Regiões Turísticas
Seminário vai discutir ações para inserir Prudentópolis na rede mundial de geoparques
Seminário vai discutir ações para inserir Prudentópolis na rede mundial de geoparques
Turismo no estado Rio deverá ser acessível a pessoas com autismo
Turismo no estado Rio deverá ser acessível a pessoas com autismo
Litoral do Paraná atendeu expectativas da maioria dos turistas, mostra pesquisa
Litoral do Paraná atendeu expectativas da maioria dos turistas, mostra pesquisa
De olho nos cruzeiros: comitiva do Paraná conhece sistema de embarque da Royal Caribbean
De olho nos cruzeiros: comitiva do Paraná conhece sistema de embarque da Royal Caribbean
Paraná participa de uma das maiores feiras globais do mercado de cruzeiros em Miami
Paraná participa de uma das maiores feiras globais do mercado de cruzeiros em Miami
Estado e Azul ampliam campanha turística e anunciam rota Pato Branco-Campinas
Estado e Azul ampliam campanha turística e anunciam rota Pato Branco-Campinas
Santiago e Buenos Aires: Paraná ganha dois novos voos internacionais pelo Afonso Pena
Santiago e Buenos Aires: Paraná ganha dois novos voos internacionais pelo Afonso Pena
Pesquisa realizada na temporada de estreia dos cruzeiros no Paraná aponta grande aprovação
Pesquisa realizada na temporada de estreia dos cruzeiros no Paraná aponta grande aprovação
Brasil passa a exigir visto de turistas da Austrália, Canadá e dos EUA
Brasil passa a exigir visto de turistas da Austrália, Canadá e dos EUA
Com participação de 13 escolas de Piên, projeto Turismo na Escola chega à RMC
Com participação de 13 escolas de Piên, projeto Turismo na Escola chega à RMC
Feiras, festas gastronômicas e turismo religioso estão no calendário de abril no Paraná
Feiras, festas gastronômicas e turismo religioso estão no calendário de abril no Paraná
Estado integra ação para valorizar o turismo nas vilas caiçaras do Litoral
Estado integra ação para valorizar o turismo nas vilas caiçaras do Litoral
Paraná vira cenário de série espanhola que divulga cenários paradisíacos
Paraná vira cenário de série espanhola que divulga cenários paradisíacos
Estado integra ação para valorizar o turismo em vilas caiçaras do Litoral do Paraná
Estado integra ação para valorizar o turismo em vilas caiçaras do Litoral do Paraná
Parques nacionais do país batem recorde de público em 2023
Parques nacionais do país batem recorde de público em 2023
Turismo no Rio de Janeiro movimentou R$ 2,35 bilhões
Turismo no Rio de Janeiro movimentou R$ 2,35 bilhões
Porto de Paranaguá recebe navio de cruzeiro de luxo Silver Wind
Porto de Paranaguá recebe navio de cruzeiro de luxo Silver Wind
Expo Londrina terá estande de promoção do turismo do Norte e Norte Pioneiro
Expo Londrina terá estande de promoção do turismo do Norte e Norte Pioneiro
Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais