CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Implantação da infraestrutura e dos ônibus elétricos comprados pela Prefeitura avança em Cascavel

Implantação da infraestrutura e dos ônibus elétricos comprados pela Prefeitura avança em Cascavel

A escolha estratégica de adquirir diretamente os veículos pelo Município visa garantir um valor de passagem justo para os usuários. Ao serem incorporados à frota pela Prefeitura,...

Publicado em

Por Isabella Chiaradia

Publicidade
Imagem referente a Implantação da infraestrutura e dos ônibus elétricos comprados pela Prefeitura avança em Cascavel

A história do transporte público em Cascavel vive hoje (22) o início de uma nova era no serviço. A Prefeitura de Cascavel comprou 15 ônibus elétricos para compor a frota, que presta o serviço à comunidade. Um avanço que pode ser referência para outras cidades do mesmo porte. E nesta quinta-feira, os motoristas que vão dirigir esses veículos pelas ruas do Município fizeram a primeira viagem com um modelo de testes no treinamento de 76 profissionais que assumirão o volante. Autoridades e imprensa também acompanharam o percurso que passou pela Avenida Brasil até o Terminal de Transbordo Oeste. 

A escolha estratégica de adquirir diretamente os veículos pelo Município visa garantir um valor de passagem justo para os usuários. Ao serem incorporados à frota pela Prefeitura, o custo dos ônibus não será adicionado à planilha de tarifas.

O prefeito Leonaldo Paranhos destaca que o avanço na eletromobilidade é a realização de um sonho e antecipa que os 15 ônibus deverão a começar a operar efetivamente no dia 1º de maio.  O chefe do Executivo pontua os benefícios de ter esse incremento na cidade. “Isso é economia sustentável, sem poluição, com sistema de monitoramento e conforto para quem usa o veículo. O nosso objetivo é que o Município possa por ano trocar 10% da frota. Nosso planejamento foi exatamente em 10 anos a gente trocar 100% da frota, que hoje é em torno de 150 ônibus. Nós estamos entrando agora com 15 ônibus, 13 modelo padrão e dois que são os articulados”, detalha. 

O projeto de eletromobilidade também contempla a geração de energia limpa, por meio da Usina Fotovoltaica, que está sendo implementada no Aterro Sanitário e também do Eletroterminal, que está em obras ao lado do Terminal Oeste. 

A presidente da Transitar, Simoni Soares, pontua que a palavra de ordem é inovação no transporte coletivo em Cascavel, que marca o início da transformação de descarbonização da frota. “Nós falamos de um projeto que vai desde a geração de energia limpa até o consumo através dos ônibus elétricos. E essa é uma etapa importantíssima do processo: a capacitação dos motoristas que vão conduzir esses veículos, e que tem um papel de destaque para a garantia de uma operação adequada, sendo que a dirigibilidade impacta diretamente na performance do veículo. É um momento especial para nós, porque é o início da efetivação do projeto”, conta. 

Os ônibus terão ar-condicionado, avisos sonoros, além de serem super silenciosos. “Para as pessoas que saem do trabalho cansadas e precisam ter esse conforto e segurança. O veículo vem equipado com seis câmeras de monitoramento e estão diretamente ligados ao painel do motorista, que hoje é o principal ator na operação do sistema. Os ônibus têm pontos cegos, então, o motorista tem uma tecnologia que permite a visualização destes pontos, trazendo maior segurança na direção, e é claro, representa qualidade de vida para toda a população, com a preocupação ambiental”, observa Simoni Soares. 

O vice-prefeito Renato Silva frisa que “o grande desafio é fazer mais com menos, é melhorar a qualidade do transporte como um todo, sem aumentar custos: vamos implantar o que tem de melhor no Brasil e no mundo no transporte público para facilitar a vida das pessoas sem aumentar custos e sem ferir a natureza”, finaliza.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN