CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Operação Maserati IV: GAECO lança ofensiva contra crime organizado

Operação Maserati IV: GAECO lança ofensiva contra crime organizado

om 35 mandados de busca e apreensão emitidos, a operação se estende por sete cidades do Oeste do estado e chega até os municípios de Clevelândia e Foz do Iguaçu no Paraná....

Publicado em

Por Redação CGN

Publicidade
Imagem referente a Operação Maserati IV: GAECO lança ofensiva contra crime organizado

A Operação Maserati IV, coordenada pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas), foi deflagrada nesta quinta-feira (01) com o propósito de desmantelar uma organização criminosa em expansão no estado. Com 35 mandados de busca e apreensão emitidos, a operação se estende por sete cidades do Oeste do estado e chega até os municípios de Clevelândia e Foz do Iguaçu no Paraná.

Com a participação de 153 policiais e 25 viaturas, a operação visa impedir que mais pessoas se juntem às organizações criminosas que atuam no estado, que são voltadas para a prática do tráfico de drogas, crimes patrimoniais e lavagem de dinheiro. Dados criminais mostram que as operações Maserati, destinadas ao combate ao crime organizado, resultaram em uma queda nos índices de criminalidade nos meses subsequentes.

A comparação entre setembro, outubro e novembro de 2022 com o mesmo período em 2023, após as operações Maserati III e Sodalitas Finis, revela uma diminuição significativa nos índices de criminalidade em regiões como Chapecó, São Miguel do Oeste, Xanxerê e Xaxim. Os números mostram 17,7% menos furtos, 43,8% menos receptações, 25,5% menos roubos e 20,4% menos casos de homicídio.

As operações Maserati são um marco na luta contra o crime organizado em Santa Catarina, resultado do esforço conjunto do Ministério Público, polícias Civil, Militar, Penal e Rodoviária Federal, Secretaria de Estado da Fazenda e Corpo de Bombeiros Militar.

Iniciadas em fevereiro de 2021, as investigações começaram em 2020 e resultaram na execução de 284 ordens judiciais, incluindo 142 prisões e 142 buscas e apreensões, distribuídas por 45 cidades e seis Estados. As operações revelaram diversas atividades das facções e resultaram em uma grande apreensão de drogas. A Polícia Civil de Santa Catarina também identificou autores de diversos casos de homicídios, roubos e sequestros.

A segunda fase da operação, no início de 2023, abrangeu cerca de dez estados brasileiros, com 164 mandados de prisão. Em agosto do mesmo ano, na terceira fase, foram cumpridos 48 mandados de busca e apreensão e uma pessoa foi presa em flagrante, todos pertencentes a facções com atuação em Santa Catarina.

Veja Mais

Whatsapp CGN 9.9969-4530 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

AVISO
agora
Plantão CGN