CGN
Acesse aqui o Discover e busque as mais lidas por mês!
Imagem referente a Passeios pelo Litoral e culinária caiçara fisgam turistas dos cruzeiros marítimos
Passeios pelo Litoral e culinária caiçara fisgam turistas dos cruzeiros marítimosFoto: SETU

Passeios pelo Litoral e culinária caiçara fisgam turistas dos cruzeiros marítimos

Nesta sexta-feira (26), mais grupos de passageiros e tripulantes fizeram parte do novo pit-stop da embarcação no Porto de Paranaguá. Alguns compraram passeios para a Ilha......

Publicado em

Por CGN

Publicidade
Imagem referente a Passeios pelo Litoral e culinária caiçara fisgam turistas dos cruzeiros marítimos
Passeios pelo Litoral e culinária caiçara fisgam turistas dos cruzeiros marítimosFoto: SETU

Passeios pelas praias e muitas outras belezas do Litoral do Paraná, como a culinária típica e o coração da Mata Atlântica, viraram atrativos para turistas brasileiros e estrangeiros que chegam ao Paraná nos cruzeiro da MSC. Desde o início da temporada, em 1º de dezembro, milhares de pessoas já passaram pela Praça Mario Roque, no centro histórico de Paranaguá, e dali seguiram para algum outro destino local ou algum restaurante caiçara.

Nesta sexta-feira (26), mais grupos de passageiros e tripulantes fizeram parte do novo pit-stop da embarcação no Porto de Paranaguá. Alguns compraram passeios para a Ilha do Mel. Desde o começo do mês passado, 1.350 pessoas já foram levadas para a unidade de conservação mais conhecida do Estado, uma média de 150 pessoas por sexta-feira. Além disso, 180 pessoas já compraram passeios de City Tour por Paranaguá para ver os golfinhos na baía próximo do porto e 300 optaram pelo pacote para conhecer as praias de Matinhos. 

Essa recepção acontece na praça com direito a música ao vivo e oferta de passeios. As tendas montadas pela Adetur Litoral, em parceria com a Secretaria do Turismo (Setu), oferecem espaço para todos os municípios da região venderem seus pacotes turísticos. Esta é a primeira temporada do Paraná na rota de cruzeiros, com embarques e desembarques programados até o dia 08 de março, sempre às sextas-feiras. A MSC Cruzeiros já está vendendo pacotes para as duas próximas temporadas de verão. 

Jair Eldebrando é de Joinville (SC) e optou por visitar a Ilha do Mel com a esposa e o filho nesta sexta. “Tenho amigos que já foram e gostaram. Já que o navio atracou aqui, vi a oportunidade de conhecer”, afirmou.

Janaina Fernandes de Melo, moradora de Criciúma (SC), estava em um grupo de 10 pessoas que escolheu conhecer Matinhos e almoçar frutos do mar. “Vimos todas as ofertas e optamos por este por ser mais longo, um passeio que nos ocupa o dia todo em vários lugares”, disse.

GASTRONOMIA – Outro diferencial é a degustação da culinária local ofertada pelos restaurantes de Paranaguá direto na praça. Os turistas já provaram a batata e o frango do restaurante Carmello Gastrô-Bar, os frutos do mar e o barreado do Danúbio Azul, a lasanha caiçara do Di Legno – Cucina Italiana e o chope artesanal produzido em Paranaguá.

O engenheiro químico Leonardo Lopes, proprietário da Ozean Cervejaria, apresenta com orgulho sua marca 100% parnanguara e seu leque de bebidas. “A chegada frequente dos cruzeiros está fomentando a economia da nossa cidade e isso é essencial para nós, comerciantes”, disse. “Tenho cerveja para todos os gostos, além do chope de vinho branco e licor de cerveja com malte caramelizado. É uma forma de apresentar meu trabalho para todo o mundo”.

Ana Luiza Carmezim, chefe de cozinha e uma das fundadoras do Carmello Gastrô-Bar, conta que já registrou a presença de tripulantes do navio mais de uma vez em seu restaurante. “Mostrar nosso serviço e nossa gastronomia aos turistas, de alguma forma, deixa uma marca positiva de Paranaguá. Isso faz com que se sintam acolhidos, com vontade de voltar para a nossa cidade e ao nosso estabelecimento”, afirmou.

“Queremos criar nos turistas boas memórias que envolvam a cidade e o paladar. É uma possibilidade de mostrar um pouco do nosso trabalho, que começou há 70 anos, graças aos nossos avós”, complementou Rafael Nassif, gestor do Danúbio Azul, que faz parte da terceira geração da família à frente do restaurante.

