CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Guerra contra a dengue: Após primeira morte, Prefeitura decreta medidas drásticas!

Guerra contra a dengue: Após primeira morte, Prefeitura decreta medidas drásticas!

O anúncio ocorre após a confirmação da primeira morte por dengue na cidade, uma jovem de 29 anos, e a constatação de um aumento alarmante nos...

Publicado em

Por Fábio Wronski

Publicidade
Guerra contra a dengue: Após primeira morte, Prefeitura decreta medidas drásticas!

Em uma batalha intensa contra a dengue, o secretário de Saúde de Cascavel, Dr. Miroslau Bailak, anunciou nesta quarta-feira (21) medidas drásticas para combater a doença.

O anúncio ocorre após a confirmação da primeira morte por dengue na cidade, uma jovem de 29 anos, e a constatação de um aumento alarmante nos casos da doença.

A Prefeitura, sob a liderança do Prefeito Leonaldo Paranhos, decretou novas medidas que facilitarão a fiscalização dos focos de dengue na cidade. Uma das principais ações é a lei que permite a multa para cidadãos que não colaborarem com a eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti em suas propriedades.

Dr. Bailak enfatizou a importância da nova lei, que foi rapidamente discutida e aprovada pela Câmara de Vereadores. Ele destacou que a lei permite que a coordenação de endemias multe aqueles que não fizerem sua parte, permitindo sujidades e resíduos que possam coletar água em suas residências.

Os casos de dengue na cidade dispararam de 500 para 1.508 em uma semana, elevando o município ao status de epidemia. Infelizmente, o primeiro óbito pela doença foi registrado. Segundo Miroslau, a lei aprovada pela Câmara de Vereadores é uma ferramenta importante neste momento crítico, onde a cidade parece estar perdendo a batalha contra o mosquito Aedes aegypti.

A nova legislação permite que a coordenação de endemias multe cidadãos que permitam condições favoráveis para proliferação do mosquito em suas propriedades. A multa pode ser aplicada tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. O Secretário reforça a importância da colaboração de todos e alerta: “não vamos admitir mais óbitos”.

Para Miroslau, a população precisa entender que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é destinada para casos de urgência e emergência. Caso suspeite de dengue, o cidadão deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa. Ele também mencionou a possibilidade de abrir as unidades de saúde em horários específicos apenas para atendimento de dengue.

O Secretário concluiu reforçando a necessidade de reidratação para os pacientes com dengue e que novas ações serão discutidas em uma reunião no gabinete da Secretaria com os componentes da sala de inteligência.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN