AMP
Matinhos, 30 de janeiro de 2024 - Arena Verão Maior no balneário Caiobá, em Matinhos.Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Natação em águas abertas, surf e pesca com caiaques agitam o Litoral neste fim de semana

A 1ª Etapa do Circuito Paranaense de Águas Abertas tem 450 atletas já confirmados, além de 30 árbitros capacitados. O evento, que acontece na Praia Central......

Publicado em

Por CGN

Matinhos, 30 de janeiro de 2024 - Arena Verão Maior no balneário Caiobá, em Matinhos.Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Três campeonatos vão movimentar o litoral paranaense neste fim de semana (24 e 25). Eles integram os Jogos de Aventura e Natureza e também a programação do Verão Maior Paraná, promovidos pelo Governo do Estado. A programação começa no sábado com o Torneio Interclubes de Caiaque, em Antonina, e o 1ª etapa do Circuito Paranaense de Surf Amador, em Matinhos. No domingo, Guaratuba recebe a 1ª Etapa do Circuito Paranaense de Águas Abertas.

A 1ª Etapa do Circuito Paranaense de Águas Abertas tem 450 atletas já confirmados, além de 30 árbitros capacitados. O evento, que acontece na Praia Central de Guaratuba, tem entre seus objetivos marcar o cenário da natação em águas abertas no Sul do País.

Promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Federação de Desportos Aquáticos do Paraná, é dividido em quatro categorias, que iniciam nos seguintes horários: 5.000 metros, às 7h; 400 metros (Iniciante e PCD), às 9h30; 1.500 metros (Petiz, Infantil, Juvenil, Júnior, Sênior), às 10h10; e 750 metros (Petiz, Infantil, Juvenil, Júnior, Sênior, PCD), às 11h30.

Para garantir a segurança dos participantes, três barcos acompanharão toda a extensão da prova, enquanto jet skis e stand ups estarão à disposição para assegurar assistência imediata em caso de necessidade. E a expectativa é grande. A travessia retorna ao calendário após 12 anos. O destaque fica por conta de adição da prova de 5 km, desafiando os atletas em um circuito de aproximadamente 1.600 a 1650 metros, a ser completado em três voltas. Um limite máximo de 70 atletas foi estabelecido para garantir a segurança e a qualidade da experiência.

“Não dá para deixar de dimensionar o apoio do Corpo de Bombeiros que, com certeza, apoia toda a parte de segurança do Verão Maior Paraná, um ponto essencial definido durante a organização do evento”, diz Ederley Scremin, consultor técnico da Federação de Desportos Aquáticos do Paraná.

Jackson de Almeida, coordenador de Esportes do Verão Maior Paraná 2023/24 e dos Jogos de Aventura e Natureza, afirma que o intuito destas ações é dar continuidade às atrações para os veranistas. “O calendário esportivo ajudou a manter o Litoral muito movimento no começo deste ano”, destaca.

SURF NAS ONDAS – Matinhos recebe a 1ª etapa do Circuito Paranaense de Surf Amador, no sábado e no domingo, no Balneário de Gaivotas. A competição contará com a mais de 120 atletas de diversas categorias, como Sub 12, Sub 14, Sub 14 Feminino, Sub 16, Sub 16 Feminino, Sub 18, Universitário, Curitiba, Master, Grand Master, Open Feminino e Open. O evento é promovido pelo Governo do Estado do Paraná, em colaboração com a Hurley e da 30 Pés.

“A Federação Paranaense de Surf e a Organização Centralizadora de Esportes Aquáticos de Matinhos (OCEAM) convidam a todos os atletas e entusiastas do esporte a participarem do campeonato”, destaca o presidente da Federação Paranaense de Surf, Renato Trogue. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo WhatsApp (41) 99829-5160.

Os quatro primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus e kits e todos os participantes têm direito à alimentação durante o evento.

PESCA – Antonina sediará o Torneio Interclubes de Caiaque 2024. Com o sucesso das edições anteriores, a modalidade retorna aos Jogos de Aventura e Natureza, um evento esportivo em meio às belezas naturais da região. Este ano, a expectativa é de mais de 150 caiaques na prova.

O campeonato conta apenas com a categoria embarcações movidas a propulsão humana e tem como propósito central impulsionar a pesca esportiva, seguindo o princípio do pesque e solte da espécie robalo. Além disso, busca promover o turismo na cidade e disseminar a cultura da modalidade, enfatizando a importância da conservação ambiental.

Desde sua primeira edição, em 2020, o torneio tem se destacado pelo impacto no cenário esportivo do Estado. Naquele ano participaram 165 atletas, marcando o início de uma trajetória de sucesso. Em 2021, mesmo com muitos desafios por conta da pandemia de Covid-19, o evento reuniu cerca de 130 entusiastas, com todas as medidas para garantir a seguranças dos participantes.

“O torneio recebe elogios tanto dos participantes quanto dos moradores e comerciantes locais, consolidando-se como um marco no calendário esportivo do município”, ressalta o presidente da Apapec e organizador do evento, Fabiano Diniz.

O evento contará com diversas atividades para as famílias presentes, especialmente para as crianças, como piscina de bolinha, cama elástica, distribuição de pipoca e algodão-doce, entre outras.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Secretaria do Esporte começa na segunda-feira a capacitação para o Verão Maior Paraná
IAT começa na próxima semana análise da balneabilidade das águas
Sanepar alerta para importância da limpeza da caixa d’água no Litoral
Preparativos: Sanepar alerta para importância da limpeza da caixa d’água no Litoral
Estado seleciona acadêmicos para participar do Verão Maior Paraná 2024/2025
Sanepar retira 355 toneladas de lixo das praias e bate recorde de produção de água
Com menos furtos, roubos e homicídios, Verão Maior teve grande público e praias seguras
Ações do Verão Maior Paraná tiveram impacto de R$ 107,6 milhões no PIB do Estado
Sanepar distribuiu mais de 280 mil copos de água durante o Verão Maior Paraná
Sanepar distribuiu mais de 280 mil copos de água durante o Verão Maior
Circuito de Surf Amador e Torneio de Caiaque reuniram fãs do esporte no Litoral
Shows do Verão Maior Paraná reuniram cerca de 1 milhão de pessoas no Litoral
Circuito Paranaense de Águas Abertas reúne 450 atletas na Praia Central de Guaratuba
Zezé Di Camargo e Luciano e Zé Felipe reuniram 101 mil pessoas na despedida do Verão Maior
Festival de Surf Militar une homenagem, confraternização e esporte em Guaratuba
Zezé Di Camargo & Luciano, e Zé Felipe atraem 101 mil pessoas nos shows do Verão Maior Paraná
Festival de Surf Militar em Guaratuba une homenagem, confraternização e esporte
Zé Felipe e dupla Henrique e Diego animaram mais de 50 mil pessoas no Verão Maior Paraná
Bombeiros usam tirolesa para resgatar 16 pessoas de trilha no Litoral do Paraná
Zezé Di Camargo e Luciano, Zé Felipe e Henrique e Diego fecham temporada de shows
Google News

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais
Sair da versão mobile