Com um prato encontrado somente em Paranaguá, Fabricia Predes, representante do Di Legno – Cucina Italiana, enxerga na lasanha caiçara um passaporte para atrair mais turistas. Ela é recheada com barreado, servida com bananas da terra e purê na massa, criando uma mistura de doce com salgado. “É um prato ligado à cultura do Litoral do Paraná que alcança outros países”, comentou.

Para o secretario estadual do Turismo, Márcio Nunes, os cruzeiros ajudaram a valorizar trabalhos artesanais. “Estamos oferecendo comidas, bebidas e receitas bem locais. Os cruzeiros deram uma garantia de renda para muitas famílias do nosso Litoral”, disse.

FLUXO INTENSO DE TURISTAS – Com fluxo intenso de turistas (21.791 pessoas no total, contando as que ficam nos navios na passagem pelo Paraná), o Estado alcançou no ano passado um novo marco: atração de 5.969 turistas estrangeiros nas duanas marítimas. Em 2022 não há registro desse fluxo turístico. De acordo com o levantamento nacional, da Embratur e da Polícia Federal, 124.360 turistas de diversos países adentraram no Brasil por via marítima no ano passado. O crescimento foi de mais de 200% em relação a 2022 (34.699). 

Fonte: AEN

Notícias Relacionadas:

Paraná participa de uma das maiores feiras globais do mercado de cruzeiros em Miami
Paraná participa de uma das maiores feiras globais do mercado de cruzeiros em Miami
Estado e Azul ampliam campanha turística e anunciam rota Pato Branco-Campinas
Estado e Azul ampliam campanha turística e anunciam rota Pato Branco-Campinas
Santiago e Buenos Aires: Paraná ganha dois novos voos internacionais pelo Afonso Pena
Santiago e Buenos Aires: Paraná ganha dois novos voos internacionais pelo Afonso Pena
Pesquisa realizada na temporada de estreia dos cruzeiros no Paraná aponta grande aprovação
Pesquisa realizada na temporada de estreia dos cruzeiros no Paraná aponta grande aprovação
Brasil passa a exigir visto de turistas da Austrália, Canadá e dos EUA
Brasil passa a exigir visto de turistas da Austrália, Canadá e dos EUA
Com participação de 13 escolas de Piên, projeto Turismo na Escola chega à RMC
Com participação de 13 escolas de Piên, projeto Turismo na Escola chega à RMC
Feiras, festas gastronômicas e turismo religioso estão no calendário de abril no Paraná
Feiras, festas gastronômicas e turismo religioso estão no calendário de abril no Paraná
Estado integra ação para valorizar o turismo nas vilas caiçaras do Litoral
Estado integra ação para valorizar o turismo nas vilas caiçaras do Litoral
Paraná vira cenário de série espanhola que divulga cenários paradisíacos
Paraná vira cenário de série espanhola que divulga cenários paradisíacos
Estado integra ação para valorizar o turismo em vilas caiçaras do Litoral do Paraná
Estado integra ação para valorizar o turismo em vilas caiçaras do Litoral do Paraná
Parques nacionais do país batem recorde de público em 2023
Parques nacionais do país batem recorde de público em 2023
Turismo no Rio de Janeiro movimentou R$ 2,35 bilhões
Turismo no Rio de Janeiro movimentou R$ 2,35 bilhões
Porto de Paranaguá recebe navio de cruzeiro de luxo Silver Wind
Porto de Paranaguá recebe navio de cruzeiro de luxo Silver Wind
Expo Londrina terá estande de promoção do turismo do Norte e Norte Pioneiro
Expo Londrina terá estande de promoção do turismo do Norte e Norte Pioneiro
Pesquisa no Litoral e Noroeste apresenta perfil dos turistas e alta aprovação pelo Paraná
Pesquisa no Litoral e Noroeste apresenta perfil dos turistas e alta aprovação pelo Paraná
Portal paranaense que reúne dados do turismo no Estado chama a atenção no Smart City
Portal paranaense que reúne dados do turismo no Estado chama a atenção no Smart City
Paraná vai receber convenção de operadora de turismo com 800 agentes de viagem em 2025
Paraná vai receber convenção de operadora de turismo com 800 agentes de viagem em 2025
Workshop debate estratégias de expansão do conceito de Destino Turístico Inteligente
Workshop debate estratégias de expansão do conceito de Destino Turístico Inteligente
Paraná aposta na informação para desenvolvimento de destinos turísticos inteligentes
Paraná aposta na informação para desenvolvimento de destinos turísticos inteligentes
Turismo brasileiro cresceu quase 8% em 2023, aponta Fecomercio
Turismo brasileiro cresceu quase 8% em 2023, aponta Fecomercio
Google News CGN Newsletter

Whatsapp CGN 3015-0366 - Canal direto com nossa redação

Envie sua solicitação que uma equipe nossa irá atender você.


Participe do nosso grupo no Whatsapp

ou

Participe do nosso canal no Telegram

Veja Mais