CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Enquanto novas obras são preparadas na PRC-280, DER/PR mantém serviços de manutenção
Foto: DER

Enquanto novas obras são preparadas na PRC-280, DER/PR mantém serviços de manutenção

Já foram investidos R$ 9.999.723,90 em contrato específico para realizar melhorias nas duas rodovias, com extensão total de 116,35 quilômetros, beneficiando 170 mil habitantes de sete......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Enquanto novas obras são preparadas na PRC-280, DER/PR mantém serviços de manutenção
Foto: DER

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está completando nesta quarta-feira (31) sete meses de serviços de conservação e manutenção do pavimento da PRC-280 e PRC-158 entre Palmas e Renascença, na região Sudoeste.

Já foram investidos R$ 9.999.723,90 em contrato específico para realizar melhorias nas duas rodovias, com extensão total de 116,35 quilômetros, beneficiando 170 mil habitantes de sete municípios (Clevelândia, Mariópolis, Palmas, Pato Branco, Renascença e Vitorino), além do tráfego de longa distância. Outros R$ 16.875.571,60 serão utilizados ao longo dos próximos meses.

São serviços de remendos superficiais, remendos profundos, reperfilagem, microrrevestimento, melhorias no sistema de drenagem e sinalização horizontal, realizados de forma rotineira e também para resolver danos pontuais no pavimento.

A PRC-280 é uma rodovia antiga, de pista simples com segmentos de terceiras faixas, enfrentando um volume diário médio de tráfego de até 8 mil veículos nos pontos de maior movimento. E grande parte destes veículos são caminhões de carga, escoando a produção agropecuária e também transportando produtos da indústria extrativista e de transformação.

Por estas características, tanto do pavimento quanto de usuários, a PRC-280 e a PRC-158 são vulneráveis ao surgimento de novas patologias no pavimento asfáltico, como buracos e afundamentos, típicos de rodovias transformadas em corredores logísticos, apesar de terem função inicial diferente. O contrato atual de conservação melhora as condições de trafegabilidade das rodovias, mas não é uma solução a longo prazo.

O DER/PR inclusive conta com um ponto de pesagem de veículos de carga e de transporte de passageiros em Pato Branco, visando coibir o excesso de peso veicular na PRC-280 e PRC-158, prática que não só aumenta os riscos de acidentes, como também causa muito mais desgaste e danos ao pavimento que um veículo dentro da norma vigente.

OBRAS – Para atender as necessidades desse trecho, serão realizadas duas novas obras de restauração em pavimento rígido de concreto pela técnica whitetopping, que aproveita a pista existente como base para a nova pista de concreto.

Uma delas já foi contratada e está na fase de elaboração de projetos, com os serviços devendo iniciar em breve. Serão R$ 188.250.000,00 milhões para restaurar 45 quilômetros entre Palmas e Clevelândia.

A outra está com licitação em andamento e vai atender o trecho seguinte, de Clevelândia a Pato Branco, com extensão de 37,49 quilômetros. As propostas de preço serão conhecidas no dia 15 de março, em sessão de disputa entre as interessadas.

Ambas obras seguirão o padrão utilizado no trecho entre Palmas e o trevo Horizonte, em General Carneiro, já restaurado em concreto e considerado uma das melhores rodovias estaduais do Paraná, em contraste com a situação antiga, quando era conhecida pelos buracos e más condições de trafegabilidade.

LOTE 6 – De Pato Branco em diante, passando por Francisco Beltrão e até chegar em Cascavel, as rodovias passarão a ser parte do novo programa de concessões rodoviárias do governo federal, mais especificamente do Lote 06, cujo edital foi encaminhado recentemente para análise do Tribunal de Contas da União. A perspectiva é realizar o leilão do lote ainda este ano.

O edital ainda será publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com todos os detalhes específicos das obras previstas para a PRC-280 e a PRC-158, mas conforme apresentado em audiência pública, está prevista a duplicação do trecho entre Pato Branco e Renascença, com implantação de vias marginais nos perímetros urbanos dos dois municípios e também em Vitorino, além de execução de novos viadutos, passarelas, ciclovias e outras obras.

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Whitetopping na PRC-280 entre Palmas e Clevelândia iniciou reciclagem de acostamentos
Whitetopping na PRC-280 entre Palmas e Clevelândia iniciou reciclagem de acostamentos
Ponte que liga Santa Fé e Nossa Senhora das Graças vai passar por reforma em cabeceiras
Ponte que liga Santa Fé e Nossa Senhora das Graças vai passar por reforma em cabeceiras
Estados do Sul discutem melhorias na malha ferroviária e apresentarão demandas à União
Estados do Sul discutem melhorias na malha ferroviária e apresentarão demandas à União
Pavimentação da PR-990 em Rebouças tem vencedor com proposta de R$ 87,3 milhões
Pavimentação da PR-990 em Rebouças tem vencedor com proposta de R$ 87,3 milhões
Rodovia entre Ponta Grossa e Palmeira terá restauração em concreto e terceiras faixas
Rodovia entre Ponta Grossa e Palmeira terá restauração em concreto e terceiras faixas
Com previsão para setembro, duplicação da Rodovia dos Minérios alcança força total
Com previsão para setembro, duplicação da Rodovia dos Minérios alcança força total
Restauração em concreto da PRC-280 entre Pato Branco e Clevelândia tem vencedor
Restauração em concreto da PRC-280 entre Pato Branco e Clevelândia tem vencedor
Obra de controle de erosão em rodovia de Munhoz de Mello atrai cinco empresas
Obra de controle de erosão em rodovia de Munhoz de Mello atrai cinco empresas
DER/PR inicia conservação de rodovia entre Francisco Beltrão e Marmeleiro nesta quarta-feira
DER/PR inicia conservação de rodovia entre Francisco Beltrão e Marmeleiro nesta quarta-feira
Estado contrata conservação para 124 km de estradas rurais de Ponta Grossa e região
Estado contrata conservação para 124 km de estradas rurais de Ponta Grossa e região
Estado contrata conservação de estradas rurais de Ponta Grossa e região
Estado contrata conservação de estradas rurais de Ponta Grossa e região
DER/PR assina contrato de R$ 56,9 milhões para pavimentação de rodovia em Doutor Ulysses
DER/PR assina contrato de R$ 56,9 milhões para pavimentação de rodovia em Doutor Ulysses
Pavimentação em concreto da PRC-280 entre Palmas e Clevelândia começa neste mês
Pavimentação em concreto da PRC-280 entre Palmas e Clevelândia começa neste mês
Rodovia das Cataratas terá novo desvio para avançar em duplicação e construção de passa-fauna
Rodovia das Cataratas terá novo desvio para avançar em duplicação e construção de passa-fauna
DER/PR libera trecho interditado da PR-323 em Umuarama para o tráfego de veículos
DER/PR libera trecho interditado da PR-323 em Umuarama para o tráfego de veículos
Linhas de ônibus intermunicipais são reajustadas após início das concessões
Linhas de ônibus intermunicipais são reajustadas após início das concessões
Perimetral Leste de Foz do Iguaçu tem avanços nas aduanas, pista e viaduto
Perimetral Leste de Foz do Iguaçu tem avanços nas aduanas, pista e viaduto
Rotatória de Tamarana terá alterações no tráfego para obra de novo viaduto na segunda
Rotatória de Tamarana terá alterações no tráfego para obra de novo viaduto na segunda
Obras em Irati: PR-364 terá mais um dia de bloqueio total de tráfego
Obras em Irati: PR-364 terá mais um dia de bloqueio total de tráfego
Após chuvas, duplicação da rodovia de acesso a Campo Mourão atinge 34%
Após chuvas, duplicação da rodovia de acesso a Campo Mourão atinge 34%
Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